Os gatos protegem os seus tutores?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Os cães são conhecidos por serem intensamente dedicados aos seus tutores, mas será que um gato também pode ser protetor? Saiba se o seu gato sente a necessidade de o proteger e como o faz para mostrar.

Os gatos são protetores?

Os gatos são muitas vezes estereotipados como sendo distantes e indiferentes, mesmo para as pessoas que mais os amam, mas a verdade é que os gatos podem ser tão protetores dos seus quanto os cães. Ou seja, os gatos amam tanto a sua família como a sua família os ama a eles. Num inovador Experto Animal, os investigadores mostraram pela primeira vez que os laços entre os gatos e os humanos eram tão fortes como os que existem entre os humanos.

Pode não notar o quanto o seu gato presta atenção onde está e o que está a fazer, mas os gatos usam as suas incríveis capacidades auditivas e olfativas para manterem os seus tutores em segurança. A Experto Animal destaca a existência de gatos que detetaram cancro e doenças cardíacas nos seus tutores, alertaram para ataques cardíacos, protegeram os seus tutores jovens de intimidadores e um que até serviu ao lado de humanos na Marinha Real!

Mulher segura um gato Scottish Fold cinzento contra o seu rosto em forma de aconchego.

Muito frequentemente, os gatos tentam proteger os seus tutores de pessoas que consideram perigosas. Embora os gatos sejam predadores ferozes, para alguns gatos os humanos podem parecer grandes e assustadores. É instintivo para um gato defender o seu território e o do seu tutor.

No entanto, embora seja adorável imaginar o seu gato a correr para salvar o dia, talvez ele não pense o mesmo das suas ações. O famoso especialista em comportamento Dr. John Bradshaw, através da National Geographic, advertiu contra a tendência das pessoas "imaginarem que [os gatos] têm pensamentos e intenções bastante semelhantes às nossas". Se o seu gato tenta protegê-lo de algo (ou de alguém), provavelmente está apenas a seguir o seu instinto.

Sinais de um gato superprotetor

Em alguns casos, os gatos são tão protetores ao ponto de se tornarem agressivos. Tente prestar atenção à comunicação não-verbal do seu gato para entender o que está a fazer com que o seu gato sinta necessidade de se defender.

Se notar que o seu gato está em modo defensivo, repare na seguinte linguagem corporal do seu gato:

  • Olhos dilatados
  • As orelhas pontiagudas que parecem antenas parabólicas
  • Movimentos de cauda rígidos e rápidos
  • Posição de agachamento
  • Dentes ou garras expostas
  • Sibilar, rosnar ou guinchar
  • Morder ou arranhar

Como lidar com um gato superprotetor

Um gato protetor é um gato com medo, e um gato com medo pode tornar-se agressivo. Mas antes de decidir comprar um sinal de “cuidado com o gato” para a sua porta da frente, tente encontrar formas de acalmar o seu gato agressivo e ensinar-lhe que o seu comportamento não é aceitável.

Saiba que, embora não deva recompensar a hostilidade do seu gato, punir um gato agressivo também não é produtivo. A Experto Animal explica que se repreender ou castigar o seu gato por mau comportamento, o mais certo é que ele não o compreenda. Em vez de dissuadir o comportamento indesejado, pode piorá-lo, tornando o seu gato ainda mais nervoso ou medroso. Qual o melhor procedimento neste tipo de situações? Afaste-se e encoraje outras pessoas do seu agregado familiar a fazer o mesmo.

Os gatos são protetores? Faz parte do instinto do seu gato reagir quando cheira, escuta ou pressente algo estranho. Também faz parte do seu ADN entrar em modo de defesa quando está assustado. É bom saber que em momentos de aflição pode contar com o seu gato.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos de longa data, cujos gatos Azuis Russos são os reis da sua casa. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Artigos relacionados

Produtos relacionados