Dicas para deixar o seu novo cão sozinho em casa

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Trazer um novo cão para casa implica algumas mudanças. É de esperar que o seu companheiro esteja muito feliz, rodeado de muito amor e atenção da sua nova família.

Mas à medida que a manhã de segunda-feira aproxima-se, a ansiedade começa a aumentar. O trabalho e a escola podem fazer com que tenha de deixar o seu novo cão em casa durante algumas horas (a não ser que seja dos poucos felizardos a poder levar o seu cão para o emprego). Então, como pode garantir que o seu cão permanece em segurança e feliz quando está ausente?

Treine o seu cão para ir para a casota

A casota, quando utilizada corretamente, é uma excelente ferramenta para treinar um cão, mas também pode ser o lugar onde o seu cão permanece quando está em casa sozinho - um refúgio e um lugar para dormir relaxadamente. Embora a casota possa ser uma boa opção para uma parte de um típico dia de trabalho, das 9h às 18h, é importante ter cuidado para não exagerar. Lembre-se que se o seu cão tiver estado na casota toda a noite, também não deve deixá-lo lá enfiado o dia todo. As casotas podem ser uma ferramenta valiosa, mas se reparar que o seu cão evita estar na casota quando a porta está aberta, ou deixa de lá entrar voluntariamente, deve reconsiderar como e porquê a está a utilizar.

Compre uma câmara

As câmaras interiores, que pode monitorizar através do telefone, são excelentes ferramentas para ver se está tudo bem com o seu cão se estiver preocupado por ele estar sozinho em casa. Há muitas opções disponíveis no mercado que lhe permitem ver e ouvir o seu cão e podem alertá-lo de atividades ou ruídos para uma verificação rápida.

Designe uma zona à prova de cão

Se tiver de deixar o seu cão em casa todo o dia, pense em tornar uma pequena divisão da casa à prova de cão, que possa ser isolada do resto da casa. A Blue Cross indica vários pontos que os tutores devem ter em conta para tornar uma divisão à prova de cão:

  • Desligue os aparelhos elétricos e esconda fios e cabos.
  • Guarde os produtos químicos perigosos, tais como produtos de limpeza e medicamentos. 
  • Mantenha determinados alimentos fora do alcance do cão.
  • Mantenha cadeiras e outras peças de mobiliário afastadas de mesas ou bancadas para evitar que o cão trepe.

Basicamente, livre-se de tudo o que seja possível o seu cão entrar na sua ausência e esconda todos os objetos que possam ser mastigados ou engolidos, tais como sapatos ou moedas.

Uma boa divisão deve ter um chão fácil de limpar, como por exemplo de tijoleira. Estabeleça espaços específicos para dormir e brincar. Deixe água e brinquedos para que o cão não se aborreça e coloque jornais ou tapetes absorventes no chão, para prevenir acidentes. Se o seu novo cão for cachorro, é certo que os acidentes vão acontecer.

Habitue o seu novo cão a estar sozinho

Deixe o seu cão sozinho na divisão durante alguns minutos de cada vez até que se habitue à ideia e depois aumente lentamente a quantidade de tempo em que está sozinho. À medida que o cão se começa a adaptar à divisão e o tutor se sente confortável com o comportamento, pode começar a expandir o acesso a outras divisões da casa. Um bom teste é, por exemplo, ausentar-se durante 30 a 60 minutos apenas, como por exemplo ir ao supermercado. Se o cão conseguir manter um bom comportamento numa área ampla durante um curto período de tempo, também pode aumentar gradualmente o tempo durante o qual ele possa andar pela casa na sua ausência até chegar a um dia de trabalho completo.

Ofereça divertimento suficiente

Certifique-se de que oferece muitos elementos para manter o seu novo cão feliz e ocupado. Brinquedos dispensadores de alimentos adequados e brinquedos para roer podem manter o seu cão ocupado durante algum tempo em que permanece acordado na sua ausência. Certifique-se de que tudo o que deixar ao seu cão é seguro e esteja atento nas primeiras vezes para ter a certeza que este não vai destruir os objetos e engolir peças.

Tutor e Labrador a passear pela cidade sob um fundo desfocado

Considere o serviço de passeio com cães

Um passeio durante o dia é mais do que um bom exercício para o seu cão. Um bom passeio também pode estimular o seu cão a envolver todos os sentidos, ajudando-o a socializar com outros animais e seres humanos, e acelerar o processo de treino em casa. Além disso, o passeio cansa-o, o que pode fazer com que seja menos provável que roa ou tenha outros comportamentos destrutivos enquanto espera que regresse a casa. Se tiver crianças em casa nas férias de verão e estas tiverem idade suficiente para passear com o cão, essa é uma excelente forma de reforçar o vínculo. É também uma excelente forma de o tirar de casa para praticarem algum exercício.

Inscreva o seu cão numa creche para cães

Uma creche para cães de qualidade é uma ótima oportunidade de libertar energia. Geralmente, as creches deixam os cães andar e brincar à vontade, oferecem atividades e jogos, e têm colaboradores que podem dar muito amor e atenção ao seu cão. Uma creche para cães também pode ser uma boa opção para famílias com vidas atarefadas, pessoas idosas ou todas as pessoas que não tenham tempo ou capacidade de proporcionar ao cão o exercício ou o tempo de que necessita. 

A Blue Cross recomenda considerar os seguintes aspetos antes de escolher uma creche:

  • Tem formação profissional em comportamento canino, primeiros socorros e outros aspetos importantes de cuidado de cães?
  • Dispõe das licenças e dos seguros necessários? 
  • Onde é que o seu cão vai brincar, exercitar-se e descansar?
  • Quantos mais cães estarão presentes e por quantas pessoas serão supervisionados?
  • A creche está equipada para tratar das necessidades especiais que o seu cão possa ter devido à idade, saúde, etc.?

Certifique-se de que lê testemunhos ou pergunte a amigos e familiares sobre creches de qualidade para o seu cão e vá conhecer as instalações antes de lá deixá-lo. A parte boa de uma creche para cães é que não tem de levar o seu cão todos os dias, o que poderia ser dispendioso. Um ou dois dias na creche ajudará o seu cão a fazer exercício e a socializar com outros cães.

Tire uma folga

A licença de "pata(rnidade)" é um novo conceito que se está a popularizar no Reino Unido, segundo o jornal The Independent. Converse com o seu chefe para confirmar se pode tirar alguns dias de licença, trabalhar em teletrabalho ou alargar o horário de almoço em meia hora para poder ir a casa levar o seu cão a passear a meio do dia. Adotar um novo cão (cachorro ou não) é uma grande responsabilidade. Só deve fazê-lo quando souber que toda a família terá tempo para dar-lhe atenção, para o treinar e ajudar no seu desenvolvimento.

Trazer um novo animal de companhia para casa exige muito tempo, amor e dedicação, e é impossível explicar ao seu companheiro favorito que tem de ir trabalhar. Mas ao considerar algumas opções e implementar um plano, pode evitar o stress e a culpa que sente quando tem de deixar o seu cão sozinho. Se serve de consolo, a ausência torna o tempo que de facto passam juntos ainda mais especial.

Biografia da autora

Kara Murphy

Kara Murphy

Kara Murphy é uma escritora freelance e tutora de animais de companhia que vive em Erie, Pa. Tem uma goldendoodle chamada Maddie.

 

Revisto por Brana Bonder, B.S, M. S e pelo Dr. Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip

Artigos relacionados

Produtos relacionados