O seu gato salta muito? Como manter as suas patinhas no chão?

Publicado por Kara Murphy .
minutos de tempo de leitura

 

Na hora de encontrar um gato, nenhum lugar está fora de questão: dentro de caixas, debaixo das camas ou em cima do seu teclado. Para um gato que quer brincar, descansar, esconder-se, ou que é simplesmente curioso, vale tudo. Esse privilégio do gato estende-se - na sua mente - às suas bancadas, ao ponto alto de uma estante ou até mesmo ao topo do frigorífico. Afinal de contas, a habilidade de saltar dos gatos é impressionante.

Os gatos podem facilmente exceder altitudes seis vezes superiores à sua altura. Um estudo no Journal of Experimental Biology afirma que os gatos são excelentes saltadores devido ao comprimento dos seus membros e à massa muscular das suas patas posteriores. Para saltar, os gatos começam com um agachamento muito profundo e depois levantam os membros anteriores antes de uma extensão explosiva dos seus membros posteriores.

Embora não haja dúvidas de que esta capacidade de saltar é impressionante, também pode ser desagradável ver os gatos a saltarem com frequência para lugares onde preferíamos que não chegassem (e até perigoso, segundo a Blue Cross, já que ao contrário do mito popular os gatos nem sempre caem de pé).

Como podem os tutores manter os gatos longe dos móveis, prateleiras, bancadas ou qualquer outro lugar proibido?

Limpe as prateleiras

Os gatos são naturalmente curiosos. Uma caneta, um conjunto de chaves ou um delicado ornamento podem chamar a sua atenção e levá-lo a saltar e a explorar este "brinquedo" que foi deixado ali à sua vista. Ao manter as prateleiras arrumadas, pode diminuir o interesse do seu gato em explorar estes lugares proibidos. Isto também pode ser benéfico para si, uma vez que os gatos são conhecidos por retirarem coisas das prateleiras, e infelizmente não são bons a manusear uma pá ou vassoura para limpar a sujidade que eles próprios criam.Um jovem gato malhado ruivo no topo de um armário da cozinha.

Não deixe alimentos nas bancadas da cozinha

O olfato de um gato é muito melhor do que o seu, por isso, se o seu gato cheirar algo delicioso, é provável que salte e tente mordiscar sorrateiramente. Dependendo do alimento que lá está, pode ser um perigo para o seu gato. Ao manter as superfícies livres de alimentos e migalhas , evitará que o seu gato receba uma recompensa por ter saltado para as bancadas da cozinha. Se achar que o seu gato está demasiado curioso com aquilo que está a preparar para o jantar - e que não vai afastar-se da bancada da cozinha até à hora da refeição - coloque o seu gato noutra zona até que a cozinha esteja limpa.

Feche as persianas

Os gatos gostam de saltar para os parapeitos das janelas para observarem o exterior. Se existe algum parapeito que não queira que o seu gato utilize, basta fechar as persianas para mantê-lo longe da paisagem. No entanto, certifique-se de que o seu gato tem pelo menos uma zona onde pode olhar para o exterior, pois os gatos gostam de observar o mundo lá fora.

Dê-lhe uma alternativa

Uma árvore para gatos dá ao seu melhor amigo um lugar para saltar, fazer exercício e explorar. Mantenha o interesse rodando os brinquedos e dê-lhe caixas para se esconder e pedaços de papel amassados para brincar. Dê asas à imaginação! As árvores de gatos são também uma excelente forma de deixar os seus gatos saltar e trepar à vontade. Certifique-se de que é resistente e não vacila ou cai se o seu gato se envolver em algumas acrobacias. Lembre-se que não deve eliminar completamente a capacidade de saltar do seu gato. É um comportamento inato, herdado dos gatos selvagens, que escalavam árvores para escapar dos predadores e perseguiam as suas presas antes de se lançarem sobre elas. Oferecer ao seu gato um local para os seus exercícios e saltos também ajudará a mantê-lo afastado de lugares impróprios.

Use fita adesiva de dupla face

Os gatos odeiam a sensação da fita adesiva de dupla face nas patas, por isso pode ser um bom dissuasor para um gato que continua a saltar para um lugar proibido.

Compreender o comportamento de saltar

É verdade que saltar faz parte do ADN do seu gato. Os gatos são predispostos a adorar alturas, onde se sentem seguros, mas também é importante compreendermos a necessidade de estarem escondidos de tudo e todos. Se observar o seu gato a saltar com mais frequência ou a fugir para zonas de difícil acesso como armários, pode ser sinal de stress ou que não se sente muito bem. Enquanto os gatos são predadores, o seu pequeno tamanho também faz deles presas, e os gatos que estão doentes ou feridos irão disfarçar os sinais de um problema de saúde ou mesmo esconder-se para se manterem fora do alcance dos predadores. Pode também estar a tentar fugir de algum outro tipo de perigo, se sentir medo. É útil compreender a possível causa do medo, para que se possa controlar o ambiente e fazer com que se sinta mais seguro e regresse ao seu comportamento habitual.

Os gatos saltam por natureza, pelo que não se deve desencorajar completamente o comportamento. Mas, com um pouco de treino, pode ensinar o seu gato para onde não deve saltar.

Biografia da autora

Kara Murphy

Kara Murphy

Kara Murphy é uma escritora freelance que vive em Erie, Pensilvânia. Tem uma gata chamada Olive.

Artigos relacionados

Produtos relacionados