O significado subjacente ao miado do seu gato: cinco sons e ruídos distintos dos gatos

Publicado por
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Se partilhar a casa com um gato, irá ouvi-lo a emitir muitos sons diferentes ao longo do dia. E apesar do significado de alguns ruídos ser bastante evidente (por exemplo, andar à volta do prato do alimento e miar enquanto olha para si), as coisas nem sempre são tão óbvias. Nalguns casos, o seu gatinho poderá ser especialmente conversador. Este comportamento é muito comum entre os gatos mais velhos, pois estes gatos têm a tendência a tornarem-se mais vocais com a idade devido ao piorar da audição.

Eis o que o seu gato está a querer expressar com os seguintes sons característicos:

1. Miar

Como tutor de um gato, já sabe que ele emite um miado clássico em múltiplas ocasiões. Mas os gatos não fazem isso entre si, por isso, o que está a tentar dizer-lhe? O seu gato pode utilizar o miado para pedir água ou alimento, para o cumprimentar quando regressa a casa ou para pedir festas ou carinhos (enquanto vira a barriga para cima). Os gatos também comunicam com diversos tipos de miados, consoante a situação, tais como "quero esse lugar no sofá" (algo que acontece com frequência).

Embora existam diversas situações que possam significar que o seu gato não está bem, como o miar constantemente, o não utilizar a caixa de areia ou mesmo outra situação anormal, normalmente o seu melhor amigo está apenas a dizer olá.

2. Ronronar

Um dos grandes prazeres da vida é quando o seu gato se enrosca em si, encosta o focinho e ronrona no final de um longo dia. Como refere Trupanion, o ronronar é a forma de os gatinhos, que nascem cegos e surdos, comunicarem com a mãe, mas todos os gatos usam este método ao longo da vida, mesmo consigo. Preste atenção ao ronronar do seu gato e notará alterações subtis no tom e vibração, que o ajudam a expressar o seu conforto e felicidade.

Um motivo menos conhecido: os gatos também podem utilizar esta vocalização para se confortarem quando estão assustados, por isso não se esqueça de dar muito mimo ao seu gatinho quando este ligar o seu pequeno motor.

3. Rosnar

Quando um gato rosna, isso não significa que seja mau; pode estar apenas assustado, e estar na defensiva. O seu gato poderá rosnar a um estranho que visite a sua casa (ou até a alguém que conheça mas de quem não goste) ou mesmo a outro gato, para o afastar. Em última análise, pode estar a mostar quem é o dominante (pista: certamente não o considera a si).

"Se puder", avisa a Animal Planet, "ignore o rosnar em vez de gritar ou olhar fixamente para o seu gato." Dê-lhe algum tempo para se aperceber de que a sua afeição por ele é a mesma: o rosnar acabará por acabar. Dar ao seu gato o espaço de que precisa para se acalmar ajuda-o sempre a sentir-se mais seguro.

4. Uivar

Se pensa que só os cães uivam... engana-se! A American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA) destaca que "algumas raças de gatos, nomeadamente os siameses, têm tendência a miar e uivar de forma substancial", pelo que o seu gatinho poderá ser bastante sonoro. Qualquer gato com a sua "função reprodutora ativa" uiva para atrair um companheiro.

Se o seu gato não encaixar nestes critérios, poderá uivar por se encontrar numa situação de emergência, talvez entalado entre os móveis ou até ferido. Noutros cenários, os gatos podem uivar para lhe mostrar a presa que acaba de caçar (e nem sempre se trata de um brinquedo). Esteja sempre atento aos sons que o seu gato emite, de modo a garantir que está tudo bem.

5. Chilrear

Este é um dos ruídos mais anormais dos gatos, reservado para situações muito especiais. Muitas vezes o seu gato chilreia para o alertar de que viu um pássaro, esquilo ou coelho do lado de fora da janela. De acordo com a The Humane Society, não se trata de um miado completo mas sim de um som que os gatinhos aprendem quando são mais jovens, quando a mãe utiliza para manter os seus bebés calmos. Se tiver vários gatos, poderá ouvi-los conversar entre si desta forma. Eventualmente poderão utilizar este som como um truque, para o dirigir para o prato da sua comida ou para a cama.

Prestar atenção aos sons do seu gato ajudará a criar uma relação ainda mais próxima entre si e o seu melhor amigo. Ajudá-lo-á também a compreender melhor as suas necessidades, para que lhe possa fornecer tudo aquilo de que precisa para se sentir feliz, saudável e seguro.

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

 

Christine O'Brien é uma escritora, mãe, professora de inglês e tutora de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos também aparecem em "Fit Pregnancy", "What to Expect Word of Mom" e "Care.com", onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

PRODUTOS RELACIONADOS