Seis dicas para socializar com o seu novo gato

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Fazer um gato habituar-se a uma nova casa é necessário ter paciência e amor. Até mesmo um gato adulto adotado de uma associação pode estar assustado, tímido ou incerto quanto aos novos companheiros de casa, independentemente que as suas intenções sejam boas. Eis como dar ao seu novo melhor amigo tempo e espaço para se familiarizar com a sua nova casa e com as pessoas que lá vivem.

1.Mapa interno

A sua tarefa durante o processo de socialização do seu gato é ver as coisas do ponto de vista do seu melhor amigo: assustado e num ambiente estranho habitado por "desconhecidos" (o tutor e a sua família) que querem estar sempre a abraçá-lo e a dar-lhe carinho. Isto pode ser inquietante, especialmente para gatos tímidos. Com isto em mente, instrua a sua família a manter uma distância de segurança para que o seu gato se possa mover pela casa. O seu gato necessita de tempo para cheirar, investigar e, por fim, identificar os lugares seguros para refugiar-se caso sinta necessidade. Isto ajuda-o a criar um mapa interno na casa ao aprender a quem corresponde cada divisão.

2. O Gigante gentil

No início, todos devem estar calmos ou fazerem o que normalmente fazem. Se o seu gato vier até si, coloque lentamente a sua mão para baixo para que ele a possa cheirar. Movendo-se calmamente, comece por fazer festas na zona posterior do seu gato. Se o seu gato permitir, acariciar as bochechas é também uma boa forma de saudação, pois o seu gato esfregará o seu cheiro em si, marcando-o assim como sua propriedade. Observe a sua cauda para reconhecer sinais de nervosismo ou de afeto; a cauda de um gato pode revelar-lhe como se sente.

3. Reconhecimento

Se o seu gato estiver escondido durante algum tempo, ou há muito que não vê determinada pessoa, pode ficar com medo dessa pessoa como se fosse novamente desconhecida. Certifique-se de que os seus familiares e amigos deixam que o seu gato os cheire à vontade— a especialista comportamental de gatos Marilyn Krieger sugere extender o dedo indicador para começar. Pode levar alguns minutos até que o seu gato conecte (ou reconecte) esse odor a alguém especial. De qualquer forma, saberá quando é que a conexão é estabelecida quando o seu gato se esfregar em si, ronronar ou fizer alegremente um som de boas-vindas como alguns fazem para cumprimentar alguém que não vêem há muito tempo.

4. Criar um lugar seguro

A socialização em gatos deve sempre incluir um lugar seguro para o gato ir quando estiver assustado — não só quando é novo na casa. Deixe a sua cama ou a transportadora no quarto, para que exista um lugar seguro caso se sinta assustado. Coloque uma toalha ou algo macio dentro para que se possa enroscar. Uma caixa de cartão com uma porta recortada para facilitar a entrada e saída é também um refúgio simples, que ajuda na socialização para que desenvolva confiança consigo ao longo do tempo.

5. Recompensar comportamentos sociais, ignorar o restante

Quando o seu gato decidir aparecer para investigar a si e à sua família, cumprimente-o com elogios, biscoitos e carinhos suaves. Se estiver escondido, ignore em vez de andar atrás do seu gato. É importante recompensar o comportamento desejado e simplesmente ignorar respostas indesejadas durante o processo de socialização. Quanto mais recetivo for ao afeto, quando o seu gato estiver disposto a dar, menos tímidos serão.

6. Ganhar a sua confiança através de uma rotina

O processo de socialização em gatos é mais fácil quando podem confiar na natureza casual logo desde o início. Isto permite que encontrem segurança em saberem o que esperar de pessoas desconhecidas ou outros residentes da casa. Crie uma rotina de carinho e alimentação quando recebe familiares que visitam regularmente. Isto pode tornar as pessoas desconhecidas mais fáceis de abordar e de recordar para o seu gato. Uma alimentação com intervalos regulares mostrará que pode confiar em si, o que, por sua vez, fará com que se sinta menos vulnerável. Os alimentos, como pode imaginar, são uma grande fonte de motivação para se construir uma relação saudável.

Passe o máximo de tempo possível perto do seu gato sem interagir diretamente com ele; não o pressione a brincar consigo. Assista televisão ou leia um livro na mesma divisão. Desde que se mantenha no mesmo espaço, ficará à vontade para eventualmente interagir consigo.

Pode soar cliché, mas vá com calma. Os gatos são como as pessoas em pelo menos um aspeto: Podem ser sociáveis, tímidos, agressivos e passivos. Dependendo da personalidade única do seu gato, pode aproximar-se da sua família rapidamente ou levar alguns dias. Deixe que o seu gato leve o seu tempo, nunca o force a aceitar o seu afeto. Se tiver outros animais de companhia em casa, leia o nosso artigo sobre como introduzir o seu novo gato a outros animais de companhia.

Biografia da autora

Jeanne Grunert

Jeanne Grunert

Jeanne Grunert é escritora freelancer, blogger e autora de livros. É tutora de seis gatos adotados e um cão adotado, e escreve extensivamente sobre cuidados de animais de companhia, jardinagem e outros tópicos relacionados com o estilo de vida. Saiba mais sobre Jeanne e as suas obras no seu website.

 

Revisto pela Dra. Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip

Artigos relacionados

Produtos relacionados