O que considerar ao escolher o tamanho de cão adequado
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
No que diz respeito a escolher o cão com o tamanho certo para si e para a sua família, há várias coisas a ter em consideração. O tamanho do cão importa e não deve ser encarado com ligeireza, para o bem do seu novo cão, para si enquanto tutor e para o resto da família. Há muito a ter em conta, por isso ponder sobre estas questões em antes de trazer o seu novo amigo de quatro patas para casa.
Tamanho da casa e da área exterior
Regra geral, quanto maior for o cão, mais espaço precisa para o acomodar de forma confortável, o que faz sentido. Imagine estar preso numa área com pouco espaço para se mover. Embora algumas raças gigantes não sejam muito ativas e não precisem de uma grande extensão de área exterior, precisam, ainda assim, de espaço suficiente para se deslocarem sem bater na mobília ou ir contra as paredes. A título de exemplo, um mastiff é enorme, mas as suas necessidades de exercício são reduzidas, de acordo com a Vetstreet. Dito isto, um cão pequeno que seja muito ativo beneficiaria de uma área exterior vedada, mesmo que exija um espaço mínimo no interior da sua casa. Os habitantes citadinos com espaços mais pequenos podem considerar cães mais pequenos e também devem ir aos parques de cães locais para ajudar o seu novo companheiro a gastar a energia.
Crianças
O tamanho do cão que decidir adotar para a sua família dependerá bastante dos seus filhos. Um cão demasiado grande pode magoar acidentalmente uma criança pequena ao provocar uma queda ou até mesmo ao pisar a criança. Por outro lado, as crianças podem magoar, involuntariamente, cães de raça pequena, pois são mais frágeis. Os cães de raça pequena, geralmente não são uma boa escolha para casas com crianças devido ao seu temperamento. A Vetstreet indica que os Chihuahuas nem sempre toleram crianças, por exemplo. Os cães grandes são mais resistentes e normalmente mais sociáveis com crianças. Independentemente do tamanho, todas as interações entre cães e crianças devem ser supervisionadas por um adulto.
Outras considerações
O tamanho da casa e as crianças são os fatores mais importantes a ter em conta quando escolher o tamanho adequado de cão para trazer para casa, mas há outras coisas nas quais tem de pensar. Geralmente, quanto maior for o cão, mais dispendiosa será a ração para ele. Poderá não ser decisivo, mas o custo pode ser um fator a ponderar para os tutores de animais de companhia com orçamentos mais limitados. As despesas do veterinário, normalmente, também são mais dispendiosas com cães maiores, porque precisam de doses de medicação mais elevadas para os tratamentos.
Outra coisa a considerar é o tempo para a brincadeira. Frequentemente, os cães mais pequenos conseguem ser ativos durante muito mais tempo do que os cães de maior porte. Embora as raças pequenas sejam muito ativas, como os cães de pastoreio pequenos e terriers, o seu cão de raça grande será aquele que lhe faz companhia em caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Os brinquedos, as camas e as transportadoras também terão tamanhos diferentes, mas comparáveis em termos de preço. No entanto, podem ocupar mais espaço no seu apartamento ou casa, o que também deve ser um fator a ter em conta na sua decisão de adotar um cão de determinado tamanho ou raça.
Acredite ou não, o tamanho do seu carro também é um fator importante a ter em consideração quando pensar no tamanho do cão a adotar. Se está a tentar colocar um Dogue alemão num Mini Cooper, poderá rapidamente aperceber-se que não é possível. Quer garantir que o seu cão está seguro e confortável se alguma vez viajar com ele, mesmo que seja uma pequena deslocação ao veterinário.
Se estiver à procura de um cão para se enroscar à noite na cama, também deve considerar quanto espaço na cama está disposto(a) a perder. Embora os cães mais pequenos arranjem sem dúvida uma forma de ocupar mais espaço na cama do que deviam dado o seu tamanho, isso não é nada comparado com uma raça de cão maior. Neste caso, poderá não precisar de lençóis para o/a manter quente, porque o seu companheiro felpudo irá dar-lhe todo o calor de que necessita.
Independentemente do que decidir, saber que está a trazer para casa o cão com o tamanho certo é importante para garantir que todos estarão confortáveis com o novo ambiente. Saber com antecedência qual o tamanho do cão que está a adotar, quer seja um cachorro ou um cão adulto, irá permitir preparar-se com todos os acessórios certos. O tamanho é uma das muitas características que deve considerar antes de adotar o seu amigo de uma vida. O objetivo, claro, é conseguir uma vida feliz e saudável para si e para o seu patudo.
Biografia da colaboradora
Katie Finlay
Katie Finlay é uma treinadora de cães e escritora de Los Angeles, CA. Trabalha com cães e com os seus tutores pessoalmente e através dos seus artigos há mais de seis anos.