Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Os problemas urinários nos gatos são um motivo comum para consultar o veterinário. Há algumas causas possíveis para o surgimento de problemas urinários nos gatos, mas a mais comum é o stress. Embora possa parecer que os gatos têm vidas tranquilas, podem ficar stressados com muita facilidade, sobretudo se forem mantidos exclusivamente no interior ou com outros gatos. Assim como os problemas urinários, o stress crónico também pode causar problemas gastrointestinais, higienização excessiva e alterações comportamentais. Uma vez que os problemas urinários podem ser um dos primeiros e mais óbvios sinais de que o gato sofre de algum tipo de stress, os tutores devem conhecer os sinais e saber como ajudar os seus melhores amigos.
Como posso saber se o meu gato tem um problema urinário?
Quando os gatos estão felizes e saudáveis, usam a caixa de areia ou vão ao exterior urinar e defecar. No entanto, se o seu gato apresentar os comportamentos que se seguem, pode estar com problemas na bexiga ou doença do trato urinário inferior felino (FLUTD):
- Esforço para urinar
- Incontinência/perda de controlo da bexiga
- Urinar fora da caixa de areia ou em casa, quando geralmente o fazia no exterior
- Vocalização ao urinar ou ao tentar urinar
- Lamber a zona genital
- Redução do apetite
Quando a FLUTD se deve ao stress, costuma designar-se por cistite nervosa. A maior parte dos gatos apresenta os sinais indicados quando atingem o limite de stress ou sofrem de um problema médico, pelo que alguns dos primeiros sinais de stress podem ser o facto de o gato se esconder mais, estar menos carinhoso, alterar o comportamento alimentar, ou urinar ou defecar na caixa de areia (não ambos). Contudo, alguns gatos podem apresentar sinais de problemas urinários e cistite nervosa. Assim que um gato apresentar sinais de problemas urinários, é importante contactar o veterinário. Estes casos devem ser sempre examinados pelo veterinário. O bloqueio da uretra num gato, mais comum nos gatos machos, é uma emergência médica, uma vez que, se não for tratado, pode provocar a rutura da bexiga ou insuficiência renal.
Detetar os fatores de stress
Se o seu gato apresentar comportamentos invulgares ao urinar ou urinar constantemente fora da caixa de areia, é importante identificar os fatores de stress de que o seu gato possa estar sofrer. Quando consultar o veterinário para debater os sinais, pode colocar algumas questões para determinar o que está a stressar o seu gato, incluindo:
- Tem outros gatos em casa?
- O seu gato tem acesso ao exterior?
- Quando se iniciaram os comportamentos urinários invulgares?
- Alterou recentemente a alimentação ou a areia?
- Que outros comportamentos invulgares acompanham os problemas urinários?
- Ocorreram grandes alterações no agregado familiar, como uma renovação, um novo animal de companhia (sobretudo um gato), um bebé ou a morte de um familiar?
Outro aspeto a considerar é o facto de os gatos estarem atentos ao que os tutores sentem, pelo que também deve cuidar de si. Tem sentido stress ultimamente? O stress começou a afetar a sua rotina diária? É provável que se a sua rotina diária tiver sido interrompida, o mesmo aconteça com a do seu gato. O sono excessivo ou a falta de sono são sintomas comuns de stress nos humanos. Quando um gato deteta estas alterações, pode começar a sentir-se stressado e os sinais podem refletir-se no comportamento urinário.
Comparação entre stress a curto e a longo prazo
Grandes alterações na vida do gato, como uma mudança ou a chegada de um novo animal de companhia à casa, podem causar stress temporário. Apesar de muitos gatos se adaptarem passado pouco tempo, alguns continuam stressados, o que pode causar problemas urinários, entre outros, como a higienização excessiva ou condições gastrointestinais. Se o fator de stress for identificado e eliminado, os problemas urinários podem desaparecer rapidamente.
As fontes de stress mais desafiantes são situações a longo prazo que podem não ter soluções rápidas e causar problemas urinários mais graves. As causas de stress mais comuns nos gatos são viver com outros gatos e serem mantidos exclusivamente no interior. Para muitos gatos, ambas são verdade!
Como tratar e evitar problemas urinários nos gatos
Se o seu gato sofrer de stress, é necessário consultar o veterinário. Consoante a gravidade dos problemas de bexiga do gato, o veterinário pode prescrever medicação e/ou ajustar o regime alimentar com uma alimentação terapêutica, que pode contribuir para aliviar alguns problemas urinários e fazer com que se sinta bem novamente. Algumas opções de alimentação terapêutica incluem também ingredientes naturais para ajudar a reduzir o stress. Além da medicação e da alimentação, o veterinário também pode oferecer sugestões sobre como melhorar o ambiente para acalmar todos os gatos em casa. Se tiver vários gatos, deve ter mais um comedouro e um bebedouro do que o número de gatos, e deve distribuí-los pela casa para que um gato não tenha de estar perto de outro ao comer e beber. O mesmo se aplica às caixas de areia, embora estas devam ser colocadas longe dos comedouros e bebedouros.
Por vezes, tudo o que precisa de fazer é passar um pouco mais de tempo com o seu gato e dar-lhe atenção. Tente também manter a caixa de areia e a casa muito limpas, e assegurar que o seu gato está bem hidratado, o que pode aliviar o stress e reduzir ou eliminar os problemas urinários. Infelizmente, em muitos casos, o alívio da cistite nervosa pode demorar semanas ou meses. Além disso, pode voltar, mesmo quando pensa que o problema está resolvido. Isto deve-se frequentemente a uma fonte de stress inesperada, como obras em casa ou muitas visitas num determinado período. Se tentar antecipar estes eventos, pode colaborar com o veterinário e encontrar formas de reduzir o impacto.
Quando identificar a causa do problema urinário e encontrar formas de reduzir o nível de stress do seu gato, é importante controlar adequadamente o stress no futuro. Não se esqueça de controlar também o seu stress! Outro fator importante para controlar o stress é a consistência. Se sabe que a sua rotina irá mudar em breve ou que se avizinha uma grande alteração na vida (uma mudança, uma nova pessoa ou um novo animal em casa, etc.), tente preparar o seu gato através de objetos e brinquedos que lhe agradem. Um pouco mais de mimo vai ajudá-lo a sentir-se mais seguro e pode até distraí-lo relativamente às mudanças. Além disso, mantenha a caixa de areia muito limpa e encontre um local tranquilo para o seu gato relaxar. Utilizar um difusor de feromonas em alturas potencialmente stressantes também pode ser muito útil para alguns gatos.
Ao preparar-se para situações stressantes e prestar atenção aos primeiros sinais de que o seu gato está a ficar inquieto, pode ajudá-lo a evitar problemas urinários e a viver mais saudável e feliz.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS.
Biografia da autora

Chrissie Klinger
Chrissie Klinger é mãe de dois filhos e tutora de três cães e um gato, gosta de escrever artigos sobre animais de companhia para ajudar as famílias a criarem laços e a desfrutarem da vida com os seus animais de companhia. Quando não está a ensinar ou a escrever, Chrissie Klinger gosta de estar com a família e de viajar.