Controlar o peso do seu cachorro

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Controlar o peso do seu cachorro

Sabia que um animal de companhia com obesidade é definido como estando 15% ou mais acima do peso ideal? Isto traduz-se em apenas 330 gramas para um cão de raça pequena como um Chihuahua, mas mais de 7,5 quilogramas para um Rottweiler. Muitos tutores não se apercebem que os seus cães estão com excesso de peso, pois a mudança ocorre gradualmente. Muitos tutores também não consideram isto um problema médico e tendem a não procurar ajuda do veterinário.

Todos nós já ouvimos falar de obesidade em cachorros, mas este é um assunto mais grave do que parece. Se os cachorros tiverem excesso de peso ou obesidade, isto pode afetá-los para o resto da vida. Os cachorros com excesso de peso tendem a tornar-se cães adultos com excesso de peso e têm mais dificuldade em perder peso. Assim, manter o peso do seu cachorro controlado é um excelente começo para uma saúde ideal ao longo da vida.

Hábitos de alimentação saudáveis para cães

O seu cachorro necessita de mais alimento durante o crescimento do que quando se torna adulto, mas nunca deve ser alimentado a pedido. Comece com quatro refeições por dia em horários definidos. Deixe alimento à disposição durante cerca de 15 minutos e, após esse período, retire o que resta. Os cães gostam de rotina e isto reforça um hábito alimentar estruturado.

Siga sempre o guia de alimentação indicado na embalagem para dar-lhe a quantidade correta, e lembre-se que isto é para o dia inteiro, não por refeição. Tem de saber o peso do seu cachorro para calcular a quantidade de alimento a oferecer-lhe, o que obviamente mudará ao longo da vida do cachorro, por isso pese-o de duas em duas semanas. Levá-lo ao veterinário para o fazer é uma ótima forma de ele criar uma boa relação com a clínica.

Não se esqueça, o guia de alimentação é apenas isso - um guia. O seu cachorro é um indivíduo e deve ser tratado como tal. Se estiver preocupado com o peso do seu cão, um controlo de obesidade simples que pode fazer é apalpar suavemente a caixa torácica do mesmo para avaliar a gordura sob a pele; deve ser capaz de sentir as costelas com os dedos. Se tiver excesso de peso, terá mais dificuldade em sentir as suas costelas.

Se estiver preocupado com o peso do seu cachorro, marque uma consulta no veterinário (alguns oferecem controlos de peso gratuitos). É geralmente aceite que deve levar o seu cachorro para um controlo de peso de duas em duas semanas nos primeiros meses e depois mensalmente. O resultado deve ser traçado numa curva de crescimento especial para cachorros, para garantir que está a crescer a um ritmo saudável.

Uma palavra sobre a alimentação exigente

Quase sem exceção, os cachorros que se tornam exigentes com a alimentação têm tutores que se deixam levar. Para além de alguns biscoitos, o seu cachorro apenas deve ser alimentado com alimentos formulados para cachorros em crescimento. Não o habitue a dar-lhes restos, pois corre o risco do tornar num comedor exigente e numa praga incessante à hora da refeição!

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados