5 dicas para ajudar a treinar o seu cachorro

Publicado por Erin Ollila
minutos de leitura

Trazer um novo cachorro para casa é um momento emocionante para ambos, mas ensinar o seu animal de companhia, que comportamentos são corretos pode ser uma tarefa complexa!

Antes de começar, considere tudo o que quer que o seu cão saiba. O treino deve inclui ensinar o seu cachorro as competências de vida de que precisa para se tornar num bom cidadão canino. Os comandos básicos para tornar as vossas vidas mais simples irão incluir coisas como "senta,""deita,""pata,""fica," ou "anda." Também pode querer controlar ou diminuir o ladrar e ganir do seu cachorro, mas lembre-se que esta é uma das formas de comunicação do seu cachorro. É mais importante compreender e satisfazer as necessidades do seu cachorro, de forma a que não sinta a necessidade de recorrer a ladrar ou ganir. Outros comportamentos que é importante ensinar aos cachorros inclui o treino para fazer as necessidades, andar corretamente na rua de trela, permanecer calmo e relaxado e não pedir alimentos ou saltar para as bancadas. Aqui estão algumas dicas para o ajudar na sua jornada.

1. Inscreva-o em aulas de treino para cachorros

O período de socialização nos cachorros é entre as 4-16 semanas, por isso quando recebe o seu cachorro às oito semanas de idade, não tem muito tempo para aproveitar esta importante fase do desenvolvimento. Considere inscrever o animal numa aula profissional para cachorros para aproveitar ao máximo este período. Isto também irá dar ao cachorro a oportunidade de socializar com outros cães e humanos e ajudar a prevenir problemas com agressividade ou ansiedade. A RSPCA recomenda observar uma aula em primeiro lugar e procurar sinais positivos, como um ambiente calmo, uma dimensão pequena da aula, o treino com base na recompensa e métodos de treino adaptados a cada cão. Também pode pedir ao seu veterinário que recomende aulas na sua área.

2. Treino com recompensas

Os novos cachorros são extremamente motivados por recompensas como biscoitos, brinquedos e afeto físico. Um programa de treino com base na recompensa é uma excelente forma de ajudar o seu cachorro a desenvolver as competências de vida necessárias de que precisam. No entanto, deve ter em consideração que demasiados biscoitos podem causar o aumento de peso. Certifique-se de que utiliza biscoitos muito pequenos e que reduz lentamente a frequência dos biscoitos, à medida que o seu cachorro for aprendendo os comandos verbais. Utilize muitos elogios verbais para reforçar o bom comportamento e reforçar a vossa ligação.

3. A consistência cria o hábito

Quando tem um novo cão, é importante começar o treino assim que chega. É uma excelente forma de se conhecerem e ajuda a estabelecer bons hábitos no vosso novo espaço de convivência partilhado. Quando treinar o seu cachorro para fazer as necessidades, o aspeto mais importante é a consistência. Os cães são animais de hábito. Por isso, quanto maior consistência tiverem, mais simples será para aprenderem. Quando é consistente, claro e atencioso no seu treino, ajudará o seu cachorro a aproveitar da aprendizagem e a criar confiança. 

4. Consulte um profissional

Se não tiver a certeza sobre como treinar um cachorro sozinho, contacte um especialista que lhe pode dar algumas dicas de treino importantes. Certifique-se de que o treinador que está a educar o seu novo cachorro tem credenciais fiáveis e uma filosofia de treino com base na ciência atualizada.

5. Divirta-se e seja paciente com o seu cachorro

O aspeto mais importante a ter em consideração durante o treino do seu amigo de quatro patas é ser paciente e positivo. O seu cachorro está a aprender tantas coisas novas sobre o mundo, que pode ser difícil para ele lembrar-se de tudo. A PDSA salienta que repreender ou utilizar a punição pode ser confuso para o cachorro e pode até reforçar comportamentos negativos, por isso, é melhor não se focar nos erros de todo. Ser compreensivo, calmo e motivador é uma forma muito melhor de os ensinar a seguir as regras. 

Treinar um novo cão pode ser desafiante, mas com alguma paciência e uma atitude positiva, pode ser uma altura maravilhosa nas vossas vidas!

Biografia da autora

Imagem da biografia da colaboradora Erin Ollila

Erin Ollila

 

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de companhia que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. A sua escrita pode ser encontrada na Internet e nas livrarias e inclui entrevistas, escrita-fantasma, publicações em blogues e jornalismo literário. Erin é uma entendida em SEO e em tudo o que diz respeito a redes sociais. Graduou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita criativa. Siga-a no Instagram @ErinOllila ou obtenha mais informações em http://erinollila.com.

 

Revisto pelo Dr. Aileen Pypers

 

 

 

Artigos relacionados