Guia para cortar as unhas dos gatos

Publicado por
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Se tem um gato sabe como é importante cuidar dele de forma regular, escovando o seu pelo e os seus dentes, mas e cortar-lhe as unhas? Faz parte da sua lista de cuidados? Devia fazer!

Além de permitir manter os seus móveis intactos, há outros motivos que tornam importante cortar as unhas do seu animal de companhia, como por exemplo reduzir a dor quando o seu gato lhe faz festas. "Cortar a ponta das suas garras irá tornar esse gesto de carinho num prazer, em vez de ser desagradável", explica a Vetstreet. "Para o seu gato, cortar as unhas ajuda a evitar a dor das unhas partidas, que pode ocorrer quando uma unha comprida fica presa na carpete." Um corte correto também reduz o "clique, clique, clique" que ouve quando o seu gatinho corre pelo corredor.

Idealmente, deverá começar a cortar as unhas quando o seu melhor amigo é ainda um gatinho. Naturalmente, a maior vantagem de começar em pequeno é de o habituar ao processo, para não ficar em stress quando vê o corta-unhas.

Não se preocupe se o seu gato for mais velho: não perdeu a oportunidade para uma sessão de manicure/pedicure. Ele pode ficar rabugento, mas vale a pena tentar.

Fluffy dark gray cat lying down with claws extended into carpet. The fur is gray fluffy

Ferramentas de que vai precisar

Pode comprar um corta-unhas para gatos na sua loja de animais ou numa clínica veterinária. Outra opção é utilizar um corta-unhas para bebés humanos, especialmente os que possuem uma pega volumosa, facilitando o gesto de agarrar.

Comece por familiarizar o seu gato com o corta-unhas. A Petcha sugere colocar o corta-unhas perto dele para que o possa cheirar. Dê-lhe uma recompensa se ele reagir de forma calma ao corta-unhas. Em seguida, "quando ele estiver familiarizado com o corta-unhas, toque com ele nas suas patas, para que se habitue à proximidade do objeto." Se se sentir confortável na sua presença, o seu gato terá menos vontade em correr e se esconder em cantos escuros e apertados quando vir o corta-unhas.

Como cortar as unhas ao seu gato e qual o tamanho adequado

  1. Escolha um local pequeno e seguro, com uma porta e boa iluminação, como um quarto ou uma casa de banho.
  2. Prepare antecipadamente o material: o corta-unhas e os biscoitos para o recompensar por ser um gato tão corajoso.
  3. Sente-se no chão e pegue-lhe ao colo de forma segura, de barriga para cima. Mime-o com festas na barriga e acalme-o com a sua voz. Se o seu gato responder bem a recompensas, poderá dar-lhe um biscoito para o ajudar a relaxar.
  4. Utilizando o indicador e o polegar, aperte-lhe suavemente a pata de modo a expor as unhas.
  5. Corte a ponta afiada da unha com um único movimento rápido.

Para decidir o quanto deve cortar, não corte demasiado perto do sabugo, a parte rosada da pata que aloja os vasos sanguíneos e as terminações nervosas. As hemorragias e a dor resultam de cortar o sabugo. Se acabar por cortar o sabugo, o Hospital Veterinário de Princeton recomenda esfregar um pouco de pó coagulante na pata e fazer pressão para ajudar na hemostase, interrompendo a hemorragia. Neste ponto é melhor interromper o corte e deixar que o seu gato recupere emocionalmente.

Dicas para o corte e o que deve evitar

Não embrulhe o seu gato numa toalha: ele poderá ficar mais agitado.

Não tente cortar as unhas das quatro patas numa única sessão. Experimente uma pata por dia até ele se habituar ao processo. Não há qualquer problema em cortar as unhas de uma única pata de cada vez. O Hospital VCA refere que "o objetivo é o seu animal de companhia associar o maneio das patas e o corte das unhas a um procedimento agradável." Recompensar o bom comportamento do seu gato deixa-o orgolhoso, e a si com uma sensação de dever cumprido.

Quando deve desistir

Se o processo se tornar demasiado perturbador, está na altura de marcar uma visita ao veterinário ou com um tosquiador conceituado. A sua carreira como cortador de unhas de gato poderá ter chegado ao fim, mas deve colocar a felicidade do seu gato acima do seu orgulho.

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe, professora de inglês e tutora de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos também aparecem em "Fit Pregnancy", "What to Expect Word of Mom" e "Care.com", onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.

ARTIGOS RELACIONADOS

PRODUTOS RELACIONADOS