Como cuidar das almofadas plantares dos gatos

Publicado por
minutos de tempo de leitura

As patas são tão importantes para os gatos quanto as mãos e os pés são para nós. Os tutores de gatos devem, portanto, fazer os possíveis para manter as suas patas saudáveis. Este guia prático irá ajudá-lo a manter limpas e saudáveis as almofadas plantares do seu melhor amigo.

Porque devemos cuidar das almofadas plantares nos gatos?

Pata de gato com gato desfocado a dormir ao fundo

Pense, por um momento, como os gatos usam as suas patas. Percorrem as várias superfícies de casa, incluindo superfícies sujas, como a caixa de areia. Se saem à rua, podem caminhar por terrenos irregulares e rochosos, pisar espinhos e outros objetos cortantes e contactar com superfícies quentes ou frias, dependendo do clima. Durante o inverno, podem ainda ser expostos a sais e outros agentes de degelo potencialmente prejudiciais para as patas.

A determinada altura do dia, o seu gato encarregar-se-á de limpar as suas próprias patas, lambendo-as e possivelmente ingerindo substâncias nocivas que possam estar agarradas. Cuidar das patas do seu gato, mediante inspeções e higienizações regulares, ajudará a mantê-las limpas e seguras, como também lhe permitirá tratar das patas secas, além de cortes e outras lesões que poderiam resultar em infeções.

Patas dos gatos - Guia de Cuidados

Como começar?

Embora inspecionar regularmente as patas do seu gato seja importante para garantir que estas se mantém saudáveis, também deverá estar atento a outros sinais. Se notar que o seu gato está a coxear ou a não exerce pressão sobre uma determinada pata, poderá ter algo preso ou poderá ter ferido a sua pata de alguma forma. Lembre-se que os gatos são muito bons a esconder a dor, pelo que poderá ter de prestar especial atenção. Além disso, um gato ferido poderá ser menos recetivo à inspeção, por isso faça os possíveis para o manter confortável e calmo enquanto o inspeciona.

Se o seu gato estranha ter alguém a cuidar das suas patas, poderá ter de o habituar à ideia. Pode ser útil adquirir, desde cedo, o hábito de massajar as patas do seu gato enquanto o mima . Isto não só ajudará o seu gato a habituar-se à rotina de cuidado das patas, como também o ajudará a detetar quaisquer detritos que possam ter ficado alojados entre os dedos e as almofadas plantares.

Inspeção das patas

Quando o seu gato permitir que lhe mexa nas patas, faça questão de as examinar diariamente, especialmente após um passeio ao ar livre. Procure arranhões, feridas e objetos estranhos. Se encontrar alguma coisa alojada na pata do seu gato, tente usar uma pinça para removê-la suavemente. Se estiver profundamente entranhada, entre em contacte com o seu veterinário.

Limpeza das patas

Antes ou depois da sua inspeção, utilize um pano macio para limpar todas as almofadas, bem como a zona à volta das patas e entre os dedos dos pés. Isto irá limpar a sujidade, a poeira e quaisquer produtos químicos ou objetos estranhos.

 

Corte das unhas

Gato cinzento deita-se sobre um tapete xadrez e lambe as patas.

Use um corta-unhas para aparar as garras do seu gato. A PDSA recomenda o uso de corta-unhas especificamente concebidos para unhas de gato, uma vez que os corta-unhas para humanos podem partir as unhas do seu gato.

Certifique-se de aparar apenas as pontas, tendo o cuidado de evitar o "sabugo" (a parte da unha que contém nervos e veias sensíveis). Se cortar acidentalmente o sabugo, use um pouco de pó cicatrizante para estancar a hemorragia. Se não tiver à mão nenhum pó cicatrizante, talvez seja boa ideia adquirir este produto numa loja de animais para uma eventual necessidade.

Cuidar das almofadas plantares secas nos gatos

Se as patas do seu gato ficarem secas, irritadas ou rachadas, contacte o seu veterinário. Este pode recomendar-lhe que tente hidratá-las com azeite, óleo de coco ou outro óleo de qualidade que seja seguro para lamber. É recomendável confiná-lo a um espaço enquanto o óleo absorve, para evitar pegadas pela casa. Se precisar de algo mais "potente", peça ao seu veterinário que lhe recomende um bom hidratante para patas de gato. Evite produtos elaborados para humanos ou outros animais de companhia, que podem ser prejudiciais quando ingeridos.

Considerações adicionais

Evidentemente, uma das melhores coisas que pode fazer pelas patas do seu gato é mantê-lo dentro de casa, onde terá menos probabilidades de se ferir ou de encontrar superfícies extremamente quentes ou frias ou produtos químicos perigosos. O ar seco do inverno pode secar as patas do seu gato, por isso considere o uso de um humidificador durante os meses frios. Um poste arranhador também pode ajudar a manter as unhas em bom estado (e os seus móveis e tapetes a salvo).

No meio de tantos outros cuidados, é fácil negligenciar o cuidado adequado das patas dos gatos. Se verificar e limpar as suas patas diariamente, será mais fácil mantê-las saudáveis.

Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma escritora e blogger freelance que escreve sobre a saúde dos animais de estimação e lifestyle desde 2014. Os seus clientes incluem, entre outros, a Hill's Pet Nutrition, o American Kennel Club e a Chewy.

Artigos relacionados

Produtos relacionados