10 conselhos para se preparar para a adoção de um cão

Publicado por
Tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Adotar um cão pode ser angustiante se não souber por onde começar, mas trazer um cachorro para casa também é divertido e entusiasmante! Este marco é o primeiro momento de muitos em que se estabelece um vinculo, entre si e o seu novo amigo patudo. Aqui estão dez conselhos para garantir uma transição tranquila para todos e assim ajudar a reduzir o stress.

1. Reúna o material necessário

Adquira tudo o que necessita para que ele se sinta seguro e confortável antes de o trazer para casa. Para além dos elementos básicos, uma coleira e uma tela, bem como comedouros e bebedouros, também precisa de uma cama para cães, barreira de segurança, brinquedos, biscoitos e materiais para a sua higiene. Também é recomendável ter resguardos absorventes e produto de limpeza enzimático à mão para acidentes nas fases iniciais do treino para não fazer as necessidades em casa.

2. Preparar a sua casa

Tal como acontece com os bebés, é sempre útil e seguro preparar o espaço antes do cachorro chegar ao seu novo lar. Examine a sua casa e guarde os objetos que possam ser prejudiciais para os cachorros pequenos ou demasiado curiosos, e guarde os objetos que não quer que sejam roídos.

Também deve preparar o resto da família: Defina com os membros da família quem será responsável pela alimentação, pelos passeios e pelo treino. Se já vivem outros animais em casa, certifique-se de que a vacinação está em dia para a segurança de todos. E se tiver gatos, deve ter uma área que seja proibida ao cão, onde se possam refugiar, permitindo que, ao seu ritmo, se habituem ao entusiasmo do recém-chegado. Isto pode parecer um exagero para alguns, mas esta preparação ajuda a manter a segurança do cachorro e facilita o processo de transição para todos.

3. Defina um espaço seguro para o cão

Da mesma forma que os animais existentes, o novo cão dever ter um espaço privado para ele. Alguns tutores de animais têm uma aversão a jaulas para cães, mas a associação sem fins lucrativos Best Friends defende que os cães na realidade as veem como o seu próprio quarto para descansar, ou como uma toca. Também servem como um local onde se sente seguro enquanto se adapta. Se preferir não utilizar uma jaula, utilize uma barreira de segurança para bloquear um compartimento só para ele. Pode visitá-lo aí para ajudar na criação do vinculo afetivo, mas de início mantenha as crianças e outros animais fora desse espaço.

4. Planeie como (e quando) o vai trazer para casa

Se possível, tire alguns dias de folga ou planeie ir buscar o seu cão ao fim de semana quando tem tempo livre. No entanto, não é aconselhável ir buscá-lo no início das férias grandes; se ele se habituar a que esteja constantemente em casa, pode desenvolver ansiedade de separação quando voltar ao trabalho. Leve alguém consigo quando o for buscar para ajudar a acalmá-lo enquanto conduz. Não se esqueça de levar a sua coleira e trela e leve-o diretamente para casa sem quaisquer paragens que causem distrações.

5. Mostre a casa ao seu cão

Mantenha-o preso à trela à medida que o deixa explorar e cheirar os espaços interiores. Mostre-lhe a sua comida, a cama e os brinquedos, e indique-lhe o que está proibido com comandos curtos mas firmes, como "não" ou "larga".

6. Explore o jardim à trela

Os cães adotados devem ter bastante tempo e espaço para farejar o que os rodeia. Se designou no seu jardim um espaço para que faça as suas necessidades, leve-o até lá e recompense-o com um biscoito quando ele utilizar o espaço com sucesso.

7. Apresente a família

A Animal Rescue League of Boston recomenda levar os familiares e outros cães um de cada vez para conhecer o novo cão. Mantenha os outros cães presos à trela e supervisione as suas interações, não se esqueça que uma apresentação muito intensa pode provocar uma atitude territorial com o recém-chegado. Impeça que as crianças (e outros familiares) beijem ou abracem o cão (por mais adorável que seja), mas podem fazer amigos ao cheirar e dar uma guloseima.

8. Mude o alimento do seu cão lentamente

Se puder, peça um pouco de alimento que comia à associação ou ao criador e mude gradualmente o alimento do seu cão para a marca que lhe pretende dar de futuro de forma a evitar problemas de digestão provocados por uma mudança muito repentina.

9. Comece o treino de imediato

Mesmo os cães adultos que foram treinados anteriormente vão necessitar de mais algum treino na nova casa. Se planeia treinar o cão para que fique na casota, apresente-o de início à casota e pratique deixá-lo no interior, com um brinquedo, por curtos períodos enquanto sai de casa e deixe-o habituar-se. Tem interesse no treino de obediência formal? De qualquer forma, deve começar a trabalhar com ele para estabelecer as regras desde o primeiro dia.

10. Leve-o ao veterinário

Durante a primeira semana em casa, deve levá-lo a um veterinário para uma consulta geral e para garantir que tem as vacinas em dia.

Adotar um cão é uma grande mudança quer para o cão quer para a sua família. Controlar estes aspetos básicos irá ajudar o seu novo cão a sentir-se seguro no seu novo ambiente e será mais fácil estabelecer um vinculo afetivo com o seu novo companheiro.

Biografia da colaboradora

Jean Marie Bauhaus Contributor Photo

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma autora de obras de ficção, escritora freelance e editora que vive em Tulsa, Oklahoma. Escreve frequentemente sobre animais de companhia e a sua saúde no seu escritório em casa, onde tem a ajuda dos seus patudos.

Artigos relacionados