Quando é que os gatos param de crescer? Guia de crescimento de gatos

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Receber um gatinho é sempre um momento de alegria e vê-lo desenvolver-se de uma bola de pelo desajeitada e muito fofinha para um lindo gato elegante é um dos verdadeiros prazeres da vida. Uma vez que muitos gatos mantêm o comportamento da juventude quando já são adultos, é possível que se questione: quando é que os gatos param de crescer e com que idade se considera que são adultos?

Quando é que os gatos são adultos?

Um dia, tem um gatinho a correr pela casa e quando dá por isso já tem um gato grande. Pode parecer que crescem de um dia para o outro, mas na verdade os gatos atravessam seis etapas de vida, como explica a International Cat Care através da iniciativa CatCare for Life. Uma forma de determinar quando o seu gato é adulto é confirmar em que etapa se insere:

  • Gatinho (0 – 6 meses)
  • Júnior (7 meses – 2 anos)
  • Adulto (3 anos – 6 anos)
  • Maturo (7 anos – 10 anos)
  • Sénior (11 anos – 14 anos)
  • Super sénior (mais de 15 anos)

À semelhança dos seres humanos, as fases de desenvolvimento dos gatinhos são contadas em semanas e meses até aos dois anos.

Com que idade os gatos param de crescer?

Com cerca de um ano, o seu gato já terá completado toda a sua fase de crescimento. Os gatos tornam-se adultos na passagem da etapa júnior para adulto. É como se o seu gato estivesse a entrar nos 20 anos, um jovem adulto cheio de energia e vivacidade.

Gato Maine Coon grande deitado num sofá cinzento.À medida que o seu gato atinge a idade adulta, o veterinário pode ajudar a determinar o peso ideal do gato e recomendar um plano de refeições para otimizar a sua saúde. Podem colaborar na alteração do plano, mediante as diferentes etapas da vida do gato. É importante marcar esta consulta para estabelecer as linhas de base, permitindo-lhe controlar o bem-estar do seu gato à medida que envelhece. Realizar check-ups regulares também lhe permite controlar o peso e a condição corporal do seu gato. Manter o seu gato em forma ao longo da vida ajuda-o a viver mais tempo e reduz o risco de contrair determinados problemas de saúde, tais como a diabetes.

Gatos com pedigree e gatos de raça indefinida

A grande maioria dos gatos são o que chamamos gatos domésticos de pelo curto ou de pelo longo, ou apenas de raça indefinida. São simplesmente gatos lindos e únicos sem uma raça em particular. Embora existam dezenas de raças de gato reconhecidas em todo o mundo, o tamanho não varia tanto como nas raças de cães. Em média, um gato pesa cerca de 4kg. O Maine Coon é a raça de gato maior, sendo que o macho pode pesar até 10kg e ter 40 cm de altura! No extremo da tabela, um gato da raça mais pequena, Singapura, pesa, no máximo, 3,5kg. Além de ser mais pequeno, o Singapura também se torna adulto mais tarde, com cerca de dois anos de idade.

Devido à consanguinidade, os gatos com pedigree têm maior tendência a desenvolver problemas de saúde do que os gatos comuns. Se optar por um gato com pedigree, certifique-se sempre de que pesquisa eventuais problemas que possam vir a ter e escolha sempre um criador que efetue todos os exames médicos adequados. Evite gatos com características corporais extremas, como nariz muito achatado, membros muito pequenos ou ausência de pelo. Estes gatos podem ter uma qualidade de vida muito baixa devido às suas características físicas.

Se criar o seu gato desde que ele era gatinho ou júnior, terá uma boa ideia do seu temperamento e das suas necessidades sociais e emocionais. Também saberá onde mais gosta de dormir e qual é o seu brinquedo favorito. À medida que o seu companheiro cresce, deve também assegurar um plano alimentar bem equilibrado e nutritivo, formulado de acordo com a idade, para que obtenha todos os nutrientes e vitaminas de que necessita. O veterinário pode ajudar a decidir qual é o alimento mais adequado ao longo de todas as fascinantes etapas de vida do seu gato.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine Brovelli-O'Brien, doutorada, é uma escritora premiada, editora e tutora de gatos de longa data. É membro profissional da Cat Writers' Association (CWA) e escreveu para empresas e organizações líderes da indústria, incluindo What to expecting When You're Waiting e NIU STEM Read. Encontre-a e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien

  

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS