Fezes de gato: Um guia completo

Publicado por Christine O'Brien 
minutos de leitura

Como tutor de um gato, limpar a caixa de areia pode não ser uma das suas atividades favoritas (se for, temos muitas caixas de areia para si!) Mas sabia que verificar a cor e o formato das fezes do seu gato pode garantir que o seu melhor amigo se mantenha saudável?

A maioria dos gatos defeca pelo menos uma vez por dia, e as fezes são um ótimo indicador do estado de saúde do seu gatinho. Pode indicar se está com algum problema de saúde ou se o alimento que está a ingerir não é o adequado.

Saber qual é a aparência de umas “boas fezes”, pode garantir que está preparado para reconhecer quando as fezes do seu animal de companhia não estão normais.

Fezes de gato saudável vs. não saudável: O que procurar

Fezes saudáveis geralmente são maleáveis (como argila de moldar: não muito macia, nem muito dura) e tem uma forma semelhante ao chocolate Twix. Este é considerado a base de umas fezes saudáveis: Este é considerado o padrão-standard de umas fezes normais e saudáveis de gato. As fezes saudáveis apresentam uma cor castanha escura, mas não muito escura, pois se forem muito escuras pode significar a presença de sangue. Segundo a PetWave, se apresentarem uma cor muito clara pode indicar que existe um problema mais sério, nomeadamente uma doença hepática, por uma obstrução completa do ducto biliar.

Fezes pequenas e com uma consistência dura são consideradas anormais e prejudiciais à saúde do seu animal de companhia, pois pode ser um indicador que o seu gato está com uma obstipação. Este problema é considerado preocupante, na medida que pode indicar que o animal tem um problema de saúde grave, particularmente um problema neurológico ou metabólico ou uma obstrução do cólon, de acordo com o International Cat Care. Segundo o Wag!, o fato do seu gato estar obstipado também pode indicar que ele está desidratado. Se o seu gato apresentar fezes com consistência dura deve levá-lo a um veterinário com urgência.

Gato cinzento a dormir na ponta de um sofá de cabedal castanho.Deve ter em atenção, também, se as fezes estão moles ou líquidas. A diarreia do gato pode ter como causa vários motivos, desde infeções bacterianas, parasitas intestinais ou uma intolerância alimentar. Deve observar bem para não confundir urina com fezes líquidas. Verifique sempre a textura das fezes quando as apanhar ou utilize um par de luvas descartáveis para sentir a textura.

Nem todas as fezes anormais são motivo de alerta, mas requerem um maior cuidado. De acordo com o Cornell Feline Health Center, o seu gato pode ter diarreia por um dia ou dois após uma mudança de alimento ou uma grande viagem de carro. O Dr. Richard Goldstein do Cornell afirma que, se essas fezes persistirem por mais de dois dias ou existir outros sinais "falta de apetite, letargia ou vómitos", deve levar o seu gato ao veterinário imediatamente. Mais vale prevenir.

Preparação de amostras de fezes de gatos

Em cada visita anual, o seu veterinário irá solicitar uma amostra de fezes do gato para que o laboratório possa realizar exames para verificar se o seu animal de companhia se encontra saudável. As amostras devem ser recolhidas, preferencialmente, para um recipiente de plástico fornecido pelo veterinário. No entanto, se não tiver hipótese, deve recolher com um recipiente que tenha disponível, ou comprar on-line ou numa loja de produtos para animais de companhia. Deve lembrar-se: o laboratório precisará de uma amostra fresca, por isso é importante não recolher as fezes da caixa de areia até ao dia em que for ao veterinário. Depois de colocar a amostra no recipiente, deve apontar a data e a hora que recolheu para que o laboratório tenha todas informações essenciais.

Vários gatos, várias verificações

Se tem mais de um gato, não precisa de recolher necessariamente uma amostra de cada animal, a menos que o veterinário peça especificamente para fazê-lo. No entanto, se encontrar fezes com sangue, deve manter todos os seus gatos sob vigilância para determinar qual deles está com um problema. Obviamente, se um dos seus gatos está doente, os outros também podem estar. Se notar um problema sério com um dos gatos, tente isolá-lo com a sua própria caixa de areia até que possa levá-lo ao veterinário.

Acredite ou não, as fezes do seu gato podem dizer muito sobre o seu bem-estar. Deve verificar as fezes durante a manutenção das caixas de areia, diariamente, para garantir que os seus gatos estão saudáveis e que existe um ambiente limpo.

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe, professora de inglês e de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos também aparecem em "Fit Pregnancy", "What to Expect Word of Mom" e "Care.com", onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.