Os gatos libertam gases?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Os gatos libertam gases? Embora não seja necessariamente o melhor tópico para se falar durante o jantar, a flatulência dos gatos são um tema cujo conhecimento é importante para os tutores de animais de companhia.

Tal como outras funções gastrointestinais, a flatulência (gases) é uma ocorrência natural nos animais. Embora não tão frequentemente (ou tão ruidosamente) como os cães e os humanos, o digno gato liberta efetivamente gases. O excesso de gases pode ser um sinal de problemas digestivos, tais como diarreia ou fezes líquidas. Como muitos gatos fazem as necessidades no exterior, por vezes o excesso de gases pode ser o indício mais óbvio de que algo não está bem.

Porque é que os gatos libertam gases intestinais?

A flatulência resulta normalmente de uma acumulação de gases no sistema digestivo, que é depois libertada do corpo. Na maior parte dos casos, a flatulência do gato é normal. No entanto, o excesso de gases pode ocorrer se o seu gato engolir demasiado ar.

gato relaxado deitado num sofá
As alergias ou sensibilidades alimentares também podem contribuir para o excesso de gases. De facto, a alimentação é considerada uma das principais causas da libertação de gases pelos gatos. Nas suas diretrizes nutricionais, a Asociación Mundial de Veterinarios de Pequeños Animales (WSAVA) inclui a flatulência como uma "função gastrointestinal alterada" na sua lista de verificação global de "Fatores de risco de avaliação nutricional" para avaliação nutricional veterinária. A avaliação nutricional da WSAVA tem em conta "os snacks, os biscoitos, os alimentos próprios para consumo humano, os alimentos utilizados para a administração de medicamentos e os suplementos dietéticos" – basicamente, tudo o que o seu gato ingere.

Alimentação e libertação de gases

Escolher um alimento adequado para o seu melhor amigo é o primeiro grande passo para controlar a flatulência. Selecione um plano de refeições que inclua as vitaminas e os minerais necessários e que se adeque ao seu tamanho, idade e nível de atividade. A fibra, por exemplo, é ideal para o sistema digestivo, mas algumas fibras podem provocar excesso de gases. Em alguns casos, o seu veterinário pode recomendar um alimento terapêutico para gato que seja especialmente formulado para uma digestão adequada.

Além disso, a libertação de gases é apenas um dos motivos pelos quais não deve dar alimentos próprios para consumo humano ao seu gato. Embora o seu gato possa tolerar alguns alimentos para humanos, é melhor limitar-se a alimentos formulados para o seu melhor amigo, como salienta a Experto Animal. A RSPCA adverte que a maior parte dos alimentos para humanos não satisfaz as necessidades nutricionais do seu gato e que alguns alimentos podem mesmo ser tóxicos.

Contacte sempre o seu veterinário antes de dar algum alimento ao seu gato para se certificar de que é seguro fazê-lo. Lembre-se também de reduzir ao mínimo os biscoitos.

Flatulência e problemas de saúde

Em casos raros, a flatulência pode ser causada por uma doença grave, como Tritrichomonas foetus. A AVEPA afirma que, nos gatos afetados por este parasita intestinal, a flatulência pode ser acompanhada por diarreia com mau odor. Se o seu gato apresentar outros sinais de um problema gastrointestinal, incluindo diarreia e vómitos, e se os gases tiverem um odor forte, leve-o imediatamente ao veterinário para que este possa verificar se existe um problema de saúde subjacente.

Não se preocupe, a maioria dos gases nos gatos não são motivo de preocupação. O gato não liberta gases com frequência e, quando os liberta, provavelmente fica tão surpreendido quanto nós. Os gatos são seres elegantes; nem sempre irá ouvi-los ou cheirá-los, pois a maioria dos gases libertados são inodoros — sutil e fino, tal como o seu gato.

Na maior parte das vezes, a libertação de gases não passa disso. No entanto, se tiver alguma preocupação, não se esqueça de falar com o seu veterinário. Este também pode recomendar alimentos de qualidade para o seu gato, para garantir que está a cuidar corretamente da sua saúde digestiva.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos de longa data, cujos gatos Azuis Russos são os reis da sua casa. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e da sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados

Produtos relacionados