Problemas de pele nos cães

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação


Os problemas de pele nos cães podem ter origens diversas. As alergias são uma das causas mais comuns de problemas de pele e podem dever-se a uma grande variedade de fatores, desde parasitas, como pulgas, a ingredientes dos alimentos. Dermatite atópica é o termo utilizado para designar alergias a elementos ambientais como o pólen, ácaros e determinadas plantas.

As reações alérgicas podem causar comichão intensa e constante, o que não é agradável para si nem para o seu cão. Frequentemente, é o ato de coçar e o auto-traumatismo que causam muitos dos outros sinais que observamos, como por exemplo:

  • Perda de pelo

  • Vermelhidão e inflamação da pele

  • Escoriações

  • Lamber e mordiscar excessivamente a pele

  • Inquietação e alterações do sono

O que pode fazer para ajudar a tratar o problema de pele do seu cão?

O seu veterinário pode tentar ajudar a controlar os problemas de pele do seu cão de diversas formas, incluindo injeções, medicamentos orais, controlo nutricional, champôs tópicos, banhos, pomadas e tratamento do ambiente.

Se o seu veterinário tiver efetuado uma biopsia ou tiver prescrito um medicamento, não se esqueça de seguir rigorosamente as instruções relativas aos cuidados e às restrições de atividade. Utilize sprays e nebulizadores para o ambiente apenas como indicado e observe atentamente o seu cão para detetar sinais de recorrência do problema. Não hesite em contactar a clínica em caso de dúvidas ou problemas.

Importância da nutrição


A alimentação pode ajudar os cães com reações adversas alimentares, e alguns ingredientes podem ser realmente benéficos para apoiar a função da pele e ajudar a reduzir a inflamação e a comichão. Existem alguns alimentos formulados especificamente para ajudar os cães com problemas de pele. Peça ao seu veterinário que recomende um alimento de elevada qualidade, completo e equilibrado, adequado à condição do seu cão.

Controlo de pulgas

As medidas preventivas, tomadas antes do aparecimento de pulgas, podem poupar a si e ao seu cão muito desconforto. É impossível eliminar completamente as pulgas, uma vez que todos os cães as irão encontrar aquando de passeios e saídas para o jardim. Um objetivo mais realista é o controlo das pulgas, que implica visar as pulgas em todas as fases do seu ciclo de vida com um dos produtos tópicos ou orais altamente eficazes atualmente disponíveis. O seu veterinário pode recomendar um produto adequado para o seu cão, tendo também em conta os outros animais de companhia e membros da família.

O tratamento do ambiente é também importante no controlo das pulgas. A aspiração frequente remove os ovos das pulgas de tapetes e alcatifas, mas não se esqueça de deitar fora imediatamente o saco do aspirador ou de esvaziar o depósito num contentor de lixo no exterior. Também é aconselhável lavar a roupa de cama do seu cão e os cobertores onde ele gosta de se deitar. O seu veterinário pode também recomendar um spray doméstico.

Carraças

As carraças transmitem doenças como a doença de Lyme, que pode afetar tanto as pessoas como os animais de companhia. Se vive no campo ou passeia no campo com o seu cão, deve verificar regularmente se este tem carraças.

Faça o possível para evitar que o seu cão caminhe por ervas altas e matas. Se tiver andado a passear nestas zonas, procure pequenas protuberâncias na pele do seu cão (semelhantes a uma verruga).

A remoção imediata pode evitar a propagação de doenças transmitidas pelas carraças. Pode ser difícil para si remover a carraça sem deixar parte da carraça na pele. É melhor levar o seu cão ao veterinário, que poderá removê-la completamente utilizando equipamento adequado.

IMPORTANTE: Os problemas de pele podem ter várias causas. Se observar algum dos sinais que mencionámos, como coçar e lamber, consulte o seu veterinário. Por vezes, descobrir a causa principal pode ser um processo demorado, mas quanto mais cedo consultar o seu veterinário, mais rapidamente o seu cão voltará a sentir-se confortável.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados

  • Como podem as alergias alimentares afetar o seu cão?

    Dogs running Descubra os sinais de alerta, os sinais clínicos e os tratamentos de alergias alimentares e intolerância alimentar em cães e como afetam o seu animal de companhia.
  • O seu cão está em forma?

    Dogs running Como pode identificar se o seu cão tem excesso de peso? Primeiro, peça ao veterinário que pese o seu cão nas consultas de rotina. Entre as consultas de rotina, coloque as mãos nas costelas do seu cão, é difícil ou mesmo impossível senti-las? Nesse caso, é provável que o seu cão tenha excesso de peso.
  • Controlar o peso do seu cachorro

    Sabia que um animal de companhia com obesidade é definido como estando 15% ou mais acima do peso ideal? Isto traduz-se em apenas 330 gramas para um cão de raça pequena como um Chihuahua, mas mais de 7,5 quilogramas para um Rottweiler.
  • Diabetes em cães: O que necessita saber

    Dogs running Conheça os sinais de alerta, os sintomas e os tratamentos para a diabetes em cães (diabetes mellitus) e a importância de ser consistente no alimento a dar ao seu cão.