Porque é que o meu gato se coça e lambe muito?

minutos de tempo de leitura

Um gato laranja senta-se no colo do tutor, olhando atentamente para algo que está fora do campo de visão

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Os gatos adoram higienizar-se, de tal forma que é normal que se higienizem durante metade do tempo em que estão acordados! No entanto, se notar que o seu gato não para de o fazer, pode ser um sinal de irritação ou comichão na pele. Há muitas razões pelas quais o seu gato pode começar a ter comichão, a coçar-se e a higienizar-se em excesso. Neste artigo, analisemos as causas mais comuns e como pode dar ao seu gato um tão desejado alívio.

Causas comuns de comichão em gatos

  1. Parasitas As pulgas são, de longe, a causa mais comum de comichão e de excesso de higiene nos gatos. Mesmo que o seu gato passe a maioria ou a totalidade do tempo dentro de casa, pode apanhar pulgas porque estas podem ser trazidas através da nossa roupa. As pulgas costumam causar irritação principalmente à volta da cabeça, do pescoço e da base da cauda, por isso, se notar que estas áreas são as mais afetadas, as pulgas podem ser o problema. Na verdade, as pulgas não passam a maior parte do tempo no gato, por isso, por cada pulga que encontre no gato, haverá pelo menos mais uma centena em casa! Zonas sem pelo e crostas, especialmente nas áreas mencionadas, são comuns, principalmente se o seu gato for alérgico a pulgas. Nestes gatos, uma só picada pode causar reações enormes, comichão e irritação graves.

    Outros parasitas, como os ácaros, podem também constituir um problema ocasional.

  2. Dermatite atópica (atopia). Alguns gatos com alergias a partículas presentes do ambiente como: pólen, erva, ácaros e por aí em diante, possuem muitas vezes múltiplas alergias. No caso do pólen e das plantas, pode notar que o seu gato está pior em certas alturas do ano.

  3. Alergia alimentar. Tal como na atopia, as alergias alimentares também podem causar irritação e comichão na pele. As alergias alimentares mais comuns nos gatos são à carne de vaca, peixe, frango e produtos lácteos.

     

  4. Infeção cutânea. As infeções cutâneas não são muito comuns nos gatos e devem-se frequentemente a outros fatores. Por exemplo, se o seu gato se tem coçado e higienizado em excesso, danificando a pele, as bactérias presentes na sua boca e pele podem penetrar e criar uma infeção nas camadas mais profundas da pele. Isto torna-se um ciclo vicioso de comichão.

  5. Stress. O stress é uma causa muito importante da higienização excessiva e da perda de pelo em gatos e pode ser facilmente confundido com um problema de pele genuíno. Normalmente, a perda de pelo devido a este tipo de higienização não resulta em danos na pele como acontece com a comichão intensa devido a alergias.

O que pode fazer para ajudar o seu gato?

Manter a desparasitação em dia é a primeira coisa a fazer. Se conseguir evitar que as pulgas e outros parasitas se multipliquem, estará um passo à frente do jogo.

Se notar problemas como lamber ou comichão excessiva, é melhor consultar o seu veterinário, e o mais cedo possível. O tratamento varia consoante a causa da irritação, e o seu veterinário pode também querer fazer uma dieta de eliminação para excluir uma alergia enquanto se faz outros exames. Nos casos de pele, este teste alimentar pode ter de se prolongar por 8-12 semanas. Caso se verifique que o stress é a causa da higienização em excesso, o seu veterinário ou a equipa de enfermagem podem dar-lhe algumas dicas sobre como reduzir o stress em casa e reduzir ou evitar possíveis conflitos entre os seus gatos.

Os problemas de pele podem ser difíceis de diagnosticar, por isso quanto mais cedo o seu veterinário conseguir fazer o diagnóstico, mais cedo o seu gato ficará aliviado dessa comichão irritante.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA