Caspa em gatos — Causas e Tratamento

minutos de tempo de leitura

Um gato cor de laranja é segurado nos braços do seu dono. O gato parece saudável e alerta

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Já reparou que o seu gato tem uma pele seca e escamosa que parece caspa? Um pouco de caspa é uma parte normal da descamação da pele, mas quando começa a tornar-se óbvia, pode ser que algo mais se esteja a passar.

Os gatos têm uma acumulação de caspa por duas razões principais. Pode acontecer que o seu gato tenha uma quantidade normal de caspa, mas não a esteja a eliminar. Em alternativa, podem ter uma quantidade anormal de caspa devido a uma causa subjacente. Vejamos por que razão isto pode estar a acontecer e o que pode fazer para o evitar.

Falta de cuidados de higiene normais

Os gatos são muito asseados e, normalmente, devem passar horas por dia a arranjarem-se e a manterem o pelo e a pele em perfeitas condições. Há dois fatores principais suscetíveis de impedir fisicamente a realização deste objetivo: a obesidade e a dor, derivada de artrite. Se o seu gato é obeso, o que infelizmente é muito comum hoje em dia, ele pode fisicamente não ser capaz de alcançar todos os lugares que precisa. Esta situação afeta mais frequentemente a zona traseira.

O efeito da dor crónica nos cuidados de higiene normais depende da zona do corpo afetada. À medida que os gatos envelhecem, muitos desenvolvem artrite em articulações como as da anca, dos cotovelos e dos ombros. Uma dor deste tipo dificulta as posições fantásticas a que estamos habituados a ver os nossos gatos chegar, pelo que a pele e o pelo morto acumula-se.

Causas subjacentes que produzem uma acumulação de caspa

  • Doença cutânea alérgica. Os gatos podem ser alérgicos a fatores ambientais (dermatite atópica), como pólen e plantas, e a certos ingredientes alimentares.

     

  • Parasitas. As pulgas e certos ácaros podem causar irritação e acumulação de caspa. Alguns ácaros também são contagiosos para os seres humanos, por isso esteja atento a sinais em si ou nas crianças.

  • As infeções cutâneas, quer bacterianas quer fúngicas, podem causar caspa.

  • Outros problemas médicos, como a doença renal ou o hipertiroidismo, podem provocar a deterioração do estado da pele e do pelo.

     

  • Desnutrição. Se um animal está mal nutrido, a pele é uma das primeiras coisas a sofrer.

O que deve fazer se o seu gato tiver caspa?

Talvez não seja necessário fazer nada, exceto cuidar mais do seu gato e ver se melhora. No entanto, deve contactar o seu veterinário se o seu gato:

  • Parece não estar bem ou o seu comportamento mudou.

  • Está a fazer uma higienização excessiva.

  • Coça-se muito ou parece ter comichão.

  • Está a ingerir mais água do que o habitual.

  • Tem obesidade.

  • Está a perder pelo ou tem crostas na pele.

  • Tem comichão na pele ao mesmo tempo que algum membro da família também tem, uma vez que algumas causas de caspa nos gatos podem ser contagiosas para os humanos.

O veterinário pode querer fazer alguns exames para descobrir a causa exata da caspa e recomendará um tratamento em função dos resultados. Pode ser que haja parasitas ou uma infeção que sejam fáceis de tratar, ou podem encontrar outra condição médica que precise de ser tratada. O seu veterinário pode também recomendar uma mudança de alimento para excluir uma alergia alimentar ou para ver se o seu gato beneficia de um alimento formulado para uma saúde ideal da pele e do pelo. Estes alimentos têm níveis elevados de óleos ómega e antioxidantes, e o equilíbrio mineral certo para uma excelente saúde da pele, bem como proteínas de excelente qualidade.

Resumindo, um pouco de caspa não é provavelmente nada de preocupante, mas se continuar ou se acumular, então uma visita ao veterinário é sempre uma boa ideia. É sempre melhor prevenir do que remediar.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA