O chocolate faz mal aos gatos?
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Ainda que seja mais comum ouvir histórias de cães que ficam doentes depois de comer chocolate, o chocolate também pode ter riscos graves de saúde para os gatos, sendo até fatal se ingerido em excesso.
Porque faz mal o chocolate aos gatos?
Para além do açúcar, da gordura e do xilitol (um substituto do açúcar) que não são bons para os gatos, o chocolate contém dois ingredientes que constituem uma ameaça para a saúde de um animal: cafeína e teobromina, um alcaloide presente naturalmente no cacau. Está comprovado, que a teobromina em especial, é uma toxina para a maioria dos animais, incluindo os gatos, conforme indicado num estudo publicado na revista Frontiers in Pharmacology.
O nome em latim da planta do cacau é Theobroma cacao, que significa "alimento dos deuses", sendo que os grãos tostados são uma deliciosa guloseima, mas o que torna o chocolate tão delicioso para os humanos é exatamente o que o torna perigoso para os animais.
Porque são estes ingredientes tão perigosos para os animais?
Os dois principais responsáveis são a cafeína e a teobromina, que são estimulantes. A cafeína, que se encontra em muitos alimentos e bebidas para além do chocolate, torna-se tóxica quando absorvida pelo corpo do gato, resultando em "vómitos, diarreia, aumento da sede, agitação e um aumento do ritmo cardíaco", explica o Banfield Pet Hospital. A teobromina provoca sintomas semelhantes quando ingerida.
Qual a quantidade máxima de chocolate que se pode dar a um gato?
Qualquer quantidade de chocolate é demasiado para o seu gato. Todas as formas de chocolate são perigosas para o seu melhor amigo, tais como o cacau em pó e o chocolate de culinária (o mais tóxico devido ao nível elevado de teobromina), chocolate negro, meio doce e de leite e até chocolate branco, com uma baixa percentagem de cacau.
No entanto, o nível de toxicidade depende da quantidade e do tipo de chocolate ingerido. Segundo a Petful, para um gato com 4,5 Kg, um pequeno quadrado de chocolate de culinária pode ser igualmente nocivo para o seu gatinho como vinte e três bombons de chocolate. Não deverá deixar que o seu gato coma pequenas quantidades de chocolate, dado que qualquer quantidade pode deixá-lo doente.
Socorro — O meu gato comeu chocolate! A que sintomas devo estar atento?
Já foram mencionados alguns efeitos secundários, mas será melhor estar atento a qualquer um dos seguintes sinais:
- Vómitos
- Diarreia
- Náuseas
- Aumento do ritmo cardíaco
- Sede excessiva
- Micção excessiva
- Hiperatividade
- Agitação
- Aumento da temperatura corporal
- Respiração acelerada ou ofegante
- Tremores ou espasmos musculares
- Tensão arterial baixa
- Convulsões
- Coma
Tal como acontece com qualquer emergência médica, leve imediatamente o seu gato ao veterinário ou a um centro veterinário com atendimento de urgências para determinar a gravidade e receber o devido tratamento. Após o tratamento, continue a observar o seu gato para garantir que já não existem sinais e que não resta qualquer vestígio no sistema.
O que acontece a seguir?
Mantenha-se o mais calmo possível, dado que os gatos estão em sintonia com as emoções dos tutores. Tente manter o gato descontraído, calmo e num local tranquilo para ajudar a evitar que os sintomas de envenenamento por chocolate piorem.
O veterinário poderá pedir que provoque o vómito para evitar que o seu gato digira as toxinas. Assim que chegar ao consultório, o veterinário irá fazer exames ao seu gato, incluindo a administração de fluídos para hidratar. A saúde e o peso do seu gato, juntamente com o tipo e a quantidade de chocolate ingerido, determinarão os exames e tratamentos necessários.
Como posso evitar que isso aconteça?
A ingestão de chocolate é totalmente evitável: mantenha o chocolate fora de alcance. Os gatos são curiosos, imprevisíveis e adoram explorar a cozinha, pelo que deve guardar o chocolate num recipiente bem fechado. Pense em tudo o que pode ter chocolate, incluindo brownies, donuts, biscoitos, doces, etc., já que não são apenas as tabletes de chocolate que podem fazer mal. Isso é ainda mais imperativo em épocas festivas, como o Natal. Nos dias de festa, coloque os pratos com doces em locais de difícil acesso para o gato, guardando-os assim que a festa terminar. Se um convidado perguntar "os gatos podem comer chocolate?", estará agora preparado para responder com um rotundo "não".
Os tutores de animais de companhia gostam de recompensar os seus melhores amigos, e pode fazê-lo em segurança com biscoitos para gatos, elaborados para manter o seu gato feliz e saudável. E ainda fica com o chocolate todo para si!
Biografia da colaboradora
Christine O'Brien
Christine O'Brien é uma escritora, mãe, professora de inglês e tutora de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos também aparecem em "Fit Pregnancy", "What to Expect Word of Mom" e "Care.com", onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.