Como evitar o aumento de peso no Natal

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Os tutores adoram mimar os seus cães. Todos gostamos de comer guloseimas e alimentos deliciosos, por isso, é normal que os queiramos partilhar com os nossos animais de companhia. É um verdadeiro prazer vê-los deliciados com algo que lhes oferecemos. O problema é que aquilo que para os seres humanos é uma pequena guloseima, pode ser o equivalente a um duplo cheeseburger para um cão! 

Infelizmente, a obesidade em cães é cada vez mais comum, tendo em conta que cerca de 40% dos cães na Europa têm excesso de peso ou são obesos. Muitos alimentos para seres humanos podem ser perigosos para os cães, especialmente na época festiva, em que há guloseimas em abundância. Aqui estão algumas dicas para superar o período do Natal:

Seja um tutor atento

Talvez a medida preventiva mais importante de todas seja o seu amor e atenção! Isto significa que tem de se manter vigilante e prestar atenção ao que as crianças também possam oferecer ao seu cão. Relembre-lhes que, além de os cães não precisarem de mais calorias, o chocolate, as uvas, as passas, as cebolas e outros alimentos próprios para consumo humano são perigosos para os cães.

Mas quem vigia os vigilantes? Certifique-se de que está em sintonia com os outros tutores ou visitantes relativamente à alimentação do seu animal de companhia e de que não lhe estão a ser dadas guloseimas. Só pode agir relativamente àquilo que vê, por isso tente estar atento a tudo em sua casa!

Mantenha as suas patas em movimento

Uma dica muitíssimo eficaz é simplesmente manter a atividade. Com todas as festas no escritório, convívios familiares, espetáculos escolares e clima frio nesta altura do ano, é fácil reduzir as caminhadas ou evitar passeios sem trela em áreas enlameadas. Resista à tentação! Manter o nível de atividade e hábitos positivos regulares ajuda ambos a queimar calorias. Um pouco de chuva revela novos cheiros para o seu companheiro curioso explorar e as patas enlameadas lavam-se facilmente. Afinal de contas, isto pode fazer a diferença entre o aumento de peso no inverno e o sucesso nas resoluções de ano novo!

Contagem de calorias

Não se assuste – a contagem de calorias é bastante simples! Se o seu animal de companhia ingere a quantidade diária de calorias recomendada sob a forma de alimento próprio e depois outras tantas calorias em guloseimas, biscoitos e snacks, acaba por ser demasiadas! 

Os biscoitos nunca devem ultrapassar mais de 10% das calorias ingeridas diariamente pelo seu cão, por isso tente oferecer o mínimo possível. Meça a quantidade diária correta de alimento seco com base no tamanho, na idade e no estilo de vida, de acordo com as instruções na embalagem (mantenha-se na extremidade mais baixa do intervalo se for necessário perder peso), mas tente não oferecer tudo de uma vez. Em vez disso, divida a quantidade em quatro porções: pequeno almoço, almoço e jantar, e ofereça o resto individualmente como biscoitos, para os manter satisfeitos durante todo o dia!

Encha-os de amor, não de calorias! Quando o seu cão lhe pedir um pouco das suas guloseimas de Natal, dê-lhe mais atenção, afeto ou brincadeira. Uma boa carícia atrás das orelhas demonstra que o adora e é muito melhor do que qualquer biscoito.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados

  • O que é que o seu cão está a tentar dizer?

    As palavras são importantes para a comunicação entre os humanos, mas os cães também comunicam através de sons e linguagem corporal. Aprenda a conhecer os sinais do seu cão
  • O que significa o comportamento do meu cachorro?

    Saiba como interpretar o comportamento do seu cachorro através da linguagem corporal, incluindo o abanar a cauda e a postura, bem como a forma como o comportamento muda com a idade.
  • A linguagem dos cachorros

    A coisa mais importante que pode fazer pelo seu cachorro é, talvez, aprender algo sobre a sua psicologia. Compreender a psicologia do seu cão pode ajudá-lo a ter uma vida feliz e harmoniosa ao seu lado.
  • Porque é que os cães comem relva?

    Se alguma vez observou o seu cão a comer relva pode ter ficado preocupado. Leia quais as razões mais comuns para os cães ingerirem relva.