Fezes de gato: um guia completo
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Como tutor de um gato, limpar a caixa de areia pode não ser uma das suas atividades preferidas (se for, temos muitas caixas de areia para si aqui!). Contudo, verificar as fezes do gato para garantir que têm uma cor e uma forma normais é uma das formas para detetar sinais de possíveis problemas de saúde.
A maioria dos gatos defeca pelo menos uma vez por dia, e as fezes do gato são um ótimo indicador do estado de saúde do seu gato. Podem dizer-lhe se está a sofrer de stress ou se tem uma doença subjacente, ou se o alimento não é adequado.
Ao familiarizar-se com o aspeto de umas fezes perfeitas, pode assegurar-se de que tem tudo o que necessita para reconhecer quando as fezes não parecem normais. É claro que muitos de nós, tutores de animais de companhia, não temos caixas de areia e praticamente nunca vemos as fezes dos nossos gatos porque estes fazem as necessidades no exterior. Se for este o caso, ainda assim pode estar atento a alterações na frequência com que o seu gato sai à rua ou se nota fezes moles ou à volta do ânus. Se alguma vez suspeitar de problemas, pode oferecer-lhe uma caixa de areia e ver com os seus próprios olhos.
Fezes de um gato saudável vs. não saudável: O que procurar?
As fezes saudáveis são normalmente maleáveis (como o barro de moldar: nem demasiado mole, nem demasiado duro). Este é considerado o padrão de excelência e é um sinal de que o seu gato está a defecar normalmente. As fezes saudáveis são castanhas escuras, mas não demasiado escuras, uma vez que fezes pretas pode significar a presença de sangue nas fezes. As fezes demasiado claras também podem indicar um problema mais grave, como uma doença hepática, uma vez que podem ser uma indicação de que existe uma obstrução do canal biliar, afirma o Merck MSD Veterinary Manual.
Fezes com a forma de bolas pequenas e duras são consideradas anormais e pouco saudáveis pois podem ser um indicador de obstipação. Este é um problema grave para os gatos, pois pode indicar questões de saúde problemáticas, como condições neurológicas ou metabólicas ou uma obstrução do cólon, salienta a International Cat Care (ICC). Acrescentam ainda que a obstipação pode também ser um sinal de que o seu gato está desidratado. Deve, definitivamente, contactar o seu veterinário se o seu gato eliminar pequenas bolas duras de fezes.
Deve também estar atento a fezes moles ou líquidas que não tenham uma forma discernível. A diarreia num gato é causada por uma variedade de fatores, desde infeções bacterianas a parasitas intestinais e intolerância alimentar. Se não estiver atento, pode confundir fezes líquidas com urina. Certifique-se que observa sempre atentamente o que está a recolher ou utilize um par de luvas descartáveis para testar a textura.
Nem todas as fezes anormais são motivo de preocupação, mas requerem uma observação atenta. A PDSA afirma que é comum os gatos apresentarem diarreia depois de uma mudança na alimentação, por exemplo. Mas se este tipo de fezes persistir por mais de 24 horas ou for acompanhado de vómitos, letargia ou fezes com sangue, recomendam que leve o seu gato ao veterinário. É melhor prevenir.
Preparação de amostras de fezes
Em cada visita anual, o veterinário pedirá uma amostra de fezes para que o laboratório possa efetuar análises à matéria fecal. A melhor forma de recolher as amostras é em recipientes de plástico aprovados, que a clínica providencia. Mas também pode levantar um recipiente na clínica antes da consulta, ou comprar um online ou numa loja de artigos para animais. Não se esqueça: o laboratório vai precisar de uma amostra fresca, por isso é importante não recolher as fezes da caixa de areia até ao dia em que a irá deixar no veterinário. Depois de colocar a matéria fecal no recipiente de plástico aprovado para amostras, se possível, coloque-o no frigorífico e certifique-se de que regista a data e a hora da colheita para que o veterinário obtenha informações precisas.
Vários gatos, várias verificações
Se tiver mais do que um gato, não tem necessariamente de recolher uma amostra de cada animal individualmente, a menos que o seu veterinário lho peça especificamente. No entanto, se encontrar fezes com sangue, é provável que tenha de fazer uma patrulha à caixa de areia para determinar qual o gato que poderá estar com um problema de saúde. É claro que se um gato estiver doente, os outros também podem estar. Se notar um problema grave num gato, tente isolá-lo com a sua própria caixa de areia até poder levá-lo ao veterinário.
Acredite ou não, as fezes do seu gato podem dizer-lhe muito sobre o seu bem-estar. Observar as fezes na sua rotina diária durante a manutenção da caixa de areia, pode ajudar a manter o seu gato em boa forma e proporcionar-lhe um ambiente limpo e saudável.
Biografia da autora
Christine O'Brien
Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos de longa data, cujos gatos Azuis Russos são os reis da sua casa. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne