Qual o melhor alimento para cães de raça pequena?

minutos de tempo de leitura

Um pequeno cão branco levanta-se sobre as patas traseiras enquanto um comedouro de alimento seco é colocado à sua frente. O cão parece feliz e entusiasmado, com olhos brilhantes e a boca aberta

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Antes de pensarmos no melhor alimento para cães de raça pequena, qual o significado de ser um cão de "raça pequena"? Os cães de raça pequena são geralmente aqueles que não pesam mais de 12kg a 15 kg, quando são adultos. Estes são alguns exemplos de raças que são consideradas pequenas: Jack Russel Terrier, Yorkshire Terrier, Lhasa Apso e Cocker Spaniel. Por vezes, também chamamos às raças mais pequenas raça miniatura ou raça toy, como o Chihuahua e o Pomeranian. 

No que diz respeito à alimentação, todos estes cães podem ser considerados parte do mesmo grupo: pequena e mini. Mas no final cães são sempre cães. Porquê alimentá-los de forma diferente? Bem, quando pensamos na diferença de tamanho, peso, metabolismo e esperança média de vida de um Irish Wolfhound, por exemplo, em comparação com um dos cães de raça mini que mencionámos, é normal que existam algumas diferenças.

Principais diferenças entre cães de raça pequena e mini em comparação com os de raça grande

  • Maior esperança média de vida. Em geral, os cães de raça pequena tendem a viver mais tempo do que os de raça grande. Por este motivo, beneficiam de níveis mais elevados de antioxidantes que ajudam a combater o desgaste e o envelhecimento celular.

  • Metabolismos mais rápidos. Os cães de raça pequena têm uma taxa metabólica mais elevada do que os cães de raça grande. Perdem calor mais rapidamente e queimam mais calorias por quilo de peso corporal. Isto significa que, por vezes, têm dificuldade em manter o peso.

  •  

  • Podem ficar mais facilmente stressados do que as raças grandes. Se for muito pequeno, pode imaginar que o mundo, os animais e os seres humanos que nele vivem podem parecer um pouco assustadores.

  • Crescimento e necessidades nutricionais. Cães de raça grande e gigante precisam de crescer e amadurecer mais lentamente do que os cães de raça pequena. Por este motivo, os dois grupos necessitam de equilíbrios minerais ligeiramente diferentes para que o seu esqueleto e os seus músculos cresçam de forma saudável e mantenham-se em forma.

  • Bocas pequenas. Pode parecer óbvio, mas alguns cães de raça pequena têm bocas muito pequenas e precisam de um croquete com um tamanho diferente em comparação com cães de raça grande.

Qual o melhor alimento para um cão de raça pequena ou mini?

Não existe uma resposta única para esta questão, porque depende dos gostos do seu cão e se prefere alimentá-lo com um alimento húmido, seco ou uma combinação de ambos. É apenas obrigatório que o alimento do seu cão de raça pequena seja completo e equilibrado. Isto significa que tem todos os nutrientes, nas quantidades corretas, para a etapa de vida do seu cão. Se gosta de oferecer uma combinação de alimento húmido com seco, sendo que muitos cães de raça pequena adoram, certifique-se apenas de que ambas as fórmulas são completas e equilibradas e, em seguida, pode alimentar a quantidade certa de cada um.

Devido às suas necessidades energéticas mais elevadas e aos seus dentes mais pequenos, fale com o seu veterinário sobre as opções que podem ser adequadas para o seu cão e qual a quantidade adequada de alimento. É muito importante manter os cães em forma ao longo da vida, mas pode achar que várias pequenas refeições por dia são mais adequadas para o seu cão de raça pequena do que uma ou duas grandes, ajudando-o a manter o seu peso.

Como referimos, os cães de raça pequena costumam ser um pouco mais stressados. Desde o início, fale com o seu veterinário ou com a equipa clínica sobre como escolher um cachorro mais calmo e bem ajustado e sobre como socializá-lo e habituá-lo ao grande mundo que o rodeia. Isto deve ser feito de uma forma positiva e paciente. Se tiver um cão que ache a vida um pouco stressante, existem alimentos disponíveis para cães de raça pequena que têm ingredientes naturais que comprovadamente reduzem a ansiedade e ajudam a controlar os sinais de stress. Alimentar o seu cão com os alimentos corretos e mantê-lo em forma irá fazer com que tenham uma longa e bela amizade.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA