Checklist para um tutor de cão dedicado

$authorText
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Considere a fonte

Se procura um novo cão, certifique-se de que apenas o obtém através de um criador responsável. A RSPCA tem boas sugestões sobre o que procurar num criador. Peça sempre ao criador que estabeleça e assine um contrato relativo ao cachorro. Isso ajuda a assegurar que o criador fez tudo para garantir a saúde do animal. Se o criador se recusar a assinar, afaste-se dele. 

Antes de se dirigir a um criador, considere sempre adotar um cão de qualquer idade através de uma associação fidedigna, como por exemplo a Blue Cross. Há centenas de cães amorosos de todas as idades em centros de adoção, à espera de um tutor que os trate bem, por isso, pondere cuidadosamente as suas opções antes de escolher o seu próximo membro da família com quatro patas!

Treine o seu cão!

É evidente que os animais devidamente treinados e socializados são companheiros melhores e mais felizes. Há uma grande variedade de organizações que oferecem aulas de treino e socialização para cães, por isso, certifique-se de que o seu cão recebe uma educação avançada! Até um cão mais velho pode aprender novos truques. Com os conhecimentos adequados, o cão será um melhor amigo e mais bem comportado em todas as situações. Poder confiar no comportamento adequado do seu cão tornará todas as interações mais divertidas para os dois. 

Certifique-se de que as aulas de treino são sempre baseadas em recompensas. O treino baseado na punição ainda é comum, mas arruína a amizade com o seu cão.

Atue em caso de emergência

Esperemos que nunca tenha de as colocar em prática, mas é essencial conhecer as técnicas de primeiros socorros para cães em caso de acidente ou doença súbita. Várias organizações, tais como a Blue Cross, oferecem imensas informações úteis online para começar. Experimente uma pesquisa simples com as palavras-chave "primeiros socorros para cães" ou "primeiros socorros para animais de companhia". Também encontrará dezenas de livros e aplicações sobre primeiros socorros para cães. 

Em caso de emergência, é essencial levar imediatamente o seu cão ao veterinário, uma vez que nada substitui o cuidado prático e profissional de um cirurgião veterinário qualificado e experiente. 

É igualmente importante ter em curso um plano de cuidado do seu cão no caso de ficar doente ou incapaz de cuidar dele temporariamente. Designe um amigo de confiança como cuidador do seu cão em caso de emergência.

Esterilizar ou não esterilizar?

Converse com o veterinário para determinar se a esterilização é a solução certa para o seu cão. Considere cuidadosamente todos os elementos da questão e escolha o que melhor se adequa ao seu animal de companhia. Os centros de adoção de animais costumam estar cheios de animais abandonados à espera de serem adotados por tutores que os tratem bem, por isso, se optar por não castrar ou esterilizar o seu cão, terá de ser extremamente vigilante para não contribuir para o elevado número anual de nascimentos não planeados.


Mantenha-o em movimento!

Ao promover a atividade do seu cão não só o manterá entretido e exercitado – e com menor probabilidade de fazer asneiras – como também ajudará ambos a estabelecerem um vínculo muito mais forte. O seu cão ficará feliz com a atenção e poderão ambos manter a forma! 

Os cães precisam de dar dois ou três passeios todos os dias, independentemente do tempo, a não ser que o veterinário não concorde, por motivos médicos. Lembre-se de que os cães podem não gostar de desporto, tal como nós, como por exemplo correr ao lado de uma bicicleta. Os cães adoram e precisam de ter muito tempo para cheirar e explorar os aromas e a natureza. Se encontrar espaços verdes e parques para os deixar explorar e brincar, os cães ficarão imensamente felizes.

Ofereça o alimento certo

Pergunte ao seu veterinário qual é o melhor alimento para oferecer ao seu cachorro ou cão. Tem de considerar atentamente a idade, o estilo de vida, a raça e a atividade geral do seu cão antes de escolher o alimento. Os cachorros de raça grande e pequena têm diferentes necessidades durante o crescimento e envelhecimento, pelo que os cachorros não devem ser alimentados com alimento para cães adultos. Corresponda corretamente às necessidades individuais do seu cão ao longo da vida, oferecendo-lhe a nutrição de que necessita em cada fase.

Preste atenção à cintura

Ajudar o seu cão a evitar o excesso de peso é uma das melhores coisas que pode fazer para promover a sua saúde física e emocional. Os cães obesos ou com excesso de peso podem ter uma menor esperança de vida do que os seus companheiros com um peso saudável e têm também uma qualidade de vida reduzida. Manter o seu cão com o peso ideal ajudará a mantê-lo ativo e saudável durante mais tempo, e fará com que possa participar mais na diversão em família. Se o seu cão já tiver algum peso a mais, ajude-o a perdê-lo recorrendo ao veterinário para saber qual é o melhor alimento para uma perda de peso segura e eficaz.

Há muitas formas de ser um tutor de cão atento, estes são apenas alguns exemplos de ações que fazem de si um tutor dedicado e responsável.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados