Formas inteligentes de manter o seu gato ativo: caça ao alimento
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Esconder biscoitos pela sua casa para uma caça ao tesouro é uma excelente forma de manter o seu gato ativo. Ele irá adorar a brincadeira e para si será divertido vê-lo caçar. É uma atividade que ajuda o seu gato a exercitar-se e a manter a sua saúde física e mental.
Leia os seguintes conselhos sobre como planear uma divertida caça ao tesouro para o seu gato:
1. Missão
Escolha o tipo de atividade que quer fazer. Pode colocar alimento em três ou quatro taças e colocá-las em vários lugares da casa. Outra opção é planear uma caça ao tesouro com diversos biscoitos ou porções de alimento, e esconder cada um pela sua casa.
2. Comece por algo simples
A ideia de "caçar" um alimento pode não ser logo entendida pelo seu gato. Comece com algo simples, coloque diversos croquetes em áreas visivéis para que o seu gato comece a associar o cheiro à ração que já conhece. Assim será mais fácil.
3. Desafio aceite
Quando o seu gato entender a ideia, torne o jogo um pouco mais difícil. Sob o seu olhar, coloque um biscoito ou uma tigela pequena com alimento num esconderijo. O seu gato pode até nem ter visto, mas irá desconfiar que está a planear alguma coisa.
4. Plano em marcha
Assim que o seu gato perceber a ideia do jogo, esconda os croquetes ou os biscoitos sem que ele veja e deixe-o entrar apenas depois de escondidos. A verdadeira caça irá começar!
5. Esconder com sabedoria
Tente ser inteligente, mas cauteloso, ao esconder cada biscoito. Alguns excelentes esconderijos: ao lado (ou mesmo dentro) de um brinquedo, numa prateleira alta, numa caixa vazia ou no seu arranhador. Lembre-se de que não deve esconder o alimento num local onde o seu gato não tenha acesso. Por exemplo, não é aconselhável colocar no balcão da cozinha ou numa estante com muitos objetos que se possam partir. Nunca utilize um saco de plástico como forma de esconderijo, pois pode ser um risco para a segurança do seu animal de companhia.
6. Hora e Espaço
Planeie esta atividade à hora de uma refeição do seu gato ou para uma hora do dia em que sabe que ele costuma ter fome. Também deve garantir que está por perto durante a caçada. Não só por ser divertido vê-lo cheirar o jantar mas também porque não quer que fique frustrado, distraído ou apanhe outra coisa acidentalmente.
É também boa ideia registar onde escondeu os alimentos ou os biscoitos. Se o seu gato estiver satisfeito ou aborrecido, pode deixar porções de alimento por comer. Ao lembrar-se onde colocou cada croquete ou biscoito, evita que fiquem perdidos pela casa e que o seu gato ingira alimentos que possam ter passado a validade.
7. O que caçar?
Que tipo de alimento deve usar? Nem todos os alimentos servem para esta atividade. Pode usar a ração habitual do seu gato, como Hill's Science Plan para gato, mas se está a fazer uma dieta específica, deve mantê-la. Se prefere utilizar biscoitos, não exagere na quantidade para garantir que o seu gato não aumenta de peso.
Não subestime o seu gato
Está preocupado com a possibilidade do seu gato não ser capaz de encontrar os biscoitos ou os croquetes que escondeu? Não esteja. O nariz de um gato contém cerca de 200 milhões de células nervosas, de acordo com o PAWS Chicago, o que significa que o olfato de um gato é sensivelmente catorze vezes mais apurado que o seu.
Se, no entanto, parecer que o seu gato está com dificuldades em encontrar os biscoitos ou os croquetes, pode experimentar esconder alimentos que tenham um cheiro mais aromático, como os alimentos em saquetas ou em lata da Hill's, que contêm um sabor e um aroma que não irá deixar o seu gato indiferente.
Uma caça ao tesouro é uma forma de criar um vínculo maior com o seu gato. Mas também é muito mais; é uma atividade para gatos que garante que o seu animal de companhia permanece ativo, inteligente e curioso sobre o ambiente.
Contributor Bio
Kara Murphy
Kara Murphy é uma escritora independente que reside em Erie, na Pa e é tutora de um adorável gato chamado Olive.