Porque é que o meu cão está a perder peso?
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
A maioria das pessoas tem tendência a preocupar-se mais com o aumento de peso do que com a perda, mas se o seu cão estiver a perder peso repentinamente sem motivo aparente, isto pode ser motivo de preocupação. Pode não notar a perda de peso até que esta seja bastante significativa, especialmente se o seu cão tiver um pelo comprido ou espesso. Pesar o seu cão mensalmente ao longo da sua vida é um excelente hábito a adquirir para poder detetar rapidamente qualquer mudança.
O peso corporal é um simples equilíbrio entre as calorias que entram e as calorias que saem, por isso, se o seu cão perder peso, algo correu mal neste equilíbrio. Pode ser que esteja a ingerir menos calorias, que o corpo esteja subitamente a queimar mais calorias ou que os nutrientes dos alimentos não estejam a chegar onde deveriam. Os motivos podem ser muito variados. Vamos ver algumas das causas comuns de perda de peso súbita em cães que é inexplicável ou inesperada.
Causas devido à redução da ingestão de calorias
- Falta de apetite, também designada por anorexia, pode dever-se a vários fatores. O seu cão pode ficar menos interessado em comer, porque se sente mal ou com náuseas devido a um problema, como uma doença hepática ou renal, ou devido a stress e ansiedade, como um novo bebé ou grandes mudanças em casa.
- Sofrimento. Se o seu cão estiver com dores, pode estar deprimido ou simplesmente não querer mexer-se para ir comer. Isto pode ser particularmente verdade se este tiver dores na boca, nos dentes ou no pescoço.
Causas devido ao aumento de calorias eliminadas
Aumento da atividade física. Pode parecer um disparate, mas se de repente tiver mais tempo para passear o seu cão, se tiver conhecido um novo amigo para brincar ou se outra pessoa estiver a passear mais o seu cão, pode indicar simplesmente que este está a fazer mais exercício e precisar de uma maior quantidade de alimento. Fale com o seu veterinário para saber se a alimentação que o seu cão está a comer é a adequada.
A gestação e a lactação requerem muita energia. Se a sua cadela estiver gestante ou a alimentar cachorros, necessitará de alimentos para cachorros com frequência para manter o seu equilíbrio energético correto.
Algumas doenças, como o cancro e a diabetes, podem fazer com que o seu cão coma normalmente ou até mais do que o habitual, mas continue a perder peso.
Nutrientes não chegam onde são necessários
- Quase todas os problemas gastrointestinais podem causar perda de peso. O alimento que o cão come pode passar demasiado depressa pelo intestino sem ser corretamente absorvido, como nos casos de diarreia. Uma deficiência em certas enzimas pode significar que não consegue digerir a gordura ou um componente específico da sua alimentação, levando à subnutrição e à perda de peso.
- Parasitas, como os vermes que vivem nos intestinos, podem "roubar" uma quantidade significativa do alimento do seu cão. Certifique-se sempre de que os seus cuidados de saúde preventivos estão atualizados e são adequados ao estilo de vida do seu cão.
Deve preocupar-se?
A não ser que tenha feito um esforço consciente para o seu cão perder peso, qualquer perda de peso inexplicável deve ser investigada. Tente ser um tutor atento. O apetite do seu cão aumentou ou diminuiu? Bebe mais água que o normal? Notou alguma diarreia, alterações na cor ou frequência das fezes? Poderá estar gestante? Aconteceu alguma coisa diferente em casa, como a chegada de um novo membro?
Quanto mais informações puder dar ao seu veterinário, melhor. É quase certo que o veterinário irá querer fazer análises ao sangue e à urina, bem como um exame físico normal. Se puder recolher uma amostra das fezes, também ajudará.
Tal como referimos no início, a perda de peso pode ser um sinal muito precoce de doença, pelo que os controlos regulares de peso são essenciais para detetar a situação o mais rapidamente possível, de modo a poder obter ajuda. Como sempre, se estiver preocupado ou com dúvidas, fale com o seu veterinário. É sempre melhor prevenir do que remediar.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA