
Animal de companhia sozinho em casa: o efeito do regresso às aulas no seu animal de companhia
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Se tiver filhos a regressar à escola, certifique-se de que faz uma pausa entre organizar as idas e voltas da escola, e a compra do material escolar para pensar em como a nova rotina afetará os seus animais de companhia. Depois de um verão inteiro a usufruir da presença dos seus filhos e de bastante tempo em família, é provável que o seu cão fique perturbado por ficar subitamente sozinho em casa, mas ele não é o único. Embora a maior parte dos gatos fiquem bastante felizes por relaxar sozinhos, alguns reparam no súbito vazio e podem sentir-se um pouco tristes. Leia estas dicas para ajudar os animais de companhia a lidar com o novo ano escolar.
Ansiedade de separação
Os cães estão particularmente expostos ao risco de desenvolver ansiedade de separação no regresso às aulas. Este é um problema que pode ser caracterizado por qualquer um ou todos os sinais que se seguem:
Nervosismo quando o tutor ou outro membro da família estão prestes a sair.
Escavar e arranhar na tentativa de fugir.
Uivar muito.
Mastigação destrutiva.
Descuido ao fazer as necessidades.
Alterações de humor.
Uma grande alteração da rotina familiar é um potencial desencadeador deste problema, assim como deixar subitamente o cão em casa sozinho depois de este se habituar à companhia constante de pessoas.
Embora os gatos saudáveis e bem ajustados tenham menos tendência para a ansiedade de separação nestas circunstâncias, alguns gatos podem ser vulneráveis ao problema. Os gatos com maior risco são os que têm um histórico de abandono, trauma, violência ou vários tutores. Os gatos ou gatinhos com um laço especialmente forte com os seus filhos também podem estar em risco quando a sua pessoa preferida desaparece durante horas seguidas. Nos gatos, a ansiedade de separação manifesta-se frequentemente por tremores, ausências, esconder-se e tentar fugir, perda de apetite, alterações de humor e problemas de estômago, que podem provocar diarreia.
Mais vale prevenir do que remediar
De acordo com a Association of Pet Behaviour Counsellors (APBC), pode ajudar os seus animais de companhia a evitar a ansiedade de separação no geral ajudando-os a habituarem-se a ausências curtas. A ideia é fazer com que o seu animal de companhia se sinta confortável com a ideia da sua ausência e prolongar gradualmente as ausências.
Os animais de companhia, principalmente os cães, tendem a focar-se no estado emocional dos seus tutores, pelo que é importante manter a calma e não valorizar demais as saídas, as despedidas ou os regressos a casa. O melhor é que o cão tenha o máximo de liberdade possível na ausência do tutor, mas caso se preocupe que o seu cão tenha um comportamento destrutivo ou suje a casa, tente encontrar uma forma de lhe dar espaço num local seguro onde não haja objetos de valor que ele possa destruir.
Todos os animais têm de ficar sozinhos às vezes, pelo que o melhor é habituá-los desde cedo. Em períodos como as férias de verão, onde os animais de companhia podem ter muito mais interação com a família, tente manter uma semelhante à dos dias em que está ausente. Certifique-se de que o deixa sozinho algumas vezes e de que as ausências começam a ocorrer com maior frequência e duração à medida que se aproxima o regresso às aulas.
Lembre-se que os animais de companhia também precisam de tempo para si. Os seus animais de companhia devem ter sempre um local seguro e tranquilo para estarem sozinhos e onde não sejam perturbados por si, pelos seus filhos ou pelos outros companheiros.
Ajudar os animais de companhia a lidar com o problema
Também pode usar brinquedos e biscoitos para distrair o seu animal de companhia na sua ausência. Pode dar ao seu cão um comedouro tipo puzzle com os seus biscoitos favoritos para o manter ocupado na primeira meia hora da sua ausência. Os gatos também podem beneficiar de brinquedos para os distrair e entreter na ausência da família. Esconder alimento seco para gatos pela casa é uma excelente forma de os manter ocupados e distraídos.
Não valorize demais a chegada a casa. Não deve ignorar o seu cão porque isso será frustrante para ele, mas um simples e calmo "olá" e alguns carinhos são suficientes. Leve-os para o jardim ou chame-os calmamente para se sentarem consigo noutra divisão. Quanto mais calma tiver e mais normal for o seu comportamento, mais o seu cão reproduzirá o seu estado relaxado. Também é muito importante proporcionar-lhe muito exercício regular, o que o ajudará a manter-se calmo e relaxado ao longo do dia.
Se seguir estas dicas e o seu animal de companhia ainda demonstrar ansiedade ou depressão quando a nova rotina se iniciar, converse com o veterinário. Quanto mais cedo procurar bons conselhos sobre comportamento, melhor será para si e para o seu animal de companhia. É importante consultar um especialista em comportamento animal, sendo que o veterinário poderá orientá-lo se não for possível lidar diretamente com o problema. Esperamos que ao prestar atenção ao estado emocional dos seus animais de companhia enquanto prepara o novo ano escolar, toda a família faça uma transição suave para a nova rotina, incluindo os membros da família com quatro patas.
Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus
Jean Marie Bauhaus é tutora de animais de companhia, blogger e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde normalmente escreve sob a supervisão dos seus patudos.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS