Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Está preocupado porque o seu gato não come? Pode ser difícil distinguir um gato que está relutante com o seu alimento e um gato com um problema de saúde grave. Uma mudança na rotina do seu gato é preocupante, mas identificar a causa é o primeiro passo para fazer com que o seu gato volte novamente a comer.
Porque é que o seu gato não come?
Verdade: O seu gato adora comer. É uma das suas atividades favoritas, assim como dormir, brincar e tentar chamar a atenção do tutor. Mas comer também é um elemento básico de sobrevivência, sem o qual a saúde do seu gato pode ser prejudicada.
Mudanças na alimentação
Os gatos são seres de hábitos e normalmente resistem à mudança, especialmente se for alimentar. Mudou recentemente o alimento do seu gato? Talvez esteja a ser teimoso e não quer experimentar um novo sabor. Os gatos podem demorar algum tempo a aceitar novos alimentos, por isso, é geralmente recomendada uma transição lenta. O seu gato não consegue passar muito tempo sem comer, por isso se não comer durante 24 horas, mesmo que lhe ofereça de novo o alimento antigo, está na altura de explorar outras possibilidades para o motivo de não estar a comer.
Stress ambiental
A teimosia do seu gato pode surgir se não estiver feliz com o ambiente onde se encontra. De acordo com a Battersea Dogs & Cats Home, os gatos são seres muito sensíveis e um apetite reduzido é um sinal de que o seu gato pode estar em stress. As possíveis causas incluem:
Uma grande mudança, como uma nova casa, bebé ou animal.
Alteração na rotina normal do seu gato.
Convidados, pessoas desconhecidas ou barulho excessivo em casa.
Se tem conhecimento que este tipo de fatores afeta o seu gato, fale com o seu veterinário sobre formas de ajudar o seu gato a relaxar.
Possível doença
Problemas digestivos, como obstipação, colite e doença inflamatória intestinal (ou enteropatia crónica), são stressantes para o corpo do seu gato, provocando perda de apetite, flatulência, vómitos e diarreia. Outras doenças subjacentes que podem afetar o apetite incluem doença renal e problemas dentais. A PDSA explica que problemas, como doença nas gengivas, provocam muita dor e podem desencorajar os gatos a comer, por isso, certifique-se de que o seu veterinário inclui um exame oral abrangente durante cada consulta.
Apenas um veterinário pode diagnosticar uma doença, por isso, entre em contacto com a sua clínica ou hospital veterinário imediatamente, em caso de alterações irregulares ou significativas na saúde. Também deve levar o seu gato ao veterinário para uma observação dental, se estiver a recusar alimento seco ou se estiver a favorecer um lado da boca quando mastigar.
Como fazer com que um gato coma
Se o seu gato estiver a ignorar as refeições, tente expandir as suas opções ao explorar novas combinações de sabores ou ao oferecer uma nova forma. Quando experimentar novo alimentos, faça-o gradualmente para ajudar o seu gato a habituar-se a novos sabores e texturas. Se o seu gato estiver relutante em experimentar um novo alimento, pode tentar adicionar uma pequena quantidade de caldo ao alimento seco ou aquecer o alimento húmido.
A International Cat Care não recomenda forçar o seu gato a comer com uma seringa, pois isto cria uma associação negativa ao ato de comer que pode piorar ainda mais os problemas de apetite do seu gato. Em vez disso, oferecem várias ideias para incentivar o seu gato a comer.
Se o seu gato ficar em stress facilmente, é importante pensar em preparar o seu gato para as visitas na sua casa e planear antecipadamente a sua apresentação a um novo animal de companhia, o que irá ajudá-lo a lidar com mudanças no estilo de vida.
Para além daquilo que o seu gato come, tenha em consideração o local onde come. No seu Código de prática para o bem-estar dos gatos, o Canine & Feline Sector Group do Governo do Reino Unido avisa que os gatos não comem se os seus alimentos estiverem demasiado próximos da caixa de areia. Também deve tentar posicionar o comedouro o mais afastado possível de outros animais, num local limpo, calmo e com pouca movimentação. Mudanças aparentemente pequenas podem provocar ansiedade no seu gato, por isso, tenha áreas de alimentação em sua casa destinadas para o seu gato comer.
Quando devo contactar o veterinário?
Aqui está uma regra de ouro para os tutores de animais de companhia: em caso de dúvida, fale com o seu veterinário.
Ambos partilham o objetivo de manter o seu gato em excelente forma e é melhor prevenir do que remediar. Contacte o veterinário, assim que observar uma mudança, quer seja repentina ou gradual, no comportamento do seu gato. Questionar porque o seu gato não está a comer é importante, especialmente se já tiver passado mais de um dia desde a última refeição. Se o seu gato precisar de tratamento, quanto mais rápido começar, melhor.
Agora que conhece algumas causas para a perda de apetite e como fazer com que um gato coma, pode ter um papel ativo a ajudar o seu melhor amigo a regressar ao caminho de uma ótima saúde.
Biografia da autora
Christine O'Brien
Christine O'Brien é escritora, mãe e tutora de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.