Técnicas para treinar o seu gatinho

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Todos sabemos que os cães podem aprender comportamentos básicos, mas e o seu gato? Os gatos não são uma espécie social como os cães, pelo que não apreciam os elogios da mesma forma que os cães. Mas, como já sabe, os gatos são animais muito inteligentes e têm a capacidade de aprender uma série de comportamentos.

Gato cinzento a roer e a puxar o papel higiénico.

Como treinar um gatinho?

É importante começar a treinar o seu gatinho o mais cedo possível para que ele aprenda as regras da sua casa à medida que cresce. Não quer que o seu gato trepe nas cortinas, arranhe os móveis ou salte constantemente para a bancada da cozinha. O treino dos gatinhos ajudará a manter a sua mente e o corpo ativos, ensinará boas competências e comportamentos sociais e reforçará a ligação entre eles e si.

Mantenha as sessões de treino curtas, uma vez que os gatinhos têm uma capacidade de atenção curta e podem aborrecer-se facilmente. Centre-se num comportamento de cada vez durante uma sessão para não o confundir. Pratique os comportamentos em muitos locais diferentes da casa para que o seu gatinho se habitue a responder-lhe em diferentes ambientes.

A forma mais fácil de treino é redirecionar os comportamentos indesejados do seu gatinho. Tenha vários brinquedos e, se o seu gatinho começar a fazer algo que não é suposto, redirecione a sua atenção para um brinquedo. Ter brinquedos com que brincar manterá o seu gatinho mental e fisicamente ocupado (e com menos probabilidades de estar a fazer algo que não deve). Pode também polvilhá-los com erva-dos-gatos para os incentivar ainda mais a brincar.

Problemas comportamentais comuns em gatos

Existem alguns comportamentos problemáticos comuns dos gatos que podem ser solucionados com treino, o que contribuirá muito para reforçar a ligação entre si e o seu gatinho.

  • Arranhar a mobília.
  • Agressão contra pessoas ou outros animais.
  • Medo da transportadora e das visitas ao veterinário.
  • Dificuldade em administrar medicamentos.

A abordagem correta para treinar o seu gatinho

Uma das técnicas de treino mais comuns é o treino por reforço positivo, que é um treino baseado em recompensas. Por exemplo, se quiser ensinar o seu gatinho a sentar-se, coloque um biscoito perto do nariz dele, mova-o em direção à testa (de modo a que o nariz suba e, com sorte, o rabo desça) e depois dê-lhe o biscoito assim que o rabo tocar no chão. Após um número suficiente de repetições, pode acrescentar uma dica verbal, como "senta", quando ele se senta e, em breve, o seu gatinho será capaz de fazer o comportamento quando você dá a instrução. Pode utilizar o reforço positivo para ajudar noutros aspetos do treino do seu gatinho, como ensiná-lo a ficar quieto para a escovagem e a habituar-se a viajar de carro.

Se tiver sorte, o seu gatinho estará disposto e ansioso por aprender. No entanto, há a possibilidade de ser ignorado. Cada gatinho é diferente, e o treino pode ser um teste à sua paciência. Dedique algum tempo todos os dias para o treino. Se tiver outros gatos em casa, lembre-se de que cada um tem uma personalidade diferente e cada um pode achar gratificante coisas diferentes.

Tenha em atenção que os gatos não compreendem nem reagem bem a castigos. Os castigos vão stressar o seu gatinho e levá-lo a fugir e a esconder-se de si, o que também pode provocar problemas de comportamento e de saúde. Incentivar o bom comportamento com uma recompensa é muito mais eficaz, e essa recompensa pode assumir a forma de uma carícia na cabeça, brincar com um brinquedo especial e/ou um biscoito delicioso. Este treino baseado em recompensas ensina o seu gatinho a associar um bom comportamento a resultados positivos.

Como lidar com um comportamento indesejado do seu gato?

Podem existir vários motivos para o mau comportamento do seu gato. Pode estar em stress com uma nova mudança em sua casa, ter um problema de saúde ou simplesmente não compreender que o comportamento é indesejado. Embora possa pensar que o seu gato se está a comportar mal porque está chateado ou a ser maldoso consigo, normalmente não é esse o caso. Não nos devemos esquecer que o que muitas pessoas chamam de "mau comportamento", como arranhar, é na verdade um comportamento normal do gato. Não podemos - e não devemos querer - eliminar muitos destes comportamentos porque são inatos e importantes para o bem-estar do mesmo.

Ao redirecionar o comportamento em vez de o punir é mais provável que o seu gatinho volte ao caminho certo. Castigá-lo pode fazer com que ele se sinta ameaçado por si, o que pode levar a ainda mais stress e maus hábitos, e pode prejudicar a vossa relação. Pode redirecioná-lo para coisas que gostaria que fizesse. Por exemplo, se ele estiver a arranhar a poltrona, leve-o gentilmente para um arranhador e recompense-o se ele o utilizar para arranhar. Lembre-se sempre também de elogiar o seu gatinho pelos bons comportamentos. Ofereça um biscoito por um bom comportamento, e ele aprenderá a associar essas ações a recompensas.

Se suspeitar que o comportamento indesejado de um gatinho se deve a um problema de saúde, procure sempre de forma imediata aconselhamento com o seu veterinário. Os animais jovens e pequenos podem ficar doentes mais rapidamente do que os adultos.

Revisto pela Dr.ª Emma Milne BVSc FRCVS e a Dr.ª Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip

Artigos relacionados

Produtos relacionados