Dar um novo lar a um gato: Dicas para encontrar uma nova casa para sempre

Publicado por Christine O'Brien
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Se está responsável por encontrar um novo lar para um gato, pode sentir-se sobrecarregado com o processo. Aprender a encontrar um novo lar para um gato, desde encontrar uma casa adequada até cuidar das necessidades do gato durante o processo, leva tempo e paciência, mas há algumas estratégias que pode seguir para ajudar a facilitar o processo para encontrar uma nova família para sempre.

Dar um novo lar a um gato: O que fazer primeiramente?

Existem alguns cenários em que um gato pode precisar de um novo lar, sendo dois dos mais comuns quando um tutor de animal de companhia morre ou já não pode cuidar do seu gato. Nunca é fácil encontrar uma nova casa para um animal de companhia, particularmente quando todos — incluindo o gato — estão de luto, mas antes de deixar numa associação de animais, considere cuidar do gato ou pedir a algum familiar ou amigo de confiança.

Enquanto procura uma nova família para acolher o gato, ficam aqui algumas dicas a seguir para fazer com que o gato se sinta confortável em sua casa:

  • Abasteça-se com alimentos premium para animais de companhia.
  • Coloque uma caixa de areia e mantenha-a limpa.
  • Tenha brinquedos divertidos e seguros à mão.
  • Ofereça-lhe uma cama confortável.
  • Crie um espaço seguro, como um canto de um roupeiro ou uma caixa de cartão, onde se possa esconder e sentir seguro.
  • Calmamente, introduza o novo gato aos outros animais de companhia da casa.

Quando o gato se sentir seguro e confortável, pode começar a procura.

Gato às riscas magro com olhos amarelos grandes.

Como dar um novo lar a um gato?

Na melhor das hipóteses, o tutor original do gato manteve os registos médicos do gato, incluindo o nome do seu veterinário, preferências alimentares e até a empresa de microchips (isto facilitará muito a alteração das informações de contacto). Mesmo sem registos meticulosos, é mais fácil do que pensa conseguir que o gato fique pronto para a adoção.

Atualizações médicas

Mesmo que tenha registos médicos, leve o gato ao veterinário para uma consulta de bem-estar, incluindo atualizações de vacinas e para se abastecer de prescrições médicas, se necessário. Idealmente, leve-o à clínica veterinária presente nos registos, mas se levar à sua também não tem problema. Peça cópias impressas dos registos do gato e traga-as consigo quando se encontrar com as famílias interessadas.

Quando estiver no veterinário, considere que o gato seja castrado ou esterilizado, se ainda não for. A castração ou esterilização irá aumentar as hipóteses do gato ser adotado porque, tal como a fundação Experto Animal salienta, estes procedimentos eliminam as chances de gestação e reduzem consideravelmente as hipóteses de certos problemas de saúde, entre outros benefícios. Castração em particular reduz comportamentos indesejados em gatos macho, incluindo urinar pela casa e agressão.

Comece a espalhar a mensagem

Quando o gato estiver pronto para adoção, utilize a magia das redes sociais a seu favor. Tire fotos adoráveis e escreva publicações divertidas que destaquem a personalidade e a situação do gato, mas seja honesto. Também pode criar uma conta nas redes sociais para o gato, de modo a ajudar com o processo de adoção!! De seguida, contacte organizações de confiança como grupos de salvamento de animais, associações ou clínicas veterinárias locais para que partilhem a sua publicação.

Não se esqueça das estratégias tradicionais. Passar a palavra de boca em boca e fixar panfletos são formas eficazes de encontrar uma boa casa para um gato. Partilhe a notícia com o seu meio de amigos, familiares e colegas de trabalho. Quantas mais pessoas souberem melhor será a vida do gato.

Andes de decidir a nova casa para o gato, faça uma entrevista cuidadosa com cada potencial família. Como a Experto Animal enfatiza, a adoção ou a escolha de uma nova casa para um gato é uma grande decisão, e por isso é importante certificar-se que a nova casa é adequada. Seja o advogado do gato: Apenas confie o gato a uma família afetuosa e de confiança.

Escolher uma associação de animais

Se tem de deixar o gato numa associação de animais, escolha uma que tome bem conta dele e que se esforce por lhe encontrar um novo lar. O programa Hill's Food, Shelter & Love é uma boa forma de encontrar uma associação de confiança.

Procurar uma nova casa para um gato é uma experiência emotiva, mas também pode ser gratificante saber que encontrou os tutores perfeitos para um gato que precisa de um lar.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine Brovelli-O'Brien, doutorada, é membro profissional da Cat Writers' Association (CWA), uma educadora STEAM e uma tutora dedicada de gatos. Encontre-a e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Artigos relacionados

Produtos relacionados