Os gatos e as guloseimas: manter o seu gato saudável durante o Halloween

Publicado por
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Com o Halloween a aproximar-se, a sua família está ansiosa para comer doces. Esses deliciosos doces coloridos também podem ser uma tentação para o seu melhor amigo felino, no entanto doces e gatos pode ser uma combinação muito perigosa. 

Alimentos tóxicos para gatos 

long-haired-cat-sleeps-next-to-candy-dishAlguns doces característicos do Dia das Bruxas contêm ingredientes que podem causar algum desconforto gastrointestinal no seu gato ou ser tóxicos quando ingeridos. O PetMD alerta que é importante manter o seu gato longe de alguns destes doces: 

Chocolate

O chocolate contém teobromina, que pode provocar diversas reações adversas em gatos, nomeadamente arritmias, tremores musculares e convulsões. Outro ingrediente frequentemente encontrado nos doces com chocolate é a cafeína que pode causar tremores musculares, ansiedade e um aumento da frequência cardíaca no seu gato. 

Doces com produtos lácteos

Os gatos são intolerantes à lactose e, apesar de não causar a morte do próprio animal se ingerido, o gato pode manifestar algum desconforto gastrointestinal, e por consequência vómitos e diarreia. 

Xilitol

Este adoçante é usado como substituto do açúcar em muitos doces, inclusive gomas sem açúcar. Nos cães, este ingrediente é conhecido por aumentar os níveis de insulina e provocar uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue, causando uma insuficiência hepática. Embora não exista evidências que isto pode ocorrer também em gatos é sempre melhor prevenir, mantendo o seu gato longe de doces que têm como ingrediente o xilitol.  

Uvas 

Embora as uvas sejam um alimento saudável para os seus filhos, para o seu animal de companhia é muito perigoso. As passas tal como as uvas são conhecidas por causar insuficiência renal em cães. Também não há evidências que pode ocorrer em gatos, mas é sempre melhor prevenir para evitar quaisquer riscos. 

Perigo de asfixia

Veterinarian examining cute white cat with stethoscope, isolated on white

A toxicidade não é o único perigo que advém da combinação dos gatos e dos doces. Segundo o Cat Behavior Associates, as embalagens coloridas e brilhantes representam uma maior tentação para os gatos do que os próprios doces, e representam um grande risco de asfixia para o seu gato. A ingestão de alguma parte da embalagem pode causar uma obstrução intestinal. Para manter o seu gato longe do perigo, deve manter todos os doces num local seguro e fechado e colocar todas as embalagens no lixo. 

O que faço se o meu gato ingerir algum doce? 

A PetMD recomenda seguir as seguintes etapas:

  1. Se possível, tente descobrir qual foi o alimento que o seu gato ingeriu e a respetiva quantidade.
  2. Ligue para o veterinário para saber quais os sinais clínicos que deve estar atento no seu gato, se deve induzir o vómito ou se deve levá-lo imediatamente à clínica veterinária.
  3. Se não conseguir o seu veterinário, leve-o a outra clínica veterinária.

Se tem filhos pequenos em casa, é uma boa ideia controlar o consumo de doces (por várias razões), por forma a garantir que não deêm doces ao seu gato ou que não deem nenhuma embalagem no chão. Controle os miminhos que lhe dá, assim irá evitar a tentação do seu gato por guloseimas. 

Biografía del autor

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

 

Jean Marie Bauhaus é uma autora de ficção, escritora e editora freelancer que mora em Tulsa, Oklahoma. Ela escreve frequentemente sobre animais de companhia e a saúde dos animais no escritório da sua casa, juntamente com os seus melhores amigos.

 

PRODUTOS RELACIONADOS