Dicas para dar comprimidos e medicamentos ao seu gato

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Estar doente não é fácil, especialmente quando é necessário tomar medicamentos para ficar melhor. Não é diferente para o seu melhor amigo. Quer seja por doença ou alergias, por vezes, os gatos têm de tomar medicamentos para ficarem melhor da saúde.

Utilize estas dicas úteis sobre como dar um comprimido ao seu gato para tornar o processo menos stressante para ambos e ajudá-lo a voltar a sentir-se melhor.

Segurar no seu gato

Para alguns gatos, só de os tentar agarrar já os deixam stressados. Aproxime-se cuidadosamente do seu gato, fale-lhe com uma voz suave enquando o agarra. Segundo a Cats Protection, envolva-o numa toalha ou manta macia prendendo as pernas e deixando apenas a cabeça de fora. Apoie as pernas para que não fique a balançar livremente, também pode fazer com que se sinta mais confortável e seguro.

Como dar um comprimido a um gato?

Os medicamentos para gatos apresentam-se geralmente sob a forma de comprimidos. Com a medicação na mão, tenha em mente o seguinte: os gatos são seres inteligentes que não aceitam bem mudanças na sua rotina e não lhe vão facilitar a vida. Ao contrário do seu cão, que irá tomar o comprimido escondido num biscoito todo feliz, terá de abordar o seu gato de uma forma calma mas calculada.

Hand holding out pills over the top of a gray cat.

 

Se tiver um gato que colabore, tente colocar o comprimido diretamente na sua boca. Não atire o comprimido para dentro da sua boca para evitar o risco de asfixia (ou até pode cuspir o comprimido de volta para si!). Em vez disso, a International Cat Care aconselha a colocá-lo no centro da língua, perto da parte de trás da boca, e depois esfregar suavemente a garganta para incentivar o comprimido a descer. Ofereça-lhe um comedouro com água fresca para engolir melhor.

A "almôndega"

Outro método para dar um comprimido ao seu gato requer uma ação mais furtiva. Comece por esconder o comprimido no comedouro com o seu alimento habitual. Alimentos húmidos ou semi-húmidos para gato funcionam melhor, mas se este apenas comer alimentos secos, pode dar-lhe o alimento húmido com o comprimido como um biscoito.

Outro truque é esconder o comprimido numa pequena bola de alimento para gato. Este "jogo das escondidas" pode ser jogado escondendo o comprimido no alimento húmido do seu gato, em forma de uma bola e apresentado ao seu gato como uma divertida de biscoito ou snack.

Se o seu gato recusar o comprimido no alimento, pode perguntar-se se o pode persuadir com alimentos para "humanos" como o atum. No entanto, muitos alimentos podem causar problemas gastrointestinais em gatos. Pergunte sempre ao seu veterinário antes de dar ao seu gato alimentos que não são próprios para gatos.

Molho em alimentos para gatos

Se está à procura de outra opção para dar um comprimido ao seu gato, pode sentir-se tentado a tentar esmagá-lo em pó. Mas, segundo a PDSA, alguns comprimidos não funcionam tão bem se forem esmagados e devem ser tomados por inteiro. Consulte sempre o seu veterinário e obtenha a sua confirmação de que é seguro esmagar o comprimido primeiro.

Se o medicamento do seu gato puder ser esmagado, pode fazê-lo esmagando-o entre duas colheres ou comprando um triturador/cortador de comprimidos numa farmácia ou loja de animais.

Esta ferramenta torna a trituração um pouco mais simples e limpa, uma vez que a medicação está contida no dispositivo, e não é muito dispendiosa.

Misture o medicamento esmagado numa pequena porção de alimento para gato com molho, o que fará (com sorte) o seu gato engolir o medicamento. O sabor forte do molho irá, idealmente, disfarçar o sabor desagradável do comprimido. Nunca dê ao seu gato medicamentos com leite, uma vez que muitos gatos não conseguem digerir a lactose. Se recusarem a colher com molho, coloque-o no seu alimento habitual, quer como uma cobertura para o alimento seco ou misturado com o alimento húmido.

Fórmula líquida

Se o seu gato se recusar a tomar a medicação ou estiver demasiado doente para comer, o veterinário pode prescrever o medicamento numa fórmula líquida para ser administrado através de uma seringa. A maioria dos medicamentos em formato líquido têm de ser refrigerados. No entanto, os gatos aceitam melhor os medicamentos que estão à temperatura ambiente. Nunca coloque um medicamento no microondas. Pode aquecê-lo segurando a seringa na mão durante alguns minutos ou submergindo-o numa chávena com água morna (não quente).

Tal como referido anteriormente, segure o seu gato de forma segura e confortável com a seringa na sua mão dominante. Permita que o seu gato lamba a ponta da seringa para que possa provar o medicamento e, em seguida, pressione lentamente o produto. Aponte o jato do medicamento para a parte de trás da garganta, mas tenha cuidado para não inclinar a cabeça para trás, pois isso pode fazer com que inale parte do líquido ou asfixie.

Quando o medicamento estiver na boca do seu gato, mantenha a boca fechada durante algum tempo para garantir que engole o líquido. Não se preocupe se este cuspir parte do medicamento — é comum. Mesmo que alguma parte acabe no seu colo, evite voltar a medicar o seu gato e espere até à próxima dose.

Gotas para os olhos e ouvidos

Por vezes, um gato pode necessitar de gotas para os olhos ou ouvidos, particularmente se tiver alergias. Tal como quando se administra um comprimido ou fórmulas líquidas, é necessário segurar o gato com firmeza para as administrar. No que toca a gotas para os olhos, a Blue Cross recomenda primeiro que o seu gato cheire o frasco de modo a ficar familiarizado com o cheiro.

Depois, pode recompensá-lo com um biscoito para que associe o cheiro a um sentimento positivo. Quando estiver pronto para administrar as gotas para os olhos, use o dedo e o polegar da sua mão não dominante para segurar a pálpebra do seu gato aberta e, em seguida, use a mão dominante para administrar o medicamento. Muitas vezes, é melhor tentar por cima, baixo ou do lado da cabeça, em vez de diretamente no focinho, para que não veja o medicamento chegar. Nunca toque no olho do gato com o conta-gotas nem com os dedos.

No que toca a gotas para os ouvidos, coloque o número necessário de gotas na orelha do seu gato e massaje suavemente a base da orelha com movimentos circulares. O seu gato não vai gostar de nenhum destes métodos, mas tal como acontece com todos os medicamentos para gatos, são vitais para a sua saúde.

Pair of hands in blue latex gloves injects a calico cat in the back.

Certas doenças, como a diabetes, exigem que os tutores de animais de companhia injetem a medicação sob a pele. Para isso, é necessário um ajudante que mantenha o gato no sítio com uma toalha ou um aperto firme, mas suave.

O gato pode necessitar de uma injeção dependendo da medicação, por isso peça ao seu veterinário para lhe mostrar como e onde deve administrar a injeção. Utilize sempre uma agulha nova para cada dosagem e registe a data e horas de cada injeção.

Não se esqueça de falar com o seu veterinário se tiver alguma dúvida sobre a administração de injeções ou se precisar de mais conselhos ou orientações.

Depois de administrar a medicação, dê ao seu gato alguns mimos extra. O seu gato poderá necessitar de algum tempo sozinho, dê-lhe o espaço que precisar para se poder esconder um pouco. Nunca deite uma agulha no caixote do lixo quando terminar; deite-a fora num recipiente aprovado para objetos cortantes ou leve-a à sua farmácia local ou clínica veterinária.

Se suspeitar que o seu gato está doente, contacte primeiro o seu veterinário para marcar um check-up e dê ao seu animal de companhia apenas os medicamentos específicos receitados pelo veterinário.

Nunca deve dar ao seu gato medicamentos de venda livre formulados para pessoas (incluindo gotas para os olhos), porque muitos destes medicamentos podem ser perigosos para os animais de companhia.

Estas dicas são apenas um ponto de partida útil. Deve sempre informar-se com o seu veterinário sobre a melhor forma de administrar medicamentos ao seu gato. Além disso, um exame minucioso por um veterinário é a melhor forma para diagnosticar e tratar corretamente qualquer doença que o seu gato possa ter.

Quer se trate de antibióticos durante um curto espaço de tempo ou de uma medicação para toda a vida para controlar uma doença, os medicamentos para gatos são por vezes necessários. O seu gato pode não agradecer-lhe, mas irá ter uma vida feliz e saudável.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos de longa data, cujos gatos Azuis Russos são os reis da sua casa. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.

Artigos relacionados

Produtos relacionados