Tudo sobre pulgas em gatos

Publicado por Kara Murphy
minutos de leitura

Se notou que o seu gato tem estado a coçar-se mais do que o normal, pode ser sinal de que está a hospedar pequenos parasitas conhecidos como pulgas. Pode estar a perguntar-se como é que o seu gato ficou infestado e como se livra das pulgas. Continue a ler para descobrir a resposta a essas questões e ficar a saber mais sobre as pulgas em gatos.

Como é que o meu gato apanhou pulgas?

De acordo com a Mis animales, as pulgas podem saltar mais de 100 vezes o seu próprio comprimento. Algumas chegam a saltar 200 vezes o seu comprimento! Esta capacidade de salto ajuda estes parasitas não voadores a viajar facilmente do solo para um novo hospedeiro, ou de hospedeiro para hospedeiro.

Animais que podem aparecer no seu quintal — como raposas, ratos, esquilos, entre outros — transportam pulgas, cujo tipo irá variar entre as diferentes espécies. Podem deixar para trás pulgas ou outros parasitas no seu jardim, e algumas dessas pulgas podem potencialmente entrar em sua casa através de si ou de um animal de companhia que tenha estado ao ar livre. As pulgas podem facilmente saltar entre cães e gatos, independentemente da espécie.

O seu gato pode até simplesmente ter apanhado uma pulga ao estar tranquilamente sentado na sua janela favorita.

Gato às riscas com coleira vermelha coça a orelha.

Como identificar pulgas em gatos?

Um simples par de pulgas (fêmea e macho) pode transformar-se numa grande infestação num curto espaço de tempo, uma vez que uma fêmea pode largar até cinquenta ovos por dia de acordo com a Mis animales. O sinal mais óbvio de uma infestação de pulgas é um gato coçar obsessivamente o seu corpo ou mordiscar a sua pele. O Experto Animal afirma que também pode observar:

  • Zonas sem pelo ou pelo áspero
  • Dor na pele ou irritada
  • Erupções cutâneas ou picadas

Se suspeitar que o seu gato tem pulgas, passe um pente fino através do seu pelo, mantendo o seu gato em cima de um pedaço de papel branco ou de uma toalha branca. Se tiver pulgas, é possível que encontre pequenas manchas pretas (fezes de pulgas), que se tornam vermelhas quando humedecidas num papel. Consegue-se ver pulgas a olho nu, pelo que pode até ser capaz de detetar facilmente algumas pulgas com o fundo branco.

Quais os problemas de saúde que podem ser causados pelas pulgas?

As pulgas podem ser mais do que irritantes; podem ser a causa de problemas de saúde mais graves. Por exemplo, as pulgas podem transmitir ténias. Se o seu gato ainda for um gatinho ou se a carga de pulgas for elevada, a sucção de sangue das pulgas também pode potencialmente levar à anemia.

Tratar e prevenir as pulgas

Preparado para dizer adeus a estes pequenos hóspedes indesejados? A primeira coisa que tem a fazer é ligar ao seu veterinário para receber conselhos e opções de tratamento. O seu veterinário poderá também sugerir que o seu gato seja testado para saber se tem ténias ou outros problemas.

Não só deve cuidar do seu gato, como deve remover todas as pragas da sua casa ao aspirar e lavar cuidadosamente para evitar que volte a ficar infestada. O seu veterinário pode recomendar o que deve fazer em casa para se livrar de todas as pragas.

Pode impedir o regresso das pulgas utilizando um dos produtos repelentes para pulgas e carraças à venda, mesmo em gatos de interior. O Mis animales recomenda utilizar um produto prescrito pelo seu veterinário, advertindo que alguns produtos comprados em supermercados e lojas de animais podem, por vezes, conter ingredientes menos eficazes. Também advertem contra a utilização de tratamentos contra as pulgas para cães ou sprays domésticos para pulgas em gatos.

É possível que o seu veterinário recomende um tratamento contínuo durante um ano para o seu gato. Dependendo do país onde vive, as pulgas podem ser um grave problema todo o ano (por exemplo, na zona do mediterrâneo e países africanos), um problema que só ocorre no verão (climas mais amenos) ou nem serem um problema (zonas nórdicas do Norte). É importante ter em conta que com o aquecimento global as pulgas vivem cada vez mais felizes. Pensa que tem o gato mais limpo do mundo, mas as pulgas podem afetar qualquer animal de companhia. Dessa forma, preste atenção para se certificar que o seu gato está feliz, saudável e sem comichão.

Biografia da autora

Kara Murphy

Kara Murphy

Kara Murphyé uma escritora freelance e tutora que vive em Erie, Pennsylvania. Tem uma goldendoodle chamada Maddie.

Artigos relacionados

Produtos relacionados