Porque uivam os cães?

Publicado por Jean Marie Bauhaus
minutos de tempo de leitura

Os cães produzem uma diversidade de sons para expressar os seus desejos, necessidades e sentimentos, mas o uivar de um cão, em particular, é inconfundível. O motivo porque uivam, por outro lado, nem sempre é claro. Então, porque é que um cão uiva? Continue a ler para descobrir.

Cão a ladrar num campo.

Porque uivam os cães?

O uivar é um comportamento profundamente enraizado. O uivo de um cão, semelhante ao de um lobo, é um grito alto, prolongado e lúgubre. É diferente do ladrar, que normalmente é curto e explosivo.

Um cão pode uivar por alguns dos mesmos motivos do uivo de um lobo. No entanto, dado que os cães evoluíram e cresceram mais próximos dos humanos, alguns dos seus motivos para uivar também evoluíram. Seguem-se vários motivos porque o seu cão poderá uivar:

  • Para comunicar com a matilha Tal como os lobos, os cães uivam para comunicarem com outros membros da matilha, assinalarem a sua presença ou indicarem a sua localização, afirma a Mis Animales. Isto é verdade não só para os cães vadios, que se juntam realmente em matilhas, mas também para os cães domésticos que consideram a sua família e tutores como a sua matilha. Isto poderá explicar porque o seu cão uiva quando algum membro da família esteve fora de casa durante algum tempo.
  • Para afastar predadores e anunciar o seu território Os cães utilizam o uivo para declarar o seu território a cães rivais e possíveis ameaças, e para avisá-los para se manterem afastados. Este poderá ser o motivo porque um cão a uivar poderá despoletar o uivo de todos os cães da vizinhança — estão todos a vocalizar para informarem os outros sobre o território que cada um ocupa.

Dois huskies a uivar numa praia de um lago.

  • Como resposta ao ruído O cão poderá uivar como resposta ao som de uma sirene próxima, um instrumento musical, um som na televisão ou ao som do tutor a cantar. Embora isto possa significar que estão a protestar porque não gostam do ruído, poderá também significar que gostam e que querem participar!
  • Para expressar os seus sentimentos Segundo a PetHelpful, os cães poderão uivar para expressar uma variedade de sentimentos, incluindo triunfo, excitação, medo, solidão, irritação, tristeza e ansiedade. A Experto Animal explica que alguns cães sentem ansiedade de separação e uivam frequentemente quando os seus tutores os deixam sozinhos.
  • Para expressar dor Os cães com dores ou desconforto físico poderão uivar para informar os seus tutores de que precisam de atenção. Se o motivo para o uivo do seu cão não for claro, é boa ideia verificar se poderá ser resultado de algum tipo de dor. Se continuar a uivar e não conseguir determinar o motivo, consulte o veterinário.

Provavelmente irá notar que o seu cão gosta de levantar a cabeça para o céu para vocalizar. Existem vários motivos porque os cães levantam a cabeça, mas não existe muita informação sobre o motivo porque "uivam à lua". Muitas pessoas especulam que o fazem porque endireita as cordas vocais e permite um maior fluxo de ar a partir do peito, o que lhes permite emitir este tipo de vocalização. Outras especulam que isto permite que as ondas sonoras viajem até mais longe, informando mais cães e outros seres sobre onde se encontram.

De um modo geral, os cães gostam de uivar

Embora o uivo seja comum entre todos os cães, algumas raças têm uma maior probabilidade de uivar do que outras. Estas incluem raças como o Teckel, o Beagle, o Basset Hound e o Bloodhound, assim como o Husky, o Malamute do Alasca e o Esquimó Americano.

Os cães também poderão uivar mais, à medida que envelhecem caso tenham perda de audição ou visão. A PDSA acrescenta que nos cães sénior, uivar excessivamente pode, por vezes, ser sinal de demência.

Treinar um cão para não uivar

Uma vez que os cães poderão uivar por vários motivos, as técnicas para os treinar a não uivar podem variar. Nos casos de dor ou ruído, o uivo é provavelmente pouco frequente pelo que não é necessário treino. Mas se o seu cão é bom a incitar o resto da vizinhança a uivar em coro durante a noite, poderá pretender treiná-lo. Dado que uivar é uma característica comportamental, poderá demorar mais tempo a ensiná-los a parar de uivar. Nunca castigue um cão que uiva, porque os cães raramente compreendem porque é que estão em problemas. Em vez disso, recompense o seu bom comportamento. Neste caso, quando pararem de uivar, dê-lhes muito amor ou um biscoito. Também pode redirecionar a sua atenção para algo mais produtivo quando começarem a uivar.

Então, porque uivam os cães? De facto, existem inúmeros motivos. Uma coisa é certa, no entanto: Quando o seu cão uiva, frequentemente significa apenas que quer a sua atenção!

Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus  é tutora de animais de companhia, blogger e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde normalmente escreve sob o olhar atento dos seus melhores amigos.

Artigos relacionados