Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Nem sempre é fácil saber quando dar banho ao seu cão. Com tantos tipos de cães, estilos de vida e necessidades de saúde diferentes, não existe uma resposta única. Continue a ler para obter orientações que ajudam a determinar quando, se necessário, deve lavar ou dar banho ao seu cão.
Com que frequência devo dar banho ao meu cão? Aspetos a considerar
De um modo geral, um cão saudável com um pelo curto a médio e sem problemas de pele não precisa de tomar banho com muita frequência, ou até nunca. A maior parte das vezes, dar banho ao cão é mais benéfico para os tutores do que para os próprios cães. Todos sabemos que alguns dos nossos companheiros caninos adoram rebolar na lama!
Mas, em alguns casos, o cão pode precisar de tomar banho com maior frequência. Alguns exemplos:
Cães que adoram lama! Há cães que quase se recusam a colocar uma pata no exterior quando está a chover. No entanto, há outros que parecem ser irresistivelmente atraídos para lama, poças de água e valetas! Para estes cães, por vezes basta uma lavagem rápida com a mangueira no jardim. Noutros casos, especialmente se tiverem encontrado uma valeta particularmente mal cheirosa ou algo muito pegajoso para rebolar, o uso de um champô pode ser indispensável.
Problemas de pele, como seborreia (pele oleosa) Infelizmente, alguns cães são afetados por vários problemas de pele. Alguns destes problemas respondem muito bem a champôs de tratamento, semelhantes aos usados pelos seres humanos, por exemplo, um champô anticaspa. O veterinário informa com que frequência e durante quanto tempo estes devem ser usados.
Infeções fúngicas Como mencionado, por vezes, é necessário usar champôs de tratamento para resolver o problema.
Parasitas Não são tão comuns atualmente, graças às pipetas de tratamento, mas, por vezes, as lavagens tópicas desparasitantes são uma excelente solução para os parasitas mais irritantes. Apenas utilize estes produtos sob supervisão do veterinário e nunca em espécies que não as indicadas na embalagem.
Que frequência é excessiva?
Se não tiver a certeza de que o seu cão precisa de um banho, o mais provável é que não precise! Os banhos em excesso podem mesmo prejudicar o seu animal de companhia. Ao dar banho ao seu cão com muita frequência, estará a retirar os seus óleos naturais, necessários para manter um pelo e uma pele saudáveis.
Se não tiver a certeza se deve dar banho ao seu cão, pergunte ao veterinário. Ao considerar a raça, a saúde e o estilo de vida do cão, o veterinário poderá oferecer orientações personalizadas para ajudar a manter o cão limpo e saudável.
Biografia da autora
Jean Marie Bauhaus
Jean Marie Bauhaus é uma autora de ficção, escritora e editora freelancer que mora em Tulsa, Oklahoma. Ela escreve frequentemente sobre animais de companhia e a saúde animal no escritório da sua casa, juntamente com os seus melhores amigos.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS