Transformar um cão aborrecido em divertido com 6 jogos

Publicado por Erin Ollila
minutos de leitura

Está preocupado que o seu cão esteja aborrecido? Os cães são animais energéticos por natureza, com um grande desejo de brincar e socializar. Quando ficam muito tempo quietos, os cães ficam aborrecidos e um cão parado é um cão infeliz. Reconhecer o aborrecimento do seu cão é uma parte importante de cuidar dele, e brincar com ele é a melhor forma de recuperar essa energia.

Promova o enriquecimento ambiental

Estimular o animal de companhia é importante e muitas vezes este tema é esqeucido excepto pelas pessoas que trabalham num jardim zoológico. Criar um ambiente estimulante nos jardins zoológicos é designado de "enriquecimento", e os cães também precisam desse ambiente em casa.

O Instituto Smithsonian de Biologia da Conservação afirma que "o enriquecimento inclui o design de cercas estimulantes e naturalistas, a organização de grupos sociais em jardins zoológicos e a introdução de objetos, sons, cheiros ou outros estímulos no ambiente animal. Enriquecimento ambiental" é tão crítico para o bem-estar dos animais que habitam num jardim zoológico quanto a nutrição e a medicina veterinária. No Jardim Zoológico Nacional, o enriquecimento é parte integrante do cuidado diário das espécies do nosso centro"

Introduz novos estímulos ao seu cão em casa? Que tal mudar um pouco os jogos de sempre? Até cães ativos podem ficar aborrecidos se a sua rotina se mantiver repetitiva. Aqui estão cinco sinais de alerta que o seu cão pode estar aborrecido e uma lista de jogos que pode implementar para torná-lo ativo novamente.

Sinais de que um cão está aborrecido e jogos para mantê-lo entretido e ativo

Ladrar mais

Se notou que o seu cão ladra mais frequentemente do que o normal, é muito provável que esteja aborrecido. Ladrar demais é uma das formas do seu cão chamar a atenção, mesmo que não esteja a ladrar para si. Pense nisso como uma forma de "teatro" que os cães fazem.

Treinar é uma ótima forma de brincar com o seu cão. Pode pensar que o seu cão não gosta que lhe ensine coisas, mas isso não é verdade. Os cães gostam de estar ocupados e gostam de ter sempre alguma coisa para fazer. Então dê ao seu cão "mini missões". Primeiro, ensine-o a ficar quieto. Quando estiver nessa posição lance um brinquedo para o chão. Após alguns segundos de espera, dê instruções com termos que lhe sejam familiares (como "já" ou "agora"). Depois de apanhar o brinquedo, peça para lhe devolver. Faça este treino várias vezes, e pouco a pouco o seu cão aborrecido tornar-se-á num cão divertido.

Morder mais

Cães aborrecidos tendem a ser destrutivos. Se o seu cão era muito calmo e de repente começa a roer o sofá, os sapatos ou qualquer outra coisa, é hora de agir para parar esse comportamento antes que se torne regular.

O “empurrar e puxar” é o jogo ideal para os cães que gostam de ter sempre algo na boca. No entanto, antes de jogar qualquer jogo que envolva morder ou mastigar, ensine o seu cão o que pode ou não morder.

Além disso, os jogos que tenham alimentos associados são ótimos e poderá utilizar os dental sticks, desde que tenha cuidado com as quantidades que fornece ao seu animal de companhia. Existem muitas formas de utilizar os alimentos para brincar com o seu cão. Primeiro, pode comprar um comedouro quebra-cabeças para que o seu cão brinque e se esforce para conseguir os biscoitos. Além disso, tente esconder pequenas porções de alimento ou croquetes na sala da sua casa e posteriormente brinque com o seu cão para tentar encontrá-los como se fosse um detetive ou uma caça ao tesouro. Se encontrar, ganha estes miminhos!

Andar em círculos

Jack Russell terrier chases tail from an overhead view.

De repente o seu cão começou a perseguir a sua cauda? Já viu o seu cão a andar em círculos na sua sala? Pode ser porque tem muita energia para gastar.

O exercício é a melhor forma de brincar com um cão que tem elevados níveis de energia. Brinquedos como um disco ou uma bola são ideais para este tipo de situações. Outras formas de gastar energia são longos passeios ou, se não for possível, corridas rápidas no corredor da sua casa. Enquanto o seu cão estiver ativo, qualquer jogo que exija atividade física ajudará.

Chorar

Como os bebés e as crianças, os cães choram quando querem chamar a atenção. E, tal como as crianças, pode ser bastante perturbador e desagradável. Antes de qualquer coisa, pare por um momento e analise a situação. Sim, ver um cão a chorar é frustrante, mas por que razão é que o seu cão chora? É simples: precisa de si. Quando a sua perspetiva muda, o chorar do seu melhor amigo parece menos desagradável, e fará tudo para aliviar o sofrimento do seu cão.

Esse é o lado bom do seu cão chorar - tudo o que fizer a brincar irá diverti-lo. Por exemplo, o esconde-esconde é um jogo muito divertido. Se tem filhos, incentive-os a participar nas brincadeiras. Esconda-se e incentive o seu cão a procurá-lo.

Perseguir

Sabia que era popular, mas não ao ponto do seu cão o perseguir durante a noite toda. O seu cão quer ser o seu companheiro. Os cães são animais de grupo e vêem-no como o seu líder. Isso significa que o seu cão o seguirá até que lhe dê outra coisa para fazer.

Porque não tentar jogar o jogo "Simon Says" com o seu cão que o persegue dia todo? Coloque-se numa zona da sua sala e ensine-lhe a ficar quieto. Posteriormente vá para outra zona da sala e dê-lhe uma outra ordem. A mais fácil seria "sentar" ou “deitar", mas se quiser dificultar, tente chamá-lo, e no meio do caminho, diga "quieto" para parar. Assim como nos outros jogos, não se esqueça de recompensá-lo quando ele obedecer. Se o seu cão não cumprir a ordem, volte ao início.

Alguns dos comportamentos acima descritos também podem ser sinais de problemas de saúde. Portanto, se está preocupado que esse seja o caso do seu cão, dirija-se ao seu veterinário. Se não tiver tempo para brincar com o seu cão, verifique se tem brinquedos que possam mantê-lo ocupado. Embora nem sempre seja necessário ter um brinquedo novo regularmente, é melhor alterná-lo, ocultando-o para que até os brinquedos antigos pareçam ser novos depois de algum tempo.

E lembre-se, que a forma mais fácil de evitar que o seu cão fique aborrecido é mantê-lo ocupado. Passeie e brinque regularmente com o seu cão para mantê-lo feliz e contente, e assim poderá também desfrutar da sua companhia.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de companhia, que acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na internet como em diversas obras literárias. Veja o seu Twitter @ReinventingErin ou a sua página de internet http://erinollila.com.