Personalidades das raças dos cães: Encontre a melhor opção para si

Publicado por Jean Marie Bauhaus
Tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

A personalidade é tudo. É uma verdade, tanto para cães como para pessoas. Se estiver a pensar em adotar um cão, pode ter preferência por escolher uma raça particular, mas essa raça é a certa para si? A personalidade do cão desempenha um grande papel ao determinar se um cão é adequado para a sua casa. Selecionar uma raça de cão torna-se muito mais simples se souber que traços e características são compatíveis com as suas próprias necessidades. Siga estas dicas para o/a ajudar a escolher o cão adequado para a sua personalidade e estilo de vida.

Tenha em consideração a sua casa e família

Two young blonde boys and a baby snuggle with a larger brown dog in bed.Vive sozinho(a) ou tem uma família grande? Tem filhos pequenos, outros animais de companhia, ou crianças mais velhas? Para além de avaliar os membros da sua família, pense também no espaço físico da sua casa. O espaço também deve ser tido em consideração, quer tenha uma moradia ou apartamento, um grande pátio cercado ou uma pequena porção de relva, um bairro onde seja ótimo passear ou tem de se deslocar até um parque para cães, tudo deve ser tido em conta ao escolher uma raça ou o tamanho do cão.

Estas perguntas ajudarão a restringir a sua procura por um cão. Por exemplo, se vive num apartamento e não tem acesso a um parque ou um local onde fazer caminhadas, provavelmente deve optar por um cão pequeno que não exige tanto espaço para se exercitar. Se tiver filhos pequenos, provavelmente deve evitar raças miniatura, que podem ser cães frágeis e nervosos perto de crianças pequenas, e deve procurar uma raça maior com fama de gostar de crianças pequenas. E se estiver atraído por cães muito grandes, como um Dogue Alemão ou um São Bernardo, garanta que tem espaço interior e exterior suficientes para acomodar um cão desse tamanho com conforto.

Analise o seu estilo de vida

Trabalha várias horas ou viaja frequentemente? Gosta de andar e explorar ou é mais caseiro(a)?

Se tiver um estilo de vida ativo, faz sentido procurar uma raça ativa que o/a consiga acompanhar. Os terriers e raças do grupo desportivo adoram muita atividade e exercício. Se, por outro lado, prefere passar os seus sábados a relaxar, uma raça ativa não seria a mais adequada. Se passar longos períodos longe de casa e não puder levar o seu cão, deve procurar uma raça com um temperamento que tolere estar sozinho durante grande parte do dia.

Ponder sobre o motivo pelo qual quer um cão

Também é boa ideia analisar o que espera do fato de ter um cão. Quer simplesmente uma companhia ou quer um cão de guarda? Quer um pequeno companheiro que se enrosque no seu colo ou um grande amigo que lhe faz companhia quando corre? Alguns tutores procuram um cão tipo ama que possa proteger os seus filhos enquanto eles brincam, enquanto outros procuram um novo melhor amigo para a sua família. Ser totalmente honesto(a) consigo sobre o motivo pelo qual quer um cão e o que espera que faça por si e pela sua família, será uma grande ajuda quando escolher o melhor tipo de cão para a sua família.

Tenha em consideração o tempo e o orçamento

Faça uma avaliação honesta do tempo e dinheiro que tem para dedicar a um cão. Tenha em consideração que adotar um cão é muito parecido a adotar uma criança muito nova que permanece nova para sempre. Para além de proporcionar a nutrição adequada, uma cama, brinquedos e vários acessórios, também tem de fornecer cuidados de grooming, exercícios adequados e cuidados de saúde. Alguns cães necessitam mais destas coisas do que outros. Por exemplo, independentemente do quanto adora um cão maltês, se não tiver tempo ou orçamento para a escovagem e corte de pelo regulares, não é o cão mais adequado para si. E, infelizmente, algumas raças têm predisposições genéticas para condições clinicas que podem ser dispendiosas, quer em termos de tempo quer em termos de dinheiro. Decida com antecedência quanto de cada destes recursos está disposto(a) a dedicar para cuidar do seu cão durante a sua vida.

Cães adultos vs. Cachorros

little sleeping French bulldog puppies lying on a beautiful green grassA idade é outra característica importante a ter em consideração. Muitas pessoas preferem adotar cachorros por vários motivos, mas sobretudo porque são fofos e irresistíveis. Algumas pessoas acham que ter um cachorro desde o início cria uma ligação mais forte. Mas os cachorros também podem dar bastante trabalho a treinar e a cuidar e eventualmente levar a sua paciência ao limite. Os cães mais velhos, por outro lado, tendem a já estar treinados e socializados, isto para não falar que a fase destrutiva de morder tudo o que encontram, já passou. A não ser que tenham uma história traumática (que pode, contudo, ser ultrapassada), os cães mais velhos normalmente não têm problemas em estabelecer uma forte ligação com a sua nova família.

Escolher uma raça ou tipo de cão

Depois de listar todos os traços da personalidade do cão ideal para si, está na altura de procurar raças ou tipos de cães. Um excelente local para iniciar é numa associação de animais local para ver que tipos e raças de cães poderá considerar. Além disso, HillsPet.com.pt tem muitos artigos com informações sobre raças disponíveis para o/a ajudar a orientar-se, tal como o American Kennel Club. Se não tem nenhuma ideia como começar, poderá ser útil pensar em grupos de cães. As raças no grupo dos terriers, por exemplo, tendem a ser assertivas e energéticas e precisam de uma mão firme e muita paciência para os treinar. Os cães no grupo de trabalho são inteligentes e relativamente fáceis de treinar e ficam completamente felizes se tiverem um trabalho para fazer. Poderá ser útil começar com os grupos de cães.

Depois de limitar a sua seleção, poderá ser útil falar com pessoas que têm experiência com as raças que lhe interessam. Se não conhecer ninguém pessoalmente que tenha tido essas raças, tente procurar online, onde encontrará muitos fóruns e comunidades que se focam em raças específicas. Também é uma boa ideia falar com o seu veterinário, que não só o/a pode aconselhar sobre o temperamento da raça, mas também indicar-lhe se a raça que escolheu tem alguma predisposição clinica da qual deve estar ciente. O seu veterinário também lhe pode recomendar um criador com boa reputação ou uma associação de animais. Tenha em consideração que há muitas associações de animais excelentes que se focam em raças específicas, por isso não precisa de gastar centenas ou milhares de euros a comprar um cachorro a um criador.

Raça pura vs. Raça indefinida

Embora geralmente não seja difícil encontrar cães de raça pura que precisam de um lar nas associações de animais, também encontrará uma grande seleção de cães raça indefinida. Poderá parecer que o temperamento de um cão de raça indefinida será mais difícil de prever do que os que são de raça com um standard particular, mas se souber que raças constituem o cruzamento do cão, não é assim tão difícil. Geralmente, os cães de raça indefinida tendem a ter um equilíbrio dos traços predominantes dos seus pais. Muitas vezes, tendem a ter personalidades mais moderadas ao contrario dos extremos que por vezes encontra nos cães de raça pura. Além disso, de acordo com a Sociedade Humanitária dos Estados Unidos, os cães de raça indefinida são menos propensos a defeitos genéticos que por vezes resultam da reprodução excessiva dos cães de raça pura. Se estiver a considerar um cão de uma associação, fale com o consultor de adoção do abrigo sobre os traços de personalidade de que está à procura. Ele ou ela deve poder ajudá-lo(a) a encontrar o cão certo.

Com todas estas questões, pode parecer que encontrar a personalidade de cão certa é tão complicado quanto encontrar a sua alma gémea. Mas é algo que deve ser levado a sério. Afinal de contas, o seu cão será provavelmente uma parte importante da sua vida nos próximos 10 a 15 anos. Deve garantir, a ambos, que é uma combinação adequada.

Biografia da colaboradora

$authorImageAlt

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma autora de ficção e escritora freelance e editora que vive em Tulsa, Oklahoma. Escreve frequentemente sobre animais de companhia e a sua saúde, com a assistência dos seus patudos.

 

Artigos relacionados