A obesidade e excesso de peso nos animais é um grande problema da atualidade, tal como acontece nos humanos. Muitos tutores perguntam, "Como sei se o meu animal tem excesso de peso?", e "Como posso ajudar o meu animal a perder peso?". Na realidade, a resposta a ambas as perguntas pode ser mais fácil do que pensa. Algumas pessoas podem até questionar se isso é importante. Na realidade, é extremamente importante e a maioria dos veterinários veem isso como uma doença tal como outra qualquer. O excesso de peso reduz a esperança de vida do seu animal. Assim, se quiser aproveitar o máximo de anos ao seu lado, controlar o seu peso é uma excelente forma de começar.
Prevenção
Tal como tudo na vida, mais vale prevenir do que remediar. Quer tenha um animal desde pequeno ou adote um animal mais velho, é realmente importante pensar no seu peso a partir do primeiro dia. Quando o seu cachorro ou gatinho começar a crescer, controlar o seu peso pode informar se está tudo bem e as verificações de peso regulares para os cães e gatos adultos permite-lhe identificar precocemente se estão a aumentar de peso. Embora o excesso de peso ou a obesidade possa ser a causa de uma doença subjacente, como um problema na tiroide ou doença de Cushing, a grande maioria dos animais são obesos porque comem em excesso e fazem pouco exercício. Monitorizar o seu peso mensalmente, ao longo da sua vida, é uma boa forma de controlar.
O peso não é o único fator importante. Também importa a condição corporal (BSC, body condition score) do animal e o índice de gordura corporal (BFI, body fat index). Estas são as escalas que podem ser utilizadas para estimar o volume muscular e a quantidade de gordura corporal nos seus animais. Existem escalas para cães, a BCS e a BFI, e para gatos, a BCS ea BFI. O seu veterinário pode mostrar-lhe como pode avaliar o seu próprio animal. Habituar-se ao que é normal é muito importante. Atualmente, demasiadas pessoas acham que os animais magros têm falta de peso e os animais gordos são normais. Esta é uma mudança cultural que tem de revertida.
E se o meu animal tiver excesso de peso?
Com a boa-vontade, por vezes, os animais aumentam o seu peso e as alterações graduais podem ser difíceis de identificar. Pode encontrar-se numa situação em que alguém reparou no aumento de peso. A obesidade provoca problemas nas articulações, diabetes, problemas de pele e muitos outros problemas nos animais, por isso, tem de ser enfrentada e é algo que muitos tutores temem. A excelente notícia é que tem o controlo total no que o seu animal come e faz, por isso está no lugar do condutor! Aqui estão algumas dicas para ajudar a eliminar esses quilos extra.
- Ingestão de calorias. Tal como nos humanos, a principal causa de aumento de peso é a ingestão de mais calorias do que as que são eliminadas. Para um animal, os biscoitos mais pequenos ou quantidades de alimento em excesso podem ser o equivalente a um humano comer um hambúrguer extra todos os dias. Não reduza a quantidade de alimento do seu animal sem aconselhar-se junto de um médico veterinário. Isto pode causar um consumo insuficiente de proteína, vitaminas e minerais. É preferível mudar para uma alimentação que ajuda na perda de peso. Além do seu animal sentir-se mais saciado, proporciona um equilíbrio nutricional adequado, de forma a que a perda de peso seja saudável. Alguns alimentos para a redução de peso mudam o metabolismo de animais com excesso de peso, do armazenamento de gordura para a queima de gordura, ajudando a evitar o aumento de peso no futuro.
- Divida a quantidade. Dividir a quantidade diária por mais refeições ajuda-o a não sentir fome durante períodos longos e evita pedidos de alimento. Os cães podem beneficiar de quatro pequenas refeições por dia e os gatos podem comer até 8 vezes se conseguir seguir esse regime. Os gatos evoluíram para comer variadas refeições pequenas. Os comedouros com temporizadores são fantásticos para ajudar a fazer esta função, se estiver no trabalho.
- Mude o local do comedouro. Isto pode parecer absurdo, mas para os gatos preguiçosos, colocar vários comedouros pela casa com a quantidade diária dividida entre elas significa que têm de exercitar um pouco para comer. Os comedouros tipo puzzles também são ótimos para os cães e gatos comerem mais devagar.
- Calorias queimadas. Quanto mais exercício físico o seu animal praticar, melhor. Isto pode ser difícil se for um animal mais velho, mas fale com o seu veterinário sobre como pode ajudar na sua mobilidade, caso este seja um problema. A brincadeira e o exercício são excelentes para a perda de peso, mas a estimulação também é boa para o seu animal e torna a sua ligação e amizade ainda mais fortes.
Enquanto veterinária, vi a enorme diferença na qualidade de vida que a perda de peso pode fazer a um animal. Como ser-humano, também tive de perder peso e senti em primeira mão o quão bem me senti depois. Acima de tudo, não sinta culpa. Os benefícios que o seu animal terá com a perda de peso ou em permanecer magro superarão em larga medida a gratificação fugaz de um biscoito.
Biografia da autora

A Dra. Emma Milne formou-se em Medicina Veterinária em 1996. Trabalhou numa pequena clínica durante 12 anos, sendo que durante sete anos exerceu nutrição clínica. É bem conhecida pelo seu trabalho na área do bem-estar animal e escreveu dez livros sobre animais de companhia.