4 formas de ajudar o seu gato a manter o peso ideal

$authorText
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Preocupa-se com o facto do seu gato estar obeso, ou com um ligeiro excesso de peso? O excesso de peso pode causar um desgaste adicional nas articulações do gato e aumentar a probabilidade de ocorrência de doenças como a diabetes. O veterinário pode indicar-lhe qual é o peso mais saudável para o seu gato e oferecer aconselhamento sobre a forma mais eficaz e saudável para eliminar os quilos a mais.

Aqui estão algumas dicas sobre como assegurar que o seu gato alcança o peso ideal e mantém um peso saudável durante toda a vida.

  1. Acompanhe a perda de peso do seu gato
    Perder peso pode promover a saúde do seu gato, mas apenas se o peso for perdido de forma saudável e controlada. Para assegurar que o seu gato está a perder peso a um ritmo saudável, certifique-se de que o pesa regularmente e avalia o seu índice de condição corporal. O veterinário ou a equipa clínica podem explicar-lhe o processo e indicar-lhe o índice de condição corporal do seu gato. O ideal é começar de duas em duas semanas e depois mensalmente. A maior parte das clínicas veterinárias têm uma balança disponível de utilização gratuita, mas se o seu gato não tiver problemas em pesar, também pode utilizar uma balança de casa de banho. Basta pesar-se com o gato ao colo e depois subtrair o seu peso para determinar o dele.

  2. Inclua uma atividade saudável
    Se lhe oferecer um alimento completo e equilibrado para redução de peso, saberá que o seu gato mantém uma alimentação saudável. No entanto, o programa de controlo de peso do seu gato não está completo sem uma quantidade saudável de atividade física. Certifique-se de que o seu gato realiza a atividade física de que necessita para se manter saudável. Jogar jogos com o seu gato reforça o vínculo e promove o exercício de forma estimulante.

  3. Visite o veterinário com frequência
    As visitas frequentes ao veterinário ajudam a assegurar que o programa de controlo de peso corre excecionalmente bem. O veterinário sabe qual é o peso ideal do seu gato, com que velocidade deve perder peso e que alimentos são melhores para cada fase do plano de controlo de peso. Também lhe pode dar dicas sobre como dividir a ingestão de alimento ao longo do dia para ajudar o gato a sentir-se saciado durante mais tempo.

  4. Mantenha o peso ideal ao longo da vida
    O plano de controlo de peso não deve ser temporário. Quando o seu gato alcançar o peso ideal, converse com o seu veterinário para decidir se mantém o mesmo alimento, talvez em numa quantidade superior, ou se deve mudar para algo diferente. Não se esqueça de continuar a fazer exercício e de pesar o seu gato todos os meses, para confirmar que não há oscilações.

O seu gato pode aumentar ou voltar a aumentar o peso com maior facilidade do que os outros. A raça, a idade, a seleção do alimento, a saúde e uma grande variedade de fatores podem determinar com que rapidez um gato aumenta o peso e que tipo de nutrição é necessária para o controlar. Se considera que o seu gato pode precisar de um programa de controlo de peso, aconselhe-se com o veterinário.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados

Produtos relacionados