Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
O excesso de peso e a obesidade são problemas que afetam atualmente os seres humanos e animais. Estima-se que cerca de 40% dos cães e gatos na Europa tenham excesso de peso ou obesidade. A vida atarefada que vivemos também favorece o aumento gradual do peso. Os alimentos próprios de redução ou manutenção de peso podem ajudar no âmbito de um plano de perda de peso para o seu cão, mas o exercício é muito importante para ambos.
Tem o objetivo pessoal de perder peso? Se é esse o caso, provavelmente já sabe que a melhor forma de seguir um plano é ter um companheiro. O seu cão pode ser o aliado perfeito para se exercitar, especialmente se ele também necessitar de perder algum peso. Não tem a certeza de qual é o aspeto de um cão saudável? Leia este artigo e fique a saber como treinar com o seu cão.
Sinas de que o seu cão tem excesso de peso
Se reparar que o seu cão tem estado menos ativo ultimamente, tal pode ser um sinal de que o mesmo está com excesso de peso ou com falta de energia. Outros sinais de que o seu cão está com excesso de peso incluem falta de ar, necessidade de alargar a trela ou coleira e deixar de ver uma "cintura" definida por trás das costelas. No entanto, deve sempre consultar o seu veterinário sobre qual é o peso saudável para o seu cão. Não recorra à internet ou a um amigo para saber se o seu animal de companhia deve perder peso.
Existem muitas razões para que um cão tenha excesso de peso. Alguns problemas de saúde, como doença cardíaca, também se podem manifestar através da intolerância ao exercício, de acordo com a PDSA. Assim, contacte sempre o seu veterinário antes de considerar um plano de perda de peso. Pode ser perigoso impor uma dieta a um animal com problemas de saúde, por isso, quanto mais cedo realizar o diagnóstico melhor. Independentemente da causa, o veterinário é o melhor profissional para determinar as ações mais adequadas a adotar.
Se o seu cão tiver um peso saudável ou estiver a começar a aumentar o seu peso, é o momento de agir! Quando o seu cão começa a ficar com excesso de peso ou obesidade, alguns dos problemas de saúde associados podem ser irreversíveis, pelo que é sempre mais fácil prevenir o aumento de peso do que ter de o perder depois.
A PDSA estima que cerca de metade dos cães no Reino Unido tenham excesso de peso, o que os coloca em risco de sofrerem problemas de saúde como:
- Problemas articulares
- Problemas respiratórios
- Problemas de pele
- Doença renal
- Doença cardíaca
- Diabetes
- Redução da esperança de vida
A boa notícia é que se forem adotadas medidas para estabelecer uma rotina de exercício regular, o seu companheiro poderá viver uma vida longa e mais feliz. Lembre-se de que um ou dois quilos em si podem equivaler a 10 quilos num cão de raça pequena. O melhor é não pensar no peso do seu cão em quilos, mas sim no índice de condição corporal. Esta é uma forma mais precisa de determinar se o seu cão tem excesso de peso, tendo em conta as raças. Peça ao seu veterinário ou a um membro da equipa clínica para lhe explicar como pode avaliar o índice de condição corporal do seu cão.
Mesmo que o seu cão não pareça ter excesso de peso ou ainda esteja bastante ativo, o melhor será confirmar que tem um peso saudável antes de dar início a uma rotina de exercícios para os dois. Pode também, em conjunto com o veterinário, rever o tipo, a quantidade e a frequência do alimento que oferece ao seu cão.
Encontrar formas de incluir o seu cão nos seus objetivos de perder peso
Incluir o seu cão nas suas atividades de perder peso pode ajudar a promover a sua motivação para alcançar os seus objetivos de bem-estar. O esforço adicional necessário para realizar uma rotina de exercícios adequada ao seu cão também pode incentivá-lo a planear o treino antecipadamente, uma vez que terá de encontrar locais e atividades que lhe permitam manter-se ativo juntamente com o seu cão. Se agendar o seu plano de exercícios, poderá torná-lo uma parte integrante da sua vida e aumentar a probabilidade de o cumprir. Ao longo do tempo, o seu cão vai habituar-se à rotina de exercícios e até o lembrará quando estiver na altura de se dedicar à queima de calorias.
Vantagens de fazer exercício com o seu cão
O Net Doctor e outros especialistas em saúde e bem-estar referem os benefícios de se manter motivado com um parceiro de exercício, mas esse parceiro não tem de ser humano! Passar tempo com o seu cão apresenta benefícios holísticos que vão muito além do manter-se em forma. Os cães têm uma excelente influência nos seres humanos, são animais de terapia e de serviço para pessoas com diferentes necessidades físicas e emocionais, como por exemplo ansiedade, perturbação de stress pós-traumático (PSPT) e reabilitação pós-cirúrgica, de acordo com a Patient.info. Quer seja um cão de trabalho ou de companhia, é um parceiro para a vida. Manter o foco em perder peso e comer melhor para ser um tutor mais enérgico e saudável pode ser uma grande motivação pessoal.
Correr e treinar são outras formas de se divertir com o seu cão, não só aumenta o tempo de diversão como queimam calorias juntos. No entanto, há outro truque para incrementar o tempo de diversão: reduzir os níveis de stress. O stress desencadeia a libertação de cortisol, uma hormona associada ao excesso de gordura abdominal, segundo a University College London. A redução do stress pode ajudar a prevenir o aumento de peso.
Adicione um passeio todos os dias, crie um percurso com obstáculos no seu jardim para si e para o seu cão ou simplesmente integre um grupo local de tutores e animais de companhia para aumentar o tempo de diversão em conjunto e promover a sua saúde e a do seu melhor amigo.
Cuide do seu bem-estar
Converse sempre com o veterinário antes de iniciar um novo plano de exercícios com o seu cão. Se o seu cão não estiver em forma ou tiver excesso de peso, poderá ter de aumentar gradualmente a sua atividade. Lembre-se que, apesar de os cães adorarem correr, tal não significa que, como os seres humanos, gostem de correr quilómetros e quilómetros. Também é muito importante que os cães parem para farejar e explorar. Passeios naturais são uma forma muito mais divertida de fazer exercício. Além disso, caminhar é também uma excelente forma de queimar calorias.
No que diz respeito a melhorar os seus hábitos alimentares, converse com o seu veterinário sobre snacks saudáveis para si e para o seu cão. Além disso, devem aumentar a quantidade de água ingerida para manterem-se hidratados, especialmente quando está calor. Se o stress ou o tédio o fazem comer mais, dê ao seu cão um brinquedo para roer e brinque com ele antes de abrir o frigorífico e veja se a sua vontade de comer se mantém depois de uma hora a correr com o seu companheiro.
Estabelecer o compromisso de perder peso e comer melhor (e fazer com que o seu cão faça o mesmo) pode ser um pouco complexo no início, mas poder contar com o seu animal de companhia para perder peso torna tudo mais divertido e motivador. Divirta-se a passear, correr e brincar para alcançar os melhores resultados!