Qual a quantidade de alimento húmido que deve dar a um gato?

minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Os alimentos disponíveis para gato são vastos e escolher o ideal pode ser um processo difícil. Não só existem alimentos húmidos e secos, como também várias texturas de alimentos húmidos, desde guisados com pedaços em molho e alimentos em lata, tipo patê. Então, que quantidade de alimento húmido deve dar ao seu gato? A resposta curta é que depende inteiramente de si (e do seu gato!).

Completa e equilibrada

É muito importante que a alimentação do seu gato seja completa e equilibrada. Isto significa que proporciona todos os nutrientes para a etapa de vida do seu gato e nas quantidades corretas. Se quiser, pode alimentar o seu gato apenas com alimento seco, desde que este seja completo e equilibrado e que mantenha sempre disponível muita água fresca. No entanto, há vantagens em alimentar com alimento húmido ou mesmo com uma combinação de alimento húmido e seco.

Apaixonado por texturas

Os gatos são seres muito particulares em vários aspetos. É o que os torna tão cativantes! O mesmo se aplica aos alimentos. No início da vida, os gatos podem ficar facilmente viciados em certas texturas de alimentos. Isto significa que, se se limitar a alimentar com alimento húmido ou seco desde jovens, o seu gato pode nunca querer comer outra coisa. Isto pode não ser um problema, mas por vezes as circunstâncias mudam e pode ser necessário que o seu gato coma algo diferente. Por exemplo, se o seu gato está viciado em alimento seco, mas depois tem um problema como um cálculo urinário, dar alimento húmido faz uma enorme diferença porque é a forma mais fácil de aumentar a ingestão de água do seu gato. Por outro lado, o alimento húmido é mais dispendioso do que o alimento seco, por isso, se o seu gato estiver viciado em alimento húmido e a sua situação financeira mudar, poderá ter de mudar a sua alimentação para um alimento seco.

Por isso, quer adote um gato ou um gatinho, tente alimentá-lo com uma combinação de alimento húmido e seco para que o seu gato se mantenha adaptável ao longo da vida.

As vantagens de um alimento húmido

  • Ingestão de água. Como já mencionámos, a maior vantagem dos alimentos húmidos é a ingestão de água. Os gatos são descendentes dos gatos selvagens africanos que vivem no deserto, pelo que são ótimos a conservar a água e não tendem a beber muito. No entanto, a ingestão de água é realmente importante, especialmente em determinados problemas de saúde, como os problemas de bexiga que referimos. Se a urina estiver muito concentrada, é muito provável que se formem cristais e cálculos, e será muito mais irritante para uma parede da bexiga danificada, podendo levar a cistite.

  • Palatabilidade. O alimento húmido tende a ser visto como uma verdadeira delícia por muitos gatos, sendo uma excelente forma de reforçar a sua incrível ligação com o seu gato sem ter de lhe dar demasiados biscoitos.

  • Medicação. Os gatos são notoriamente difíceis de medicar. O alimento húmido pode ser muito útil para esconder os medicamentos, especialmente se o seu gato precisar de os tomar a longo prazo.

  • Variedade. O alimento húmido existe numa grande variedade de texturas e sabores, pelo que é uma forma fácil de manter o alimento do seu gato interessante.

Então, que quantidade de alimento húmido deve dar ao seu gato?

Tal como dissemos, depende inteiramente de si. Desde que o alimento húmido e seco que dá sejam completo e equilibrado, pode variar as quantidades tanto quanto quiser. Os gatos dão-se bem com pequenas refeições frequentes, pelo que pode ser-lhe conveniente dar o alimento húmido duas vezes por dia, dando ao seu gato um alimento delicioso, e depois ter um alimentador temporizado para fornecer o alimento seco ao longo do dia. Pode dar ao seu gato 100% de alimento húmido ou 0%, a percentagem que preferir. Lembre-se de que alimentar um pouco de cada tipo de alimento ajudará se alguma vez precisar de mudar para um ou outro.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA