Alimento seco ou húmido para gato: qual é o melhor para o seu gato?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Se está a pensar em adotar um gato ou um gatinho, deve preparar-se corretamente. Escolher o alimento mais adequado é muito importante, mas com tantas opções disponíveis, pode ser um pouco difícil encontrar o melhor alimento para gato. Deve escolher alimento seco ou húmido, ou uma combinação de ambos? Cada tipo de alimento para gato tem as suas vantagens e desvantagens, pelo que lhe apresentamos o que necesita de saber para decidir qual é o melhor para o seu gato.

Vantagens do alimento húmido para gato

O alimento húmido para gato está disponível em quantidades previamente medidas, que muitos gatos adoram. Há diversos sabores deliciosos e texturas disponíveis para oferecer variedade aos gatos.

Para gatos com problemas dentários ou dificuldades em mastigar, o alimento húmido pode ser mais fácil de ingerir. Ao longo do tempo, pode constatar que o gato demonstra menos interesse no alimento, pelo que os gatos mais velhos podem apreciar a palatabilidade e a facilidade de comer um delicioso alimento húmido. Se, no entanto, tiver preocupações quanto ao apetite ou à relutância em comer do seu gato, deve procurar o aconselhamento especializado do veterinário, que poderá identificar as questões subjacentes, além da idade ou do nível de exigência.

O alimento húmido também proporciona uma maior ingestão de água aos gatos para os ajudar a manterem-se hidratados. Mesmo com o alimento húmido, os gatos devem ter sempre acesso a água fresca e limpa. O aumento da ingestão de água é frequentemente recomendado para gatos diagnosticados com determinadas questões de saúde, como problemas renais ou urinários. Para estes gatos, os alimentos em lata ou em saqueta pode ser recomendável, uma vez que oferecem vantagens, como os níveis de minerais controlados, o que é útil quando existem problemas de saúde.

Quando é deixado ao ar (especialmente quando o clima está quente), o alimento húmido pode atrair insetos devido ao cheiro intenso, pelo que deve prestar atenção aos restos de alimento e eliminá-los quando necessário.

Vantagens do alimento seco para gato

De um modo geral, o alimento seco para gato é menos dispendioso do que o alimento húmido, o que pode ser melhor economicamente. Outra grande vantagem do alimento seco é a capacidade de promover dentes saudáveis; graças à ação de limpeza dos dentes de determinados alimentos secos especiais para o cuidado dental, que podem evitar a acumulação de tártaro e placa bacteriana.

O alimento seco está disponível em embalagens de vários tamanhos, para se adequar ao tamanho e ao número de gatos. Lembre-se de prestar sempre atenção à rapidez com que uma embalagem termina para se certificar de que respeita o prazo de validade e de que o alimento não se deteriora depois de aberto. A maior parte do alimento para gato, se for conservado num local fresco e seco, e selado após cada utilização, mantém-se durante cerca de três meses depois de abrir a embalagem, mas certifique-se de que procura aconselhamento relativamente à marca que escolher.

Meça sempre a quantidade correta para o peso ideal do seu gato e, se tiver dúvidas, pergunte ao veterinário. Os gatos gostam de fazer várias refeições ao longo do dia, pelo que os comedouros com temporizadores podem ser muito úteis na sua ausência. A não ser que tenha um gato que coma pouco, o melhor é não oferecer alimento ilimitado, uma vez que para a maior parte dos gatos isto poderá causar obesidade. Se o seu gato for guloso, os comedouros tipo puzzle podem oferecer um estímulo adicional na hora da refeição.

Alimentação mista

Os gatos são seres de hábitos e não gostam muito de mudanças. Assim, podem ficar facilmente "viciados" num tipo ou numa textura de alimento, como croquetes, pedaços em molho ou alimento sólido em lata tipo patê. Em determinado momento da sua vida ou da vida do gato, as circunstâncias podem mudar. Por exemplo, o seu orçamento pode variar ou o seu gato pode desenvolver um problema de saúde que exija um tipo de alimento em detrimento de outro. Tendo isso em conta, se possível, o melhor é oferecer desde logo uma variedade de texturas e tipos de alimento. Deste modo, o seu gato usufruirá das vantagens de ambos os tipos de alimento e estará recetivo a todas as opções.

Desde que a ingestão diária de calorias do seu gato seja adequada, pode utilizar qualquer combinação de alimento seco e húmido, partindo do princípio que seja completa e equilibrada. Isto significa que oferece todos os nutrientes de que o seu gato necessita, na quantidade e na proporção adequadas. Por exemplo, pode decidir oferecer alimento húmido de manhã e à noite, e utilizar um comedouro automático com temporizador para oferecer refeições de alimento seco ao longo do dia. A escolha é sua.

Mas não se preocupe se não puder oferecer alimento seco e húmido para gato, ambos são individualmente adequados, desde que sejam completos e equilibrados. Pode escolher a opção que melhor se adequa ao seu orçamento e ao seu estilo de vida. Pode adotar um gato que já aprecia um ou outro tipo de alimento, pelo que a escolha pode não estar nas suas mãos, mas sim nas papilas gustativas do seu companheiro!

Por fim, se o seu gato necessitar de um alimento dietético, é importante conversar com o veterinário sobre a melhor opção, os sabores e formatos disponíveis para corresponder às necessidades do gato.

Se tiver dúvidas quanto ao melhor alimento para o seu gato, aconselhe-se com o veterinário. Não se esqueça que se estiver a planear alterar o alimento do seu gato, faça-o sempre gradualmente ao longo de 5-7 dias para evitar problemas gástricos e rejeição do alimento.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS