Os problemas digestivos, como vómitos e diarreia, em gatos são relativamente comuns e muitos tutores acham-nos normais. No entanto, se o seu gato vomita ou tem fezes moles frequentemente, então há algo que não está bem. Poderá estar na altura de alterar o seu alimento ou ambiente e de aconselhar-se junto do seu veterinário. Aqui estão alguns conselhos para controlar os problemas digestivos mais comuns em gatos.

  • Gastroenterite aguda Esta é a causa mais comum de "problemas de estômago" em gatos. Normalmente consiste em vómitos e diarreia que começam subitamente. Pode ser causada por muitas coisas, como ingerir algo desagradável (ou, como muitos gatos gostam de fazer, comer metade de um rato e deixar o resto para nós encontrarmos!), parasitas, vírus e bolas de pelo, para citar apenas algumas.
  • Enteropatia crónica ou doença inflamatória intestinal Ao contrário dos problemas de início súbito que acabámos de mencionar, as enteropatias crónicas surgem mais lentamente e tendem a durar muito tempo. A diarreia e a perda de peso são sinais comuns. Mais uma vez, pode ter diversos motivos, como reações adversas alimentares,
    reações imunitárias e genética.
  • Colite O cólon faz parte do intestino grosso e quando fica inflamado, denominamos de colite. Normalmente, é uma doença muito caraterística e a maioria dos gatos apresenta os mesmos sinais clínicos: parece que precisam urgentemente de defecar, podem esforçar-se para defecar mas a quantidade é mínima e um dos sinais comuns de colite é sangue fresco e/ou muco viscoso nas fezes. 
  • Gato amarelo dentro de uma caixa de areia e a olhar para a câmara.

  • Obstipação Tal como acontece com os humanos, quando os gatos têm obstipação, têm dificuldade em defecar e consequentemente uma menor frequência em realizar as suas necessidades. A obstipação pode ser ter diversas causas. A ingestão de ossos, penas e pelo pode tornar as fezes duras e difíceis de defecar, a presença de muito pelo, especialmente em gatos de pelo comprido, ou um intestino lento resultam também em fezes secas e de deslocação difícil. Algumas raças, como a Siamês, são mais predispostas a ter um intestino lento do que outras. Isto pode resultar numa doença chamada megacólon.
  • Alergias alimentares Os gatos podem reagir mal a determinados alimentos por diversos motivos que, em conjunto, denominamos por reações adversas alimentares. As verdadeiras alergias alimentares são mais raras do que se pensa e tendem a ser causadas por proteínas presentes em alimentos como o frango, o peixe e o leite. As alergias alimentares podem causar vómitos e diarreia, bem como problemas de pele, como comichão e excesso de higienização.

Gato branco com uma coleira azul a bocejar.

Não entre em pânico se o seu gato desenvolver um problema digestivo repentino. O seu veterinário pode ajudar a identificar a causa do problema e delinear um plano para ajudar o seu gato a sentir-se melhor.

Dr. Sarah Wooten Dr. Sarah Wooten

A Dra. Sarah Wooten formou-se na UC Davis School of Veterinary Medicine em 2002. Membro da Sociedade Americana de Jornalistas Veterinários, a Dra. Wooten divide o seu tempo profissional entre a clínica de pequenos animais em Greeley, Colorado, palestras sobre questões associadas, liderança, comunicação com clientes, e escrita. Gosta de acampar com a família, de esquiar, de praticar mergulho e de participar em triatlos.