Plantas de natal perigosas para o seu gato
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Decorar a casa para o natal é um bom momento para se desfrutar em família. Contudo, é fundamental saber os perigos iminentes de algumas plantas mais utilizadas nesta época para os gatos.
É difícil resistir à tentação de encher os corredores de casa com plantas maravilhosas e típicas destas datas. No entanto, e infelizmente, algumas dessas plantas mais conhecidas são extremamente tóxicas e perigosas. Seguidamente indicar-lhe-emos algumas das plantas mais utilizadas nesta época que deve evitar, por forma a manter a sua casa um lugar seguro para o seu gato.
Poinsettia
Qualquer mesa de Natal não fica completa sem uma maravilhosa Poinsettia. Também denominada por estrela-de-natal ou flor-de-natal, esta planta sempre foi reconhecida pela sua elevada toxicidade para os gatos. Todavia, segundo o PetMD, em comparação com outras plantas não é muito perigosa.
A sua toxicidade não chega a ser letal, porém se o seu gato já tiver lambido ou ingerido poderá existir sinais de algum desconforto abdominal ou diarreia. Assim, se colocar em hipótese utilizar esta planta na sua decoração natalícia, mantenha-a fora do alcance do seu gato ou utilize esta mesma planta sob a forma artificial por forma a garantir uma maior segurança. Pode ainda admirar as maravilhosas Poinsettia do seu vizinho como solução de não usar esta planta na decoração de natal da sua casa.
Árvore de Natal
Segundo a Petcha, os pinheiros apresentam uma elevada toxicidade podendo provocar alterações hepáticas ou mesmo ser fatais para o seu gato. Se realmente quiser uma planta verdadeira como árvore de natal opte por um abeto ou uma pícea, mas sempre em atenção aos pequenos ramos existentes na água que fica na base do vaso da árvore, que podem provocar diversas alterações internas após a sua ingestão. Assim, tente proteger essa base para garantir a segurança do seu gato. O uso de árvores artificiais também tem perigos inerentes ao seu animal de companhia, nomeadamente a ingestão de adereços decorativos e a queda da própria árvore. As luzes de natal representam uma oportunidade para o seu gato explorar e consequentemente provocar a queda da árvore, que pode prejudicar alguém ou mesmo o próprio gato. Assim, por forma a manter a sua própria segurança e a do seu gato deve tentar fixar a sua árvore ao chão. Relativamente aos adereços decorativos deve evitar usar objetos muito pequenos ou afiados, que possam ser facilmente danificados ou ingeridos, e deve fixá-los o máximo possível à sua árvore de natal. Por último, na sua ausência desligue as luzes da eletricidade para evitar que o seu gato apanhe um choque elétrico.
Visco-branco e Azevinho
Se estiver a pensar pendurar visco-branco ou azevinho na sua porta o melhor é optar por comprar estas plantas na sua versão artificial. Segundo o PetMD, a ingestão dos frutos e folhas destas plantas pode causar alterações na saúde digestiva do seu gato, assim como insuficiência cardíaca que pode chegar a ser fatal. Estas plantas são extremamente tóxicas, motivo pelo qual deve evitar o seu uso, mesmo que ache que estão fora do alcance do seu animal de companhia, pois os gatos são animais muito curiosos e ágeis e arranjam sempre alguma maneira de conseguir aquilo que querem.
Amaryllis
A Amaryllis é uma planta de natal divergente e elegante dado a sua flor ser alta. Devido ao seu teor de licorina, esta planta apresente uma elevada toxicidade tanto para gatos como para cães. Segundo a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, os sinais clínicos que esta planta pode provocar no seu animal de companhia são vómitos, diarreia e tremores. Desta forma, deve sempre evitar utilizar esta planta nas decorações natalícias da sua casa.
Se o seu gato ingerir alguma planta potencialmente perigosa deve contactar o seu médico veterinário imediatamente.
Felizmente existe a possibilidade de comprar estas plantas em versão artificial e que iluminam a sua casa como as verdadeiras (E não precisa regar!). Inspire-se na loja mais próxima de si e tente decorar a sua casa com adereços feitos manualmente. Tente evitar utilizar adereços natalícios pequenos e de fácil ingestão para o seu gato. Para manter o seu gato fora do alcance da sua árvore de natal pode adquirir um novo arranhador ou trepador como uma nova distração. Se o seu gato se mantiver longe da sua decoração, o seu natal irá ter menos preocupações.
Evite usar plantas potencialmente perigosas na sua decoração de natal e garanta a segurança do seu gato!
Contributor Bio
Christine O'Brien
Christine O'Brien é uma escritora, mãe, professora de inglês e de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos também aparecem em "Fit Pregnancy", "What to Expect Word of Mom" e "Care.com", onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.