Conselhos para misturar alimento húmido e seco para animais de companhia

$authorText
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Um dos maiores prazeres para o tutor é ver o seu animal de companhia a comer com prazer. Alguns tutores consideram que oferecer apenas um tipo de alimento, em particular alimento seco, pode ser pouco estimulante para os seus animais de companhia, e que adicionar alimento húmido é uma excelente forma de introduzir sabor e variedade. Contudo, podem existir dúvidas quanto à melhor forma de misturá-los. Não se preocupe!

Oferecer um alimento completo e equilibrado ao animal de companhia

O aspeto principal a assegurar relativamente à mistura de alimentos é que a alimentação geral seja completa e equilibrada. Isto significa que o animal de companhia recebe todos os nutrientes de que necessita, atendendo à sua idade e estilo de vida, na quantidade adequada. No passado, era uma prática comum adicionar alimento em lata a biscoitos de "mistura". Esta combinação destinava-se a dar equilíbrio, mas pode ser um processo de tentativa e erro quanto ao fornecimento de uma nutrição adequada. Atualmente, muitos alimentos para animais de companhia, sobretudo de marcas premium, são completos e equilibrados, o que torna a sua vida muito mais fácil e a nutrição do seu animal de companhia muito melhor. Isto significa que pode oferecer apenas alimento húmido, apenas alimento seco ou uma combinação de ambos, conforme o que melhor se adeque ao tutor e ao animal de companhia.

Como ofereço uma mistura de alimento húmido e seco?

A resposta simples a esta questão é: como melhor se adequar ao seu orçamento, à rotina de alimentação e às preferências do animal de companhia. O alimento húmido e o alimento seco têm prós e contras para cães e gatos. Um dos principais fatores que influenciam as pessoas é o custo, sendo que o alimento húmido costuma ser o mais dispendioso dos dois. Desde que ambos os tipos de alimento que ofereça ao animal sejam da mesma gama e marca, e sejam também completos e equilibrados, pode oferecer a quantidade de alimento húmido e seco que preferir.

  1. Misturar alimento húmido e alimento seco no mesmo comedouro. É perfeitamente aceitável misturar alimento húmido e alimento seco no mesmo comedouro. Alguns tutores aplicam este método para que o animal de companhia passe a gostar mais de alimento seco, para o tornar mais interessante ou para conferir alguma humidade. Muitos cães adoram a mistura de alimento húmido e de alimento seco no mesmo comedouro. Este método tem como vantagem todas as refeições serem iguais e fáceis de preparar, mas tem algumas possíveis desvantagens:

    • Alguns animais, especialmente os gatos, podem não gostar da textura do alimento seco quando amolece após a mistura.

    • O alimento em lata deteriora-se mais rapidamente do que o alimento seco depois de ser servido, pelo que os restos de alimento têm de ser eliminados pouco tempo depois. O alimento húmido para animais de companhia também pode atrair moscas indesejáveis, especialmente nos meses mais quentes, o que implica um maior desperdício, incluindo o de alimento seco.

        

    • Poderá não ser possível misturar sabores muito diferentes. Enquanto alguns animais parecem não se importar com o que está no comedouro, pois devoram tudo, outros são mais exigentes. Por exemplo, ao oferecer uma variedade de sabores, pode constatar que o seu animal de companhia não gosta de frango misturado com peixe.

  2. Oferecer alimento húmido e alimento seco em separado. Muitos tutores consideram que esta é a forma ideal de oferecer aos animais de companhia uma variedade de sabores com o mínimo de desperdício e toda a conveniência. Pode optar por distribuir as refeições ao longo do dia, oferecendo alimento húmido de manhã e alimento seco à noite, ou vice-versa. Os gatos passam muito bem com várias refeições frequentes e os comedouros com temporizador podem ser muito úteis. Pode também oferecer um delicioso alimento em saqueta ou lata de manhã e à noite, reforçando o vínculo com o seu gato, utilizando o comedouro com temporizador para a distribuição de alimento seco durante o dia e a noite, se preferir.

    Oferecer alimento húmido e seco em separado traduz-se em menos desperdício se o animal não comer a quantidade completa de uma só vez, e significa que pode conjugar vários sabores em diferentes refeições.

Aspetos a considerar ao misturar alimento húmido e seco

Há alguns fatores a ter em conta ao oferecer alimento húmido e seco:

  1. Mantenha as calorias sob controlo. Pode ser mais difícil calcular as quantidades ao misturar alimento húmido e seco. Muitos alimentos têm guias de alimentação mista, mas se tiver dúvidas, peça ajuda ao veterinário. Em alternativa, pode contactar a empresa que produz o alimento, que, normalmente, poderá efetuar os cálculos por si. Alimente sempre o animal de companhia em função do peso que deve ter e, em caso de dúvida, contacte o veterinário.

  2. Não misture marcas. Embora a maior parte dos alimentos sejam completos e equilibrados, podem existir ligeiras diferenças entre marcas quanto à combinação dos nutrientes. A mistura de duas marcas pode fazer com que o animal de companhia tenha um excesso ou uma deficiência de nutrientes importantes.

  3. Não misture etapas de vida. Os alimentos para animais de companhia são formulados para as diferentes etapas da vida dos animais de companhia, ou seja, um cachorro ou gatinho versus um adulto ou sénior. Misturar etapas de vida pode resultar num excesso ou numa deficiência de nutrientes para a etapa de vida em que o seu animal de companhia se encontra. Tenha especial cuidado com os animais em crescimento.

  4. Ofereça alimentos terapêuticos mediante aconselhamento do veterinário. Os alimentos terapêuticos são especificamente formulados para ajudar a tratar determinadas doenças, como problemas renais ou na bexiga. Nunca imponha um destes regimes alimentares ao seu animal de companhia sem aconselhamento do veterinário e nunca os misture entre si nem com alimentos para diferentes etapas da vida do animal de companhia, a não ser que o veterinário o aconselhe especificamente.

Quer escolha alimento húmido, seco ou uma combinação dos dois, encontrará um alimento adequado ao gosto do seu animal de companhia de entre as muitas opções disponíveis.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS