7 Dicas para cuidar de gatinhos recém-nascidos

Publicado por Christine O'Brien
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

 

Cuidar de um gatinho bebé é uma enorme alegria e uma grande responsabilidade, das que requerem conhecimento especial sobre cuidados com gatinhos recém-nascidos.

Considera-se um gatinho como recém-nascido, do nascimento até aos quatro meses, tempo suficiente para fazer o desmame e aprender conhecimentos básicos, como comer e usar uma caixa de areia. Quer seja o principal cuidador dos gatinhos recém-nascidos ou trabalhe em conjunto com a mãe, deve estar preparado com o essencial, para manter a ninhada em perfeitas condições. 

1. Cama

Os gatinhos recém-nascidos nascem sem ver (abrem os olhos entre os sete e os catorze dias após nascerem) e, portanto, devem estar sempre em segurança e quentes. Se possível, aninham-se uns nos outros e junto à mãe. Disponibilize uma cama macia com materiais por camadas, como mantas de lã, e considere fazer uma cama personalizada para os seus gatos de todas as idades. Coloque a cama num canto acolhedor e sem correntes de ar, onde os recém-nascidos não sejam perturbados por outros animais de companhia ou crianças. 

Person bottle feeds tiny newborn ginger kitten.

2. Alimentação

Se a mãe não estiver presente para cuidar deles, terá de alimentar os recém-nascidos a biberão com uma fórmula especial. Fale com o seu veterinário para escolher a fórmula correta. Nunca alimente um gatinho com as costas viradas para baixo, indica a Best Friends, dado que pode sufocar nessa posição. Em vez disso, coloque-o de lado (como estaria se fosse amamentado pela mãe) ou na vertical. Quando estiver completamente desmamado, dê ao seu pequeno gatinho alimentos com uma fórmula especial para gatinhos, de modo a ajudar no desenvolvimento dos ossos, olhos e de músculos fortes. 

3. Treino da caixa de areia

Um elemento importante dos cuidados com um gatinho recém-nascido é o treino da caixa de areia. Os gatos não nascem a saber onde devem ir fazer as suas necessidades, pelo que, se não for a mãe a fazê-lo, cabe a si ensiná-los. Permita que o gatinho examine a caixa para familiarizar-se com o local e o objetivo. Se substituir o papel da mãe, poderá ser necessário estimular a vontade de urinar e o trânsito intestinal. Como explica o Canada's Pet Information Centre, "uma boa técnica será usar um pano húmido morno ou uma bola de algodão e esfregar suavemente a área urogenital até que aconteça a eliminação." Faça-o regularmente, com poucas horas de intervalo, até que o gatinho aprenda a fazê-lo sozinho.

4. Escovar

Escovar o pelo e cortar as unhas são dois elementos importantes nos cuidados de gatinhos recém-nascidos e quanto mais cedo começar esta rotina, mais fácil será para os dois. Escovar regularmente remove o excesso de pelo (reduzindo, assim, a quantidade de bolas de pelo) e mantêm o pelo limpo e brilhante, do mesmo modo que cortar as unhas diminui a probabilidade de ficar com uma unha presa.

Striped momma cat wraps up tiny kitten in her paws5. Bem-estar

Os especialistas recomendam que os gatinhos recém-nascidos visitem pela primeira vez o veterinário o mais depressa possível, de preferência na primeira ou segunda semana de vida, para que o médico possa realizar um exame completo de bem-estar. O Drake Center for Veterinary Care incita os tutores de animais de companhia a controlar a ingestão de alimentos pelos gatinhos, tomando nota de quaisquer "dificuldades ou atrasos de coordenação ou capacidades motoras, [ou] letargia, diarreia ou vómitos". Os recém-nascidos estão mais sujeitos a doenças como infeções do trato respiratório superior, esgana, ácaros nos ouvidos e parasitas intestinais, por isso não hesite em contactar o seu veterinário se tiver alguma dúvida.

6. Esterilização e Castração

De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, a maioria dos gatinhos são esterilizados (fêmeas) ou castrados (machos) aproximadamente aos seis meses de idade, mas existem casos em que o veterinário poderá recomendar o procedimento mais cedo. Uma esterilização antecipada não faz normalmente parte dos cuidados com gatinhos recém-nascidos, mas assim que tiver a idade adequada, os especialistas em gatos recomendam vivamente a esterilização ou castração para bem da saúde do seu gato, bem como para manter o controlo da população.

7. Preparar a adoção

Quer pretenda dar os seus gatinhos para adoção ou ficar com eles, os recém-nascidos devem passar por um processo de socialização. O The Nest sugere pegar suavemente nos seus gatinhos, um de cada vez, a partir da primeira semana de idade, deixando a mãe cheirá-lo primeiro, caso esteja presente. Os gatinhos adoram mordiscar e dar com as patas nas pessoas, mas, depois de crescerem, este comportamento pode tornar-se problemático. Socializar um gatinho permite que se sintam confortáveis e seguros durante interações com pessoas e outros animais, o que, por sua vez, o prepara para adaptar-se a um novo ambiente quando for adotado. Para os gatos que não se importam que lhe peguem também será mais fácil escovar os dentes, ir ao veterinário e conhecer novas pessoas.

É difícil imaginar algo mais fofinho do que uma ninhada de gatinhos recém-nascidos. Estes pequenos seres frágeis, mas ativos, dependem de si, o tutor, para tudo, sendo que o investimento nos cuidados e no bem-estar de um gatinho bebé irá comover o seu coração.

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe, professora de inglês e tutora de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos também aparecem em "Fit Pregnancy", "What to Expect Word of Mom" e "Care.com", onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.

Artigos relacionados

Produtos Relacionados