Qual o melhor material para sofás e mobiliário se tiver gatos?

Publicado por
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Está pronto para mobilar a sua casa, mas tem um animal de companhia e sabe bem o que as unhas dos gatos podem fazer a um sofá novo, a uma mesa de apoio ou a uma confortável cadeira reclinável. Mas se está pronto para investir em móveis novos, não desespere: tem opções.

Quais são os melhores materiais para sofás e mobiliário resistentes a gatos e que materiais deverá evitar? Eis o que deve saber antes de ir às compras.

Quais são os melhores sofás para tutores de gatos?

Os gatos nasceram para arranhar. Para os seus amigos felinos, arranhar é um instinto anterior à sua domesticação. No entanto, os gatos também são apreciadores do conforto e passarão muito tempo no seu novo sofá. Isso não quer dizer que tenha de embrulhar a mobília em papel de alumínio: praticamente o único material que os gatos não gostam de arranhar. Em vez disso, escolha um dos seguintes tecidos, que conferem um ótimo estilo e se adequam aos tutores de gatos:

  • Microfibras
  • Camurça sintética
  • Ganga
  • Poliéster sintético, seda artificial, nylon ou acrílico

Entre estes, as microfibras constituem uma excelente escolha porque são confortáveis e cheias de estilo, mas resistentes. Se o seu gato tentar arranhar, as microfibras irão dar luta.

Materiais sintéticos como a camurça e os tecidos sintéticos perderam o estigma de serem deselegantes. Na verdade, são mais populares do que nunca, graças a mudanças nas tendências de design e a atualizações da textura dos próprios tecidos. A Architectural Digest aconselha os tutores de gatos a escolherem tecidos "firmes" para evitar "linhas soltas ou estofos com orifícios", como o linho e a lã. Porquê? Porque o seu gato reparará nos pequenos orifícios ou protuberâncias e irá pensar: "brinquedo para gatos!".

Esta é uma boa regra geral para os tecidos dos cadeirões, almofadas das cadeiras e tapetes. Os gatos não discriminam. Se tiverem oportunidade, riscam todas as peças de mobiliário que lhes chamem a atenção.

Kitten sitting on a sofa with rips and tears from a cat's scratch

Qual o melhor material para mobiliário se tiver gatos?

Se estiver à procura de mobiliário sem tecido, como uma mesa e cadeiras de jantar ou uma mesa de apoio, considere investir em peças sintéticas ou madeiras tratadas com superfícies suaves, nas quais o seu gato tenha dificuldade em meter as unhas. Alguns gatos olham para as pernas de madeira do mobiliário como se fossem pequenas árvores, perfeitas para afiar as unhas, mas com algum tempo e paciência poderá ensinar o seu gato a dirigir os seus instintos para o poste arranhador, destaca a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) de Queensland, Austrália. Poderá até criar o seu próprio poste arranhador para o atrair.

Que materiais deverei evitar?

Ao adquirir mobiliário e outros bens para a casa, evite materiais como o cordão de veludo, algodão, tweed e seda, que se podem prender facilmente nas unhas dos gatos. Esses materiais são extremamente versáteis, mas reserve-os para os objetos que o seu gatinho não consegue alcançar.

Além disso, estes são os dois tipos de materiais que deverá evitar a todo o custo se tiver gatos como companheiros:

1. Sisal

O sisal, uma planta cujas folhas são utilizadas para produzir bens como carpetes, roupas e cestos, é o material preferido para os postes e brinquedos dos gatos, devido às suas fibras resistentes. Mas pense duas vezes antes de comprar aquele fantástico tapete de sisal que tem andado a namorar; o seu gato pensará: "Olhem só o fantástico tapete para arranhar que o meu humano me comprou!".

Antes que dê por isso, o seu lindo tapete estará feito em farrapos. Obviamente, a culpa não é do gato: eles são atraídos por estas fibras naturais. Guarde o sisal exclusivamente para os acessórios do gato.

2. Cabedal

O mobiliário de cabedal é elegante, suave e duradouro e não retém o pelo e o cheiro dos animais de companhia, o que o torna num têxtil interessante para o mobiliário. Mas não constitui o melhor material para os sofás de quem tenha gatos em casa: na verdade, é um dos principais alvos das suas unhas.

É fácil de riscar e, quando as unhas dos gatos o descobrem, o material nunca mais será o mesmo. É possível reparar o mobiliário de cabedal, mas esse processo tem oito passos, de acordo com os peritos em reparação de cabedal da Furniture Clinic. E mesmo depois de todo esse trabalho, nunca voltará a ter o aspeto que tinha quando o comprou.

Pode ter mobiliário bonito e partilhar o seu espaço com os seus melhores amigos. Mas tem que escolher o seu mobiliário de forma inteligente. Se escolher tecidos que os seus gatos se sintam menos atraídos para arranhar mas lhes oferecer algumas coisas em que eles queiram cravar as unhas, poderá viver em perfeita harmonia com os seus gatos, numa casa mobilada de forma elegante.

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe, professora de inglês e tutora de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos também aparecem em "Fit Pregnancy", "What to Expect Word of Mom" e "Care.com", onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.

ARTIGOS RELACIONADOS

PRODUTOS RELACIONADOS