Porque é que o meu gatinho espirra muito?

minutos de tempo de leitura

Um gatinho malhado é segurado pelo seu jovem tutor junto a uma janela. O gatinho olha atentamente pela janela para algo ou alguém lá fora

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Espirrar é uma função corporal importante que os gatinhos, os gatos, os humanos e praticamente todos os mamíferos utilizam para tirar coisas indesejadas do nariz! O interior do nariz é muito sensível e atua como um filtro para evitar que coisas potencialmente perigosas entrem na traqueia e nos pulmões. Portanto, espirrar, como muitas coisas na vida, é bom com moderação! No entanto, há alturas em que os espirros excessivos podem ser um sinal de doença ou de outros problemas, como um corpo estranho alojado no nariz. Vejamos quais são as principais causas dos espirros e quando deve procurar ajuda.

O que faz o meu gatinho espirrar?

Os gatos são incrivelmente sensíveis ao olfato e utilizam este sentido muito mais do que nós, humanos. O olfato nos gatos está também fortemente ligado ao apetite. Os gatinhos adoram explorar e cheiram constantemente o seu ambiente e todos os cantos e recantos onde podem entrar. Isto significa que entrarão em contacto com muitas coisas que os podem fazer espirrar, como, por exemplo:

  • Pó. Por muito limpa que seja a sua casa, os gatinhos encontrarão locais com pó.

  • Caixa de areia. Algumas marcas de areia para gatos têm muito pó, o que pode ser muito incómodo para um nariz pequeno e sensível.

  • Perfume, velas aromáticas e produtos de limpeza. Os cheiros que consideramos agradáveis e que usamos diariamente podem ser muito fortes para os animais com um olfato tão sensível como o dos gatinhos. Tente evitar estes odores fortes, se possível.

  • Fumo de cigarros. O tabagismo passivo é tão prejudicial para os nossos animais de companhia como para os outros seres humanos que nos rodeiam. Não fume perto dos seus animais de companhia.

     

  • Pólen e bolor.

  • Corpos estranhos. Os gatos, especialmente os gatinhos, têm narizes muito pequenos, mas mesmo assim as coisas podem ficar lá alojadas. Um dos problemas mais comuns é quando uma folha de erva é acidentalmente inalada enquanto exploram o jardim ou se esfregam, como os gatos gostam de fazer ocasionalmente. Isto é muito irritante e normalmente provoca espirros muito repentinos e frequentes. O seu gatinho pode também bater com as patas na cara ou abanar a cabeça.

Para além das coisas físicas que podem irritar o nariz, existem problemas médicos que também o podem fazer:

  • Infeções virais. Os gatinhos dependem da imunidade da mãe nas primeiras fases da vida, por isso, se a mãe não estiver vacinada, podem ficar vulneráveis a infeções. Além disso, os gatinhos vêm frequentemente de estabelecimentos de criação ou de associações com vários gatos, pelo que podem estar expostos a mais doenças ou a uma maior carga de vírus.

  • Infeções bacterianas como clamídia.

  • Tumores no nariz são muito raros nos gatinhos, mas podem ser uma causa para espirros.

Quando se deve preocupar?

Como referido, espirrar pode ser algo muito bom e é uma função totalmente normal do corpo, pelo que espirrar ocasionalmente não é nada de preocupante. Se parecer frequente, tente associá-lo a algo evitável, como um determinado produto com um aroma forte ou quando acaba de sair da caixa de areia. É possível que consiga eliminar facilmente a fonte de irritação.

No entanto, se o seu gatinho não se sentir bem, e especialmente se deixar de comer, pode ficar doente e debilitado muito rapidamente devido ao seu pequeno tamanho. Procure sempre aconselhamento veterinário se os espirros do seu gatinho forem seguidos de:

  • Deixar de comer ou comer menos do que o normal.

  • Ficar deprimido e não quer brincar.

  • Olhos vermelhos e inchados.

  • Presença de corrimento ocular ou nasal.

  • Comichão na face ou abanar a cabeça.

  • Espirrar constantemente ou em episódios frequentes.

  • Parecer estar em más condições.

  • Tossir.

  • Tem outros problemas, como diarreia.

Lembre-se de falar com o seu veterinário sobre vacinas, cuidados de saúde preventivos e uma boa alimentação, e leve o seu gatinho aos exames recomendados pelo seu veterinário. Desta forma, pode certificar-se de que cresce bem e que está feliz e saudável.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA