O que deve saber sobre as calorias dos alimentos para animais de companhia?
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Não é invulgar contarmos as calorias dos nossos próprios alimentos, mas já alguma vez olhou para as calorias dos alimentos para cão? E as calorias dos alimentos para gato? Compreender o quê e quanto o seu animal de companhia come é importante para garantir que está a receber os nutrientes de que necessita para se manter saudável.
Quantas calorias necessita um cão ou um gato?
As necessidades calóricas dependem de muitos fatores diferentes, pelo que podem variar consideravelmente entre animais de companhia. As necessidades básicas de calorias em repouso, ou o mínimo de calorias de que o seu animal de companhia necessita para apoiar as suas funções corporais básicas, são calculadas por quilograma de peso corporal. Outros fatores, como os níveis de atividade, a idade, a gestação e se o animal de companhia tem ou não excesso de peso, são depois considerados para calcular as necessidades calóricas totais. Por exemplo, se o seu cão for extremamente ativo e o acompanhar nas corridas todos os dias, necessitará de mais calorias na sua alimentação para compensar a energia que gasta durante o exercício.
No entanto, é importante não fazer suposições sobre as calorias que o seu animal de companhia deve ingerir num dia. Para saber qual o intervalo de calorias adequado para o seu animal de companhia, consulte o seu veterinário. Este considerará o tamanho, o corpo e o estilo de vida do seu animal de companhia antes de recomendar o número de calorias que o seu cão ou gato deve consumir diariamente.
Contar as calorias do alimento do seu animal de companhia
Está preocupado com a quantidade de calorias nos alimentos para cão ou nos alimentos para gato, mas não sabe como calcular a quantidade que deve dar ao seu animal de companhia? Um bom ponto de partida é seguir o modo de utilização do alimento indicado pelo fabricante no produto, ajustando-o ao seu animal de companhia conforme necessário. Se o valor calórico não estiver incluído no produto, deve ser possível encontrar essa informação no website do fabricante ou contactando-o diretamente.
Quando consultar o modo de utilização do alimento ao fabricante, lembre-se sempre de alimentar o seu animal de acordo com o peso que ele deveria ter. Pergunte ao seu veterinário se o seu animal de companhia tem o peso ideal. Se não tiver, poderá ter de o alimentar com uma quantidade ligeiramente diferente ou mudar para um alimento diferente. O seu veterinário também pode ajudar se não tiver a certeza de como interpretar a informação sobre as calorias do alimento do seu animal de companhia, ou se não tiver a certeza da quantidade que deve dar ao seu animal para atender às suas necessidades nutricionais.
É importante trabalhar em conjunto com o seu veterinário quando alterar a alimentação do seu animal de companhia ou decidir sobre um novo plano alimentar para um animal de companhia que acabou de trazer para sua casa. Dependendo se alimenta o seu animal de companhia com alimentos húmidos ou secos, ou com uma mistura de ambos, o seu veterinário deve ser capaz de lhe dizer quanto de cada um deve ser consumido em cada refeição.
O que mais afeta a ingestão de calorias?
Se consultou o seu veterinário, este desenvolveu um plano alimentar baseado nas necessidades individuais do seu animal de companhia e recomendou-lhe ler rigorosamente os rótulos dos alimentos para animais de companhia. Além disso, existem ainda fatores externos que podem influenciar a quantidade de calorias que o seu cão ou gato ingere diariamente. Sejamos honestos: todos ofereçemos biscoitos aos nossos animais de companhia, e mesmo as biscoitos mais saudáveis acrescentam calorias à dieta do seu animal de companhia. Idealmente, a ingestão de calorias proveniente dos biscoitos não deve representar mais de 10% da ingestão calórica diária do seu animal de companhia.
Seja honesto com o seu veterinário quando estiverem a criar um plano alimentar. Informe-o sobre o número de biscoitos que costuma dar ao seu animal de companhia ao longo do dia. Além disso, indique o tipo de biscoitos que oferece ao seu cão ou gato. As embalagens de biscoitos indicam a quantidade diária no rótulo, mas os alimentos próprios para consumo humano requerem um pouco mais de pesquisa para descobrir quantas calorias está a partilhar com o seu animal de companhia. O seu veterinário pode recomendar a redução do número de biscoitos, mas também dos alimentos próprios para consumo humano, de modo a manter o seu cão ou gato com um peso saudável. Sempre que possível, retire alguns croquetes do alimento diário e utilize como biscoitos entre as refeições.
Todos sabemos que os alimentos com um elevado teor de gordura fazem-nos engordar e o mesmo se aplica aos animais de companhia. Isto porque a gordura contém 2,5 vezes mais calorias por grama do que os hidratos de carbono ou as proteínas. No entanto, é importante lembrar que todos estes grupos de alimentos, juntamente com as vitaminas e os minerais, são essenciais para uma dieta saudável, equilibrada e completa. As quantidades podem variar consoante o animal de companhia e o seu estilo de vida, mas alimentos para animais de companhia de elevada qualidade garantem que o equilíbrio é perfeito.
Quando há demasiadas calorias (ou muito poucas)?
À semelhança dos humanos, as calorias são o método para medir a quantidade de energia que o seu animal de companhia está a consumir através dos alimentos. Através de processos biológicos naturais, o seu cão e o seu gato decompõem os alimentos que ingerem e transformam-nos em energia. O seu animal de companhia queima então essa energia ao longo do dia, não só com brincadeiras e exercício, mas também para manter todos os processos que o mantêm vivo.
É importante compreender de que forma o consumo de calorias afeta a saúde geral do seu animal de companhia. Se o seu cão ou gato está a engordar, pode estar a ingerir demasiadas calorias ou a não fazer exercício suficiente. O mesmo acontece para os animais de companhia com baixo peso.
Se seguiu a dieta e os conselhos de exercício facultados pelo seu veterinário, mas o seu animal de companhia não tem o peso ideal, pode ser importante levá-lo ao veterinário para determinar se existe um problema de saúde subjacente. Várias condições podem afetar o metabolismo de um cão ou gato, fazendo com que queimem demasiadas ou poucas calorias. Nesta altura, o seu veterinário pode recomendar um alimento terapêutico para animais de companhia, formulado para as necessidades de saúde específicas do seu animal de companhia.
As opções alimentares que faz para os seus animais de companhia são o que os mantém saudáveis e felizes. Seguir as recomendações do seu veterinário em termos de quantidade e frequência ajudará a manter os seus animais de companhia ativos durante todos os dias das suas vidas.
Biografia da autora
Erin Ollila
Erin Ollila acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. Os seus textos podem ser encontrados na Internet e nas livrarias e incluem entrevistas, escrita-fantasma, publicações em blogues e jornalismo literário. A Erin é uma especialista em SEO e em tudo o que diz respeito a redes sociais. Graduou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita Criativa. Siga-a no Instagram @ErinOllila ou obtenha mais informações em http://erinollila.com.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS