Guia para tutores sobre fontes de água seguras para animais de companhia

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Estamos todos ansiosos pela chegada do tempo mais quente. Podemos partir à aventura no exterior com os nossos cães e os gatos podem encontrar ainda mais locais ensolarados para relaxar durante o dia. Mas, tal como acontece com o ser humano, à medida que a temperatura sobe, aumenta a sede e a necessidade de água do animal de companhia.

É sempre boa ideia distribuir vários bebedouros pela casa e o jardim para manter a água sempre por perto, apesar de, inevitavelmente, os animais de companhia também acabarem por beber de outros locais. Poderá constatar que o seu cão ou gato bebe de poças ou tanques de água. Quando vai passear, é provável que veja o seu cão a beber água de valetas ou locais semelhantes. Mas será que é seguro? Enquanto tutor, deve manter o seu animal de companhia hidratado e saudável. Isto é o que precisa de saber sobre as necessidades diárias de água dos seus cães e gatos e sobre as várias fontes que estes poderão encontrar para matar a sede.

De quanta água necessitam os animais de companhia?

Em média, a ingestão normal de água para cães e gatos corresponde a 25-50ml por quilograma de peso corporal durante 24 horas. Isto significa que, normalmente, um cão de tamanho médio com 20kg bebe entre meio litro e um litro de água por dia. Por outro lado, um gato de tamanho médio com 4 kg consome apenas 100-200ml por dia.

Os animais de companhia que vivem em climas mais quentes ou os que são muito ativos podem necessitar de mais, ao passo que é provável que os animais de companhia que comem alimento húmido, são mais velhos ou sedentários consumam um pouco menos do que a média.

Independentemente da idade e do estilo de vida do animal de companhia, a forma mais segura de garantir que têm água suficiente é assegurar o acesso constante a água limpa e fresca. Quantas mais bebedouros estiverem disponíveis no seu território, melhor! Isto é particularmente importante em casas com vários gatos, sendo que alguns gatos podem ser demasiado tímidos para se aproximarem de um bebedouro defendido por outro gato. Idealmente, deve existir mais um bebedouro do que o número de gatos e os bebedouros devem estar distribuídos por diferentes locais.

Gatos bebem água limpa de um distribuidor de água. Fonte de água para gato. Sede no animal de companhia. Desidratação no gato.

10 fontes de água comuns: São seguras?

Quer seja dentro de casa ou em contacto com a natureza, o animal de companhia tem queda para encontrar água. Se o animal de companhia detetar uma destas fontes de água e decidir beber, aqui está o que deve saber.

1. Água engarrafada

A água engarrafada é segura para partilhar com cães e gatos. Opte por água de nascente ou água sem gás em vez de água gaseificada, que pode ter ingredientes adicionados e causar desconforto.

2. Água de tanques, valetas ou rios

Quer esteja a percorrer os caminhos do parque local ou a acampar, é frequente ver o seu cão sedento a lançar-se a qualquer fonte de água. O problema com as poças e valetas é que a água costuma estar estagnada, ou seja, não flui livremente. A água estagnada pode ter substâncias ou transmitir doenças ao seu animal de companhia, como leptospirose, algas ou bactérias que se acumulam em águas paradas e lama. O melhor é evitar que os animais de companhia bebam este tipo de água.

Importa ainda referir que os cães evoluíram em grande medida para comer e beber coisas que nós consideraríamos desagradáveis. Isto significa que a maior parte deles tem sistemas digestivos mais robustos do que o ser humano e estão habituados a diferentes bactérias. Assim, apesar de tentar afastar o seu cão de poças ou valetas, se ele já tiver saltado e tiver bebido água antes de o alcançar, é provável que não tenha motivos para entrar em pânico! Assegurar que o seu cão tem as vacinas em dia pode ajudar a reduzir o risco de contrair doenças como a leptospirose.

Geralmente, os rios e cursos de água são seguros se a água parecer transparente e limpa. Existe sempre um pequeno risco de a água estar contaminada com algo a montante, mas de um modo geral, os cursos de água transparente são muito menos arriscados do que a água estagnada.

3. Água de lagos ou tanques

Cabe-lhe a si decidir se deixa o seu cão ou gato beber de lagos. Se o lago for devidamente filtrado através de uma bomba para manter a água limpa, não há motivo para não deixar. No entanto, se usar produtos químicos, é provavelmente melhor cobrir o lago para que não seja possível ingerir volumes de água elevados.

Também pode preferir que o seu gato não tente pescar a melhor carpa! Por falar em peixe, o mesmo se aplica a tanques de peixe interiores. Se a água for limpa e não tratada, não apresenta problemas para o seu animal de companhia, mas ainda assim, o melhor será manter o tanque coberto para proteger o peixe.

4. Água do mar

Quando vai à praia, é normal que o seu cão se divirta a brincar nas ondas. Mas, e se o cão beber água do mar? A água do mar é naturalmente salgada. Se o seu animal de companhia beber esta água, pode sofrer envenenamento pelo sal, também conhecido por hipernatremia, que é um problema grave que pode provocar sinais como vómitos, diarreia e tremores. Em vez de recorrer ao oceano como fonte de água, leve várias garrafas de água de casa para o seu animal de companhia.

5. Água da piscina

As piscinas públicas e domésticas são tratadas com sal e produtos químicos, como cloro, para manter baixos níveis de bactérias e algas. Embora os humanos engulam acidentalmente uma pequena quantidade de água da piscina ao nadar, não é ideal que o seu cão beba grandes quantidades de água. Leve água potável limpa para o manter hidratado.

6. Água de poças

As poças são frequentemente fontes de água bastante agradáveis para um cão com sede, sendo que a grande maioria deles ficará em segurança porque se trata apenas de água da chuva. Mas sim, podem ser lamacentas! Porém, como referimos, o estômago dos cães está habituado a lidar com alguma sujidade. No entanto, tente evitar poças que pareçam estar contaminadas com elementos como óleo de automóvel ou água de lavagem de automóveis.

7. Bebedouros partilhados/comunitários

Quando vai com o seu cão a lojas de animais ou locais que autorizam a entrada de animais, é comum existir um bebedouro partilhado para todos os cães visitantes utilizarem. Mas será que deve deixar o seu cão integrar a comunidade? Se encher o bebedouro com água da torneira e o bebedouro parecer limpo, pode deixar o seu cão beber. Se não puder mudar a água, use o bom senso para decidir. Se poucos cães tiverem usado o bebedouro, não deve haver problema, mesmo que contenha alguns resíduos. Mas, se parecer mesmo sujo ou tiver muita saliva, o melhor é evitar.

8. Água da torneira/fontes de água

Esta é a melhor opção para oferecer água fresca ao seu animal de companhia. A água da torneira foi limpa e preparada para os seres humanos consumirem, tomar banho e lavar.

9. Água da sanita

Os animais de companhia não devem beber água da sanita. Se o seu animal for simplesmente curioso, mantenha a tampa fechada. Caso contrário, o animal pode ingerir acidentalmente excrementos humanos, água tratada quimicamente ou com produtos de limpeza de casa de banho, elementos que com certeza serão prejudiciais.

10. Água do poço

Vive numa zona rural? Se consumir água do poço potável em casa, então os seus animais de companhia também a podem consumir. No entanto, se tiver uma bomba e usar a água do poço exclusivamente para o gado, analise regularmente a qualidade da água para assegurar que o aquífero não está poluído com contaminantes.

A água limpa é essencial para os animais de companhia

Se não tiver a certeza que o seu animal de companhia deve beber de uma fonte de água, pense se a beberia. A água parece limpa? É fresca? Transparente? Se não responder afirmativamente a estas questões, provavelmente esta água também não é uma boa ideia para o seu animal de companhia beber. Da próxima vez que sair com o seu cão, leve água suficiente para ambos. Se vir o seu gato a olhar para a sanita, verifique o seu bebedouro. Precisa de ser lavada e reabastecida? Todos gostamos de beber água limpa e fresca, incluindo os animais de companhia.

Biografia da autora

Angela Tague

Angela Tague

Angela Tague é tutora de animais de companhia e escritora do centro-oeste americano. Quando não está a explorar trilhos naturais com o seu cão, ou a preparar salada de fruta para as suas tartarugas, está a escrever para marcas de produtos para animais de companhia, como Kaytee, Good Good, Purina, Zilla, Aqueon e Big Heart Pet. Pode encontrá-la no Twitter ou no LinkedIn em @AngelaTague.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS