Caspa em cães: factos, prevenção e tratamento | Hill's Pet

$authorText
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Provavelmente conhece algumas pessoas com problemas de caspa, mas sabia que os cães também podem ter caspa? Pode ter notado que o seu cachorro se coça mais frequentemente ou ter visto uma espécie de flocos brancos na sua cama. Para além da pele irritada, estes sinais podem indicar um problema de pele chamado "caspa ambulante".

Quando deve consultar o veterinário relativamente à caspa do seu cão? Uma vez que os sinais de caspa canina podem ser muito semelhantes a outros problemas de pele, é importante saber o que procurar e as possíveis opções de tratamento a considerar.

Um beagle a coçar a orelha.

Factos sobre a caspa em cães

A caspa é a presença de células mortas da pele no pelo do seu cão. Dependendo da cor do pelo do seu cão, pode ser difícil ver esses flocos, no entanto estes são facilmente visíveis quando o cão sai do sofá ou põe a cabeça no seu colo. 

Existem muitas motivos para a irritação da pele do seu cão. Desde lamberem-se excessivamente a um problema nutricional, a causa principal da caspa pode, por vezes, ser difícil de identificar. A primeira coisa a questionar é se repara na caspa por todo o pelo do seu cão ou apenas numa área em particular. A pele irritada num único ponto pode ser resultante de uma reação a algo com que o seu cão entrou em contacto, ou pode ser um problema mais grave como uma infeção ou parasita. Assim que notar a presença de caspa, considere visitar o seu veterinário para obter ajuda. Se reparar em outros sinais como comichão, pele avermelhada, irritação, ou escamação da pele com queda de pelo, então o melhor conselho será consultar imediatamente o seu veterinário. Uma vez que os problemas de pele podem ter causas genéticas, ambientais, nutricionais ou parasitárias, por vezes é necessário explorar várias opções de tratamento diferentes.

Prevenção e tratamento da caspa

Há algumas coisas que pode fazer para prevenir o aparecimento de caspa e outros problemas de pele nos cães. A Mis Animales recomenda que os tutores comecem por cuidar regularmente do pelo dos seus cães. A escovagem frequente remove pelo emaranhado, deixa menos terreno fértil para parasitas e ajuda a estimular a produção dos óleos naturais na pele e no pelo. Também lhe dá a oportunidade de passar alguns minutos a verificar se deteta quaisquer nódulos, pulgas, carraças e outros potenciais problemas no seu cão.

O seu veterinário pode sugerir-lhe que dê banho ao seu cão com mais frequência para prevenir a caspa. Se pretender utilizar um champô, a Experto Animal recomenda que peça aconselhamento ao seu veterinário quanto a um especialmente formulado para cães. Certifique-se também de que seca minuciosamente o seu animal de companhia após o banho.

Se estas medidas preventivas simples como escovar e dar banho não ajudarem a livrar-se da caspa do seu cão, discuta com o seu veterinário opções especiais de alimentação ou a realização de testes de intolerância. Este pode ajudar a encontrar um alimento para cão com ácidos gordos ómega-3 e vitamina E, que promovem um pelo e um sistema imunitário saudáveis.

Cão a tomar banho.

Diferenças entre caspa e "caspa ambulante"

Uma causa mais grave possível para a pele escamosa e pruriginosa do seu cão é uma doença chamada "caspa ambulante". O Experto Animal esclarece que a "caspa ambulante" é um problema de pele causado pelo parasita Cheyletiella spp. O The Kennel Club salienta que a "caspa ambulante" normalmente não provoca comichão, sendo o principal sinal o que parece ser um excesso de caspa. Esta doença é extremamente transmissível e pode ser facilmente transmitida a outros animais de companhia em sua casa, como gatos e coelhos, por isso é importante consultar o seu veterinário o mais rapidamente possível.

Infelizmente, não existe uma solução rápida para este problema. O seu veterinário irá provavelmente administrar um tratamento tópico chamado banho que reveste o pelo do seu cão com um medicamento para matar os ácaros. Os banhos e outros tratamentos podem ter de ser repetidos uma ou duas vezes por semana durante um máximo de seis semanas. Deve também levar ao veterinário quaisquer outros animais de companhia para tratamento dos ácaros, e poderá ter de tratar a sua casa com um pesticida indicado para matar ácaros e pulgas.

Ninguém gosta de ver o seu cachorro a coçar-se e desconfortável. Quando a caspa ou outros problemas de pele forem solucionados, o tutor e o seu cão poderão certamente desfrutar de mais tempo a fazer as coisas que mais gostam, sem comichão.

Autora

Chrissie Klinger

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Artigos relacionados