Gerir a Ansiedade de Separação dos Animais de Companhia Quando Regressar ao Trabalho e à Escola

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Após semanas ou meses em confinamento, regressar ao trabalho ou à escola pode ser difícil tanto para si como para o seu animal de companhia. O seu amigo felpudo provavelmente tem desfrutado de carinhos, brincadeiras e talvez até de guloseimas extra!

Saber como aliviar a ansiedade de separação dos animais pode ajudar a facilitar esta transição, especialmente se tiver estado em quarentena ou a trabalhar a partir de casa durante um período de tempo prolongado. Mesmo os gatos ou cães independentes vão experienciar algum stress quando não estiver lá, mesmo que sejam bons a escondê-lo. Aqui estão cinco dicas de como deixar o seu cão em casa sozinho e ajudar o seu gato a lidar com a situação depois de regressar ao trabalho ou à escola.

1. Estabeleça um Novo Horário

Assim que souber quando irá regressar ao trabalho e voltar à sua antiga rotina, é útil estabelecer uma nova rotina com os animais de companhia antes de começar a sair regularmente. Isto ajuda a aliviar a ansiedade de separação dos animais, dando aos dois tempo para se adaptarem ao novo horário. Também vai ter de reaprender a deixar a sua casa durante longos períodos de tempo!

Para começar, simule algumas entradas e saídas. Comece a sua rotina de "adeus" ao vestir o seu casaco, agarrando no café e chaves e abrindo a porta. Diga adeus ao seu animal de companhia, saia um pouco para o corredor ou coloque a mochila no carro, e depois volte a entrar. Breves saídas e entradas como esta mostram ao seu animal de companhia que ao sair pela porta, não significa que estará sempre ausente por longos períodos de tempo.

De acordo com a Association of Pet Behaviour Counsellors, para os cães, horários diversificados podem ajudar o seu animal de companhia a lidar com a transição de uma rotina previsível para uma imprevisível.

Ensine-os a "esperar o inesperado" ao sair, por exemplo, um minuto na primeira vez, depois 12 minutos, depois três minutos, para que o seu animal de companhia não consiga prever quanto tempo estará fora. Isto vai ajudar a diminuir a ansiedade que o seu cão sente quando está fora de casa durante aqueles longos dias de trabalho.

2. Contenha as Emoções

Como tutor, esta é provavelmente a mudança de comportamento mais difícil. Como pode evitar fazer um grande alarido quando entra e sai ao ver o seu animal de companhia? De acordo com os especialistas da Battersea Dogs Home, encher o seu cão de mimos nesses momentos em particular pode agravar a ansiedade de separação. Recomendam que tente mostrar o mínimo de emoção possível, mostre ao seu cão que é uma situação normal e que não existe razão para ficar preocupado. Quando regressa a casa, recomendam que entre calmamente e que se aproxime do seu animal de companhia dando-lhe suaves elogios. Woman in yellow sweater hugging her yellow lab while sitting on a gray couch.Pode parecer contra-intuitivo agir com calma quando vê a sua bola de pelo depois de passarem horas afastados, mas aproximar-se deles com calma evita que as suas emoções se tornem demasiado extremas.

Isto cria uma transição mais suave desde as suas horas de silêncio até à pura felicidade de se reunir com a sua pessoa favorita. Não se preocupe! Após 20 ou 30 minutos pode brincar com o seu animal de companhia à vontade.

3. Estabeleça um Novo Horário de Refeição

Um passo essencial na aprendizagem de como aliviar a ansiedade da separação dos animais de companhia é ajustar a hora da refeição. Quando está frequentemente em casa, é fácil entrar num ciclo de refeições frequentes e guloseimas adicionais. Mas e o que acontece quando voltar à sua rotina habitual?

Como cães e gatos são criaturas de hábitos, mudanças abruptas na hora da refeição podem agravar o stresse, por isso, tente voltar a ter um horário de alimentação estruturado. Geralmente, as refeições dos cães são duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. A rotina de alimentação de um gato depende de como este é alimentado. Os gatos que se alimentam sozinhos não necessitarão de muitas mudanças, se as houver, ao contrário dos gatos com um horário de alimentação. Como em qualquer mudança na dieta de um animal de companhia, é melhor uma transição lenta. Fale com o seu veterinário sobre quais as formas de modificar os horários das refeição do seu animal de companhia que causem o mínimo de stresse. Antes de regressar ao trabalho ou à escola faça um inventário de tudo o que tem e o que precisa comprar.

Isto evitará momentos de "estamos sem comida" de última hora, o que pode aumentar o seu próprio stresse.

4. Estabeleça uma Zona de Conforto

Quando estiver fora de casa os seus animais de companhia vão procurar os locais onde se sentem mais seguros. Tem passado muito tempo no sofá? Uma dica de como deixar o seu cão em casa sozinho e como evitar a ansiedade de separação do seu animal de companhia é mantendo esse local confortável enquanto está fora. O PDSA recomenda também a criação de um espaço seguro apenas para o seu cão, utilizando um caixote ou um espaço fechado numa zona calma da casa onde o seu cão não será incomodado. Transforme esse espaço num "esconderijo para cães" com almofadas e cobertores, coloque lá dentro as suas guloseimas e brinquedos preferidos, e deixe a porta aberta para que não se sinta "trancado" ou encurralado.

Os gatos adoram esconder-se em sítios pequenos e escuros, quer os seus tutores estejam em casa ou não. Armários e caixas são ótimas e seguras fortalezas para gatos. Transforme estes espaços numa confortável cama para gato com cobertores, almofadas ou toalhas. Também pode incluir uma camisola ou outra peça de roupa com o seu cheiro, para que o seu amigo felpudo sinta que se está a aconchegar a si!

Man with beard snuggles a cat close to face.

5. Proporcione Enriquecimento

Uma forma dos animais de companhia libertarem a sua ansiedade é através de um comportamento destrutivo.

O tédio por estarem em casa sozinhos pode desencadear esta conduta nos cães, dizem os investigadores sobre o comportamento dos animais do Reino Unido, não só porque sentem falta dos seus humanos, mas também porque estão frustrados. Essa frustração leva a que escavem ou mastiguem tudo o que estiver disponível. Os gatos também são assim, e podem até libertar a sua frustração no sofá dos seus tutores ou num rolo de papel higiénico.

A melhor maneira de evitar que fiquem aborrecidos é criando atividades enriquecedores para os seus animais de companhia ficarem entretidos enquanto estiver fora. Colocar música e programas de televisão para animais pode ser reconfortante para os animais, reduzindo a sua sensação de solidão. A Battersea Dogs Home recomenda brinquedos de enriquecimento para cães, como tapetes olfativos, bolas com comida lá dentro e jogos de procura para ajudar os cães a focar a sua energia mental. Também pode encher um recipiente pouco fundo (uma pequena piscina ou caixote) para criar uma piscina de bolas!

Pode entreter o seu gato com puzzles de comida para satisfazer a sua curiosidade, brinquedos para correrem atrás ou até mesmo aplicações para desenvolver o seu instinto de caçador (eles adoram correr atrás de peixes elétricos).

 

Os tutores e os animais de companhia vão precisar de tempo e paciência durante este período de adaptação. Mas ao utilizar as melhores maneiras para evitar a ansiedade de separação do seu animal de companhia, ficar a par das necessidades do seu amigo felpudo e mostrar-lhe muito amor, pode fazer a transição de volta a um horário "normal" muito mais fácil.

Biografia da colaboradora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine Brovelli-O'Brien, doutorada, é uma escritora, educadora STEAM, e mãe de companhia dedicada. É membro profissional da Cat Writers' Association (CWA) e escreveu para empresas e organizações líderes da indústria, incluindo What to expecting When You're Waiting e NIU STEM Read. Encontre-a e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien

Artigos relacionados

Produtos relacionados